Falta de vitamina B12 pode prejudicar a sua saúde bucal

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Descubra quais alimentos são ricos desse nutriente e os benefícios para seu organismo

A vitamina B12 é uma substância hidrossolúvel, ajuda a manter o metabolismo de nosso sistema nervoso funcionando corretamente e as células vermelhas do sangue saudáveis.

Este nutriente ainda evita a anemia perniciosa, também chamada de anemia megaloblástica. Mas você sabe a relação da vitamina B12 com a nossa saúde bucal?

A deficiência de vitamina B12 pode propiciar o aparecimento de aftas em nossa cavidade bucal, uma das lesões mais recorrentes e incômodas que podem aparecer em nossa boca.

Mas o que são aftas?

Afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. Pode ser identificada por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor.

Ela é motivo de muita dor e desconforto, e, mais raramente, de febres e mal-estar. Normalmente, não desencadeia outros problemas mais graves, mas ainda assim precisamos encontrar as melhores formas de como curar afta.

Como essa anomalia está associada a deficiência de vitamina B12 em nosso organismo, o primeiro passo a ser tomado é a inclusão desse nutriente em sua dieta.

E para isso é necessário que você consuma alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos.

Também existem alguns tratamentos que podem ser feitos, como aplicação de pomadas analgésicas, bochecho com enxaguante bucal e utilização de medicamentos antibióticos.

Mas esses servem apenas para diminuir os sintomas da doença, controlando a úlcera e prevenindo a dor, mas não conseguem evitar novos surtos ou preveni-los.

Porém, não precisa se preocupar, o normal é que a afta suma por conta própria em cerca de 7 a 10 dias.

Benefícios da Vitamina B12

Já explicamos a importância da relação vitamina B12 e saúde bucal. Agora iremos apresentar outros benefícios comprovados desse nutriente:

  • Importante para a formulação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue. Uma vez que o nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma;
  • Essencial para o nosso sistema nervoso central. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos sofre um desgaste, chamado de desmielinização;
  • A ingestão da B12 reduz as chances de quebra do cromossomo, evitando possíveis danos em nosso DNA. Essas lesões são fatores desencadeadores de diversos tipos de câncer e por isso devem ser prevenidas.
  • Prevenção da anemia megaloblástica, uma doença caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias.

Principais fontes de vitamina B12

Esse nutriente está presente nos mais diversos alimentos, principalmente os de origem animal, como peixes que habitam águas frias e profundas. Então vamos listar os comestíveis que mais possuem essa vitamia:

  1. Fígado cozido: a cada 100 gramas é possível encontrar 70 mcg de vitamina B12;
  2. Atum cozido: a cada 100 gramas é possível encontrar 10 mcg de vitamina B12;
  3. Truta cozida: a cada 100 gramas é possível encontrar 7.49 mcg de vitamina B12;
  4. Leite: um copo (244g) contém 0.88 mcg de vitamina B12;
  5. Ovo: uma unidade contém 0.44 mcg de vitamina B12.

Além disso você pode encontrar uma alta concentração de vitamina B12 em diversos suplementações. Mas estes só são recomendados quando o paciente apresenta uma deficiência extrema da substância.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

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