O que podem ser as feridas no céu da boca? Saiba como tratar!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Algumas feridas no céu da boca podem ser confundidas até com câncer bucal! Saiba mais aqui

Por vezes, ao mastigar um alimento, mordemos a língua ou as bochechas, causando machucados. Mas e as feridas no céu da boca? Como elas se formam e o que elas podem ser?

É comum que, ao machucar a boca, a pessoa sinta um incômodo ou dor ao realizar atividades como falar e comer. E quando falamos de feridas no céu da boca, não é diferente.

Feridas no céu da boca podem ser manchas de coloração vermelha ou branca, bolhas, úlceras ou então inflamações bucais, tudo depende de qual é a causa desses machucados.

Contudo, a indicação dos especialistas é que o paciente não deixe de tomar cuidado com a higiene da boca. Afinal, os casos podem se tornar ainda piores com o desenvolvimento de bactérias.

Independentemente de ser o caso de uma lesão no palato, também conhecido como céu da boca, ou em outra área da boca, é comum que a alimentação do paciente acabe mudando.

Normalmente, isso acontece porque a mastigação se torna mais difícil, e o local fica mais sensível a certos tipos de alimentos.

Mudar a alimentação é algo que pode apenas piorar o caso, afinal o sistema imunológico acabará sendo prejudicado também, fazendo com que o paciente fique mais propenso a desenvolver outras doenças.

Como citamos anteriormente, esses machucados podem ser sinais de algumas doenças e disfunções diferentes.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre quais são os possíveis de problemas, como tratar e como evitá-las, confira neste artigo. Vamos lá?

O Que Podem Ser as Feridas no Céu da Boca?

Quando falamos sobre a boca como um todo, diversos são os problemas que podem afetar o sorriso e a saúde bucal de uma pessoa.

Contudo, quando focamos apenas no céu da boca, as opções se tornam um pouco menores.

Ao todo, existem quatro possibilidades de problemas e doenças que podem ter sinal no céu da boca, e as suas causas são as mais diversas.

No entanto, é necessário tomar cuidado com cada uma delas e tratá-las corretamente.

Sendo assim, confira quais são e saiba um pouco mais também sobre as suas características:

  1. Aftas: pequenas feridas arredondadas que podem ter coloração branca ou amarelada e possui bordas vermelhas. Um problema comum que pode afetar bochecha, lábio, gengiva ou língua, e causa muita dor;
  2. Câncer de boca: tipo de câncer que agride os tecidos da boca, caracterizado por úlceras grandes que, durante fases iniciais, não causam dor ao paciente;
  3. Candidíase oral: popularmente conhecido como sapinho, é uma infecção causada pelo acúmulo do fungo Candida ou Candida albicans, caracterizado por manchas brancas;
  4. Herpes: um conjunto de bolhas e feridas que causam muita dor ao paciente e um grande desconforto também.

Nesse último caso, é válido pontuar que muitas pessoas são portadoras do vírus da herpes labial. Mas em grande maioria dos casos, a doença não se manifesta.

Um outro ponto importante de ressaltar é que, tanto as aftas quanto a candidíase, podem apresentar manchas vermelhas no céu da boca.

Sendo assim, este é mais um fator que deve receber atenção do paciente e ser informado ao dentista em uma consulta.

Além dos fatores já citados, algumas bolhas também podem ser consequência de uma queimadura no céu da boca. Normalmente, elas são causadas pela ingestão de alimentos muito quentes.

O Que Devo Fazer Caso eu Apresente Algum Destes Sintomas?

É válido ressaltar que somente um dentista especializado pode realizar o diagnóstico e, então, analisar qual é o problema que o paciente apresenta.

Sendo assim, o primeiro passo é não entrar em desespero caso esteja com algum dos sintomas dos problemas que acabamos de mencionar sejam notados.

E se esse for o seu caso, a recomendação é agendar uma consulta com um dentista o mais rápido possível para que ele possa descobrir se há algum problema e qual é a disfunção.

Essa atitude é necessária para que o profissional veja qual o tratamento correto conforme o quadro.

Se for necessário realizar algum procedimento em consultório, ele será feito na hora.

