Trauma no dente de leite pode afetar os permanentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça os tipos de lesão dentária e saiba o que fazer em caso de trauma no dente de leite

É muito comum que crianças sejam vítimas de acidentes que envolvam a região da boca. Principalmente quando se trata de bebês durante o período em que estão aprendendo a andar ou crianças em constantes atividades físicas. No entanto, estes pequenos acidentes podem causar trauma no dente de leite, dentição presente nessa idade.

Crianças com problemas de oclusão podem estar mais sujeitas ao trauma no dente de leite, bem como crianças até dois anos, devido à baixa coordenação motora característica dessa faixa etária. É preciso que os pais estejam atentos a esses pequenos acidentes, já que, mesmo se não houver nenhum sintoma visível e ausência de dor, lesões no dente de leite podem acarretar na má formação dos permanentes.

trauma no dente de leite é uma lesão traumática que pode envolver os dentes, os ossos de sustentação, tecidos gengivais e moles. Tais lesões podem ser desde faturas simples à fraturas complexas. Assim, nos causas mais graves, pode haver até mesmo perda de um dente inteiro com sua raiz.

Portanto, a primeira orientação dada aos pais após uma criança sofrer traumatismo nos dentes de leite é consultar um odontopediatra. Afinal, somente um especialista poderá avaliar a situação e identificar o tipo de lesão por meio de exames clínicos e radiográficos.

Tipos de Lesões Dentárias

Conscientes dos perigos que envolvem um trauma nos dentes de leite e a necessidade de consulta odontológica, conheça a seguir os tipos de lesões dentárias que podem acometer os dentes:

O Que Fazer se Meu Filho Sofrer Trauma no Dente de Leite?

Casos mais graves e de sintomas mais visíveis podem gerar uma comoção maior, porém a primeira orientação é que os pais mantenham a calma.

O segundo passo deve ser consultar o mais breve possível um odontopediatra de confiança para análise clínica. Até mesmo um traumatismo dentário simples não deve ser negligenciado.

Algumas medidas podem ser tomadas previamente pelos pais até o momento da análise clínica.

  1. Em caso de corte ou sangramento, deve-se pressionar o local com gaze ou pano limpo para estancar;
  2. Em caso de fratura de parte do dentes o fragmento do dente quebrado deve ser guardado em soro fisiológico para ser levado ao dentista, caso haja possibilidade de reestruturação;
  3. Já em acaso de avulsão – saída do dente – o dente não deve ser colocado de volta no local de origem. Mas, deve ser guardado para possibilidade de realização de prótese com utilizando-o.

O tratamento utilizado pelo dentista no consultório odontológico dependerá do tipo de trauma sofrido.

Fatores como força do impacto, maturidade dentária – se em dentes decíduos, permanentes ou dentição mista – e o tempo corrido até a realização da consulta podem ser levados em consideração.

Lembre-se, para evitar um possível trauma no dente de leite e futuras complicações quanto à saúde bucal dos pequenos, medidas de prevenção quanto a segurança da criança devem ser adotadas. Além disso, manter consultas regulares ao odontopediatra proporcionará aos pequenos dentes sempre saudáveis.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.