Férias escolares: por que levar o seu filho ao dentista nessa época?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Incentivar o filho a manter hábitos de higiene bucal é algo um tanto quanto difícil, principalmente durante as férias escolares.

Afinal, durante as férias escolares é até que comum que algumas crianças fiquem sem escovar os dentes, seja antes de dormir ou então durante o dia inteiro. Mas é importante que você, pai ou mãe, ajude a mudar esse hábito.

As férias escolares são um período de descanso, tanto para os estudantes quanto para os professores.

É válido lembrar que o tempo sem aulas varia conforme o código de leis de cada país.

Mas, no Brasil, normalmente elas acontecem duas ou três vezes ao ano, dependendo da instituição de ensino e do cronograma de aulas, sendo eles:

  1. Entre dezembro e janeiro;
  2. Durante o mês de julho inteiro;
  3. Em alguns casos, começando em junho e chegando até a primeira semana de agosto.

Mesmo que esse período varie conforme o local onde o seu filho estuda, é necessário que a criança continue a tomar cuidados com a saúde bucal.

Mas para isso, o papel dos pais é de grande importância uma vez que, em grande parte do tempo serão eles que estarão juntos da criança.

Além disso, caso os pais precisem de algumas dicas sobre como ajudar os filhos nesses momentos, o odontopediatra também pode ser consultado para orientá-los sobre isso.

Sendo assim, podemos dizer que é necessário visitar o dentista mesmo durante as férias, principalmente tendo em vista o relaxamento que as crianças possuem sobre os hábitos de cuidado com a higiene da boca.

E o profissional mais recomendado para realizar essas consultas é o odontopediatra, profissional especializado para cuidar e atender crianças até os 12 anos de idade.

Agora, se você quer saber mais sobre a importância de levar seu filho ao dentista durante as férias, confira neste artigo!

Por que é tão importante aproveitar das férias escolares para alertar o cuidado com a saúde bucal?

A esse ponto, uma dúvida que pode surgir é: qual é então a relação entre as férias escolares e saúde bucal?

E para responder a essa questão na verdade é bem simples.

Durante as férias da escola, normalmente as crianças passam horas brincando de maneiras diferentes, existem alguns que ficam correndo, outros andando de bicicleta ou andando, e por aí vai.

Contudo, o principal cuidado que os pais devem ter se dá quanto à frequência a qual os filhos realizam hábitos de higiene bucal.

E esses hábitos são a escovação, o uso de fio dental e também de enxaguantes bucais.

Essa preocupação se dá principalmente pelo ponto que citamos anteriormente de que normalmente as crianças passam horas sem escovar os dentes, principalmente.

Mas para evitar que eles deixem de lado esse ponto tão importante, é possível seguir alguns passos que listaremos logo abaixo, confira:

  1. Não abusar de doces, alimentos muito gordurosos e refrigerantes para evitar a formação de cárie dental;
  2. Uma pasta de dentes infantil, refrescante e divertida, com “gosto de férias” como alguns especialistas mencionam, ajuda na escovação.

Mas e os possíveis traumas dentários?

Além disso, é válido lembrar também que durante algumas brincadeiras a criança pode apresentar traumas dentários, seja nos dentes de leite ou então na dentição definitiva.

Agora, para evitar que essas eventuais quebras aconteçam aos dentes de seu filho, algumas medidas podem ser tomadas como por exemplo:

E quando falamos em primeiros socorros, mencionamos exclusivamente levar a criança ao odontopediatra o mais rápido possível em caso de eventuais quebras.

Mas isso não se dá apenas para casos de quebras, e sim para quaisquer emergências que possam acometer a saúde bucal da criança.

Afinal, em caso de eventuais problemas bucais, é necessário que um profissional de confiança seja consultado para que ele faça um diagnóstico do quadro e então entre com o tratamento devido de acordo com do caso.

E quanto mais cedo forem iniciados os cuidados, melhores e mais rápidos podem ser os resultados esperados.

E é bom levar meu filho ao dentista nessa época?

Além de incentivar seu filho a manter os hábitos de saúde bucal, e cuidar também de quebras, é necessário prestar atenção à outro ponto.

E esse ponto nada mais é do que levar as crianças ao dentista, mesmo durante as férias.

Sendo assim, nossa recomendação é que sejam mantidas as frequências de consultas.

Afinal as férias devem ser apenas da escola, e não dos cuidados com a saúde!

De tal maneira, é necessário que os pais levem seus filhos para pelo menos uma consulta de rotina durante o período o qual as crianças estão sem aula.

E a importância é justamente a mesma que esse hábito possui: analisar a condição da boca do paciente.

Além disso, uma outra indicação de alguns especialistas é justamente que essa consulta seja marcada no começo das férias para que dores não atrapalhem os planos em casos de viagens planejadas.

Sem contar também, é claro, da possibilidade de marcar uma outra visita ao dentista perto do fim do tempo sem aulas, para analisar se está tudo certo antes da volta as aulas de seu filho.

Agora, quando as aulas voltam, o essencial é que seja colocado um kit de higiene bucal na mochila de seu filho, além de incentivá-lo a cuidar de seus dentes.

Mas essa necessidade se dá para que cada vez mais a criança entenda, desde pequena, a necessidade de cuidar dos dentes.

Afinal, quanto antes a pessoa entende os benefícios desses hábitos, melhores se tornam os cuidados bucais, evitando diversos problemas que podem surgir.

Por fim, nossa recomendação é que você aproveite as próximas férias escolares de dezembro do seu filho, que estão logo aí, e agende uma consulta para ele durante esse período para fazer um check up de sua condição bucal!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.