Fratura coronária prejudica estética e funcionalidade dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouquinho mais sobre as causas e tratamentos desse tipo de trauma

Pesquisas apontam que as crianças são as que mais sofrem com os traumatismos dentários. Dentre as lesões mais recorrentes, é possível citar a fratura coronária.

A fratura coronária pode ser consequência de diversas situações, como um acidente, prática esportiva ou até mesmo da violência.

Fratura coronária é uma lesão que pode afetar o esmalte, dentina e/ou a polpa dentária. Ela pode se desenvolver com maior ou menor intensidade, dependendo do trauma que a desencadeou.

Causas e consequências de uma Fratura Coronária

Para que sua saúde bucal esteja em dia, é necessário que o sorriso esteja completo. Assim, um dente fraturado, além de causar dor, gera desconforto e constrangimento.

Apesar do dente ser uma estrutura conhecida por sua resistência e firmeza, é impossível que haja uma quebra ou rachadura, sendo essas situações extremamente recorrentes em consultórios odontológicos.

As consequências da fratura dental vão muito além da estética. Um dente quebrado está mais propício a gerar infecções que podem culminar em casos de dor de cabeça intensa ou febre.

Se não for tratado, a presença de um dente quebrado na arcada pode ocasionar alterações na mastigação e problemas na mandíbula, como a mordida cruzada.

O problema pode ser causado por inúmeros fatores, como:

  • Acidentes;
  • Quedas;
  • Cárie profunda;
  • Outras anomalias relacionadas à saúde bucal.

Além disso, hábitos como ranger os dentes, problema conhecido como bruxismo, também pode propiciar um trauma dental.

Como proceder diante de uma fratura coronária?

A primeira medida a ser tomada quando ocorre a quebra do dente deve ser visitar um cirurgião-dentista o mais rápido possível.

Colocar um pedaço de gelo sobre a região onde o dente quebrado está pode ajudar a conter ou diminuir o inchaço.

Se houver sangramento, ele pode ser estancado com um pedaço de gaze molhada em água fria e pressionado.

Não é indicado que se passe a escova de dentes no local onde o sangramento acontece ou fazer bochecho com enxaguante bucal, uma vez que eles podem piorar a situação.

O fragmento de dente ou o dente quebrado inteiro pode ser guardado em leite, água morna ou soro fisiológico e levado para a análise do profissional. Assim, é possível uma melhor avaliação das possibilidades de tratamento.

Tratamento para fratura coronária

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o tratamento de fratura coronária deve ocorrer com urgência, num período médio de até 3 horas após o acontecimento do acidente.

Caso exista algum fragmento dentário solto, o ideal é que ele seja armazenado em soro fisiológico até a chegada no hospital ou dentista.

Assim, é possível efetuar a colagem. Trata-se de uma técnica de baixíssimo custo que apresenta resultados estéticos extremamente satisfatórios.

Além disso, de acordo com o diagnóstico do profissional, outros possíveis tratamentos englobam:

  • Reconstrução com resina: é possível recolocar o dente que caiu através de uma pequena reconstrução utilizando resina;
  • Remoção de bordas: esse procedimento é feito quando apenas um pequeno fragmento do dente foi perdido. Ele consiste no desgaste das bordas do dente;
  • Tratamento de canal: é necessário quando a fratura atinge a coroa do dente. Ele é seguido pela colocação de uma prótese ou pela reconstrução coronária;
  • Prótese: para casos quando a coroa é completamente ou majoritariamente afetada pelo trauma.

Agora você já conhece um pouquinho mais sobre a fratura coronária, suas possíveis causas e tratamentos.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!