Em caso de um tratamento caseiro, por meio remédios, as indicações serão feitas pelo profissional para que o paciente possa então realizá-las em sua própria casa

Quais São as Causas Desses Problemas?

Um ponto importante de mencionarmos é justamente a causa de cada um destes problemas.

Quando falamos sobre as aftas, é necessário pontuar que ainda não foi elencado um motivo claro e específico que seja a razão do seu desenvolvimento.

Contudo, elas podem surgir devido à traumas ou lesões na boca, além, é claro, de sensibilidade a alguns alimentos, falta de vitamina B12, alterações hormonais e estresse.

Já ao falarmos sobre o câncer na boca, normalmente ele é causado pelo tabagismo e também pelo ato de mascar tabaco. Também podemos elencar má higiene bucal e falta de vitamina C na dieta.

Candidíase oral é causada pelo fungo Candida ou então pelo Candida Albicans, mas ele apenas se desenvolve no corpo quando o sistema imunológico está baixo.

Podemos citar também o uso de medicamentos e tratamentos para câncer como fatores que aumentam a possibilidade do risco dessa infecção.

E por alterar o equilíbrio das bactérias na boca, antibióticos também são pontos que aumentam a chance de que o paciente desenvolva a doença.

A herpes, no entanto, é causada pelo vírus HSV-1, sendo altamente contagiosa.

É válido ressaltar que não existe cura para essa doença, e ela pode voltar caso o paciente tenha acessos de febre, esteja estressado, ou quando mulheres estão menstruadas devido à alteração hormonal.

E Como eu Posso Tratá-las?

Antes de falarmos sobre o tratamento, é necessário mencionar que a forma de cuidar das lesões bucais aqui citadas são diferentes entre si.

De tal forma, iremos explicar um pouco melhor sobre como deve ser feito o tratamento de cada um desses machucados no céu da boca.

Aftas

Normalmente não é preciso tomar nenhum tipo de atitude porque esse problema desaparece sozinho em uma ou duas semanas na maioria dos casos.

Contudo, se o paciente sentir dor, existem alguns analgésicos e enxaguantes bucais que ele pode comprar sem necessidade de prescrição médica e causam alívio temporário.

Câncer de Boca

Por se tratar de um tipo câncer, é necessário que ocorra o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que irá traçar o plano de tratamento de cada paciente.

Como possibilidade de tratamento, podemos elencar:

  • Radioterapia;
  • Quimioterapia;
  • Cirurgia para remoção do tumor.

É válido pontuar que essas ações podem ser tomadas separadas ou então em conjunto, tudo depende do caso que o paciente apresenta.

Candidíase Oral

Uma vez que o sapinho é causado por fungos, o tratamento para esse tipo de doença é feito com antifúngicos.

Todavia, pessoas portadoras de HIV (o vírus da AIDS), diabetes, que estão realizando terapia contra câncer, que fizeram transplantes de órgãos ou que usam dentaduras precisam ficar atentas ao retorno dessa doença.

Herpes

Normalmente as bolhas causadas por esse tipo de patologia desaparecem em um período de uma semana. No entanto, podem ser comprados analgésicos que aliviam contra a dor.

É válido ressaltar que o dentista também pode indicar medicamentos com ação antiviral para realizar o tratamento.

Bolhas Causadas por Queimaduras

O tratamento para esse problema é algo bem simples que começa com uma ida ao dentista para que ele analise o grau da queimadura.

Se for necessário, ele poderá então fazer uma laserterapia infravermelha de baixa potência, ou então recomendar o uso de corticoides ou anestésicos no local.

Todavia, o tratamento depende diretamente da gravidade que o caso apresenta.

Existe Alguma Maneira de Evitar Feridas no Céu da Boca?

Quando falamos sobre prevenção, o mais importante é manter hábitos e realizar uma alimentação balanceada.

Além disso, também é aconselhado que o paciente realize exames e consultas com periodicidade para que os problemas possam ser encontrados previamente.

Para fechar, também é aconselhado informar o dentista sobre eventuais sintomas e desconfortos.

E apesar de as feridas no céu da boca serem sinal de alguns problemas graves, como o câncer, é necessário que o paciente não se afobe e procure por um profissional para que ele analise o caso!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.