Traumatismo dentoalveolar pode ter diferentes tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

As causas do trauma são variadas e ele pode ocorrer a qualquer momento

É difícil afirmar com certeza quais os tipos de emergências odontológicas são os mais comuns. Porém, há indícios de que além da cárie, o traumatismo dentoalveolar é um dos que mais levam pacientes aos consultórios.

Para começar a entender o que é o traumatismo dentoalveolar, devemos saber que ele envolve três estruturas básicas de nossa boca: dentes, a porção alveolar e os tecidos moles adjacentes.

Traumatismo dentoalveolar ocorre quando a estrutura dental envolvendo dentes, porção alveolar e tecidos moles, sofre algum impacto ou trauma que a prejudique.

Causas para Traumatismo Dentoalveolar

A verdade é que qualquer acidente que impacte os nossos dentes pode ser considerado um fator causador de trauma dentoalveolar.

Assim, acidentes automobilísticos, prática de esportes radicais e até mesmo violência urbana podem desencadear o problema.

Na grande maioria dos casos, os acidentes envolvem, principalmente, crianças e adolescentes. Desse modo, é considerado, atualmente, um problema de saúde pública.

Isso se justifica, uma vez que observamos que 50% das pessoas com até 15 anos de idade, alguma vez em suas vidas, já sofreram algum tipo de traumatismo dental, independentemente do dente atingido.

Dada a grande incidência desses casos, o ideal é que todos os profissionais e serviços de emergência tenham prévio conhecimento sobre como tratar o problema.

Dessa forma, eles podem proporcionar um atendimento eficaz aos pacientes.

Sobre o Traumatismo Dentoalveolar

O trauma buco dentoalvelor não resulta apenas na lesão dos tecidos moles e da estrutura dentária, como também pode afetar estruturas ósseas adjacentes.

Eles são extremamente perigosos, pois além de atingir a face, podem afetar o pescoço e até mesmo trazer alguma sequela cerebral.

Portanto, sempre que um indivíduo sofrer uma contusão dessa magnitude, o ideal é que ele permaneça imobilizado até a chegada do socorro médico. Isso evita complicações mais severas.

Diagnóstico e tratamento do Traumatismo Dentoalveolar

Como uma grande quantidade de estruturas pode ser atingida durante a pancada, o diagnóstico e o tratamento podem variar bastante.

O tipo de dano também irá orientar os profissionais na hora de selecionar o melhor tratamento para cada caso específico.

Assim, é necessária a realização de um exame clínico, considerada a parte mais importante do diagnóstico. É essencial analisar todas as estruturas bucais, e não apenas as que estão claramente danificadas.

Caso existam lacerações, abrasões ou contusões nos tecidos moles extra orais, o ideal é que o paciente seja encaminhado para um cirurgião buco maxilofacial ou um médico.

Quando o problema ocorre nos tecidos moles internos, o dentista deve avaliar se existem fragmentos ou corpos estranhos atrelados a essa superfície.

Fraturas dentoalveolares ou maxilo faciais podem ser facilmente identificadas através da palpação e observação. Porém, quando ocorre fratura coronária, é mais interessante analisar a situação com a ajuda de instrumentos.

Entre os tratamentos mais recorrentes para traumatismo dentoalveolar e dos tecidos moles estão:

  • Ajuste oclusal em caso de concussão ou mobilidade dentária;
  • Reposicionamento mecânico ou ortodôntico em caso de intrusão;
  • Reposicionamento mecânico em caso de extrusão ou luxação.

Em casos de avulsão a situação é mais complicada. O prognóstico vai depender bastante do tempo em que o alvéolo ficou fora da boca e como ele foi transportado até a unidade de emergência.

Essa é considerada o cenário mais complexo quando falamos de traumatismo dentoalveolar. Entretanto, quando o reimplante é realizado rapidamente, o paciente não enfrenta nenhum tipo de sequela.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.