DENTISTAS

Influenciador digital odontológico: quais benefícios isso traz? Saiba aqui

Influenciador digital odontológico: quais benefícios isso traz? Saiba aqui
Influenciador digital odontológico: quais benefícios isso traz? Saiba aqui

Devido ao crescimento da tecnologia e o seu alto uso em diversas áreas diferentes, uma carreira que surgiu recentemente e tem ganhado expressividade é a de influenciador digital.

Fizemos este artigo destinado a você, dentista que deseja se tornar um influenciador digital ou então que está com dúvidas sobre eventuais vantagens que você pode receber ao entrar para esse mundo.

Antes de mais nada, devemos explicar que influenciador digital é alguém capaz de influenciar, como o nome sugere, outras pessoas a tomarem alguma decisão referente ao seu estilo de vida ou então a consumir algum produto.

Essa ação se dá por meio de conteúdos criados para os mais diversos canais online, principalmente as redes sociais.

Dessa forma, eles podem ser vídeos para o YouTube ou então publicações nos perfis pessoais do Twitter, Facebook ou Instagram.

Sendo assim, um bom dentista influencer é um profissional qualificado para intervir no comportamento de um grupo de pacientes, ou até dentistas, por meio das redes sociais.

Fazendo isso, é possível não apenas melhorar a saúde bucal e qualidade de vida dos pacientes, como também promover uma melhoria no atendimento ao cliente que outros profissionais desse ramo oferecerão.

Confira agora as nossas dicas para que você possa aplicar e se destacar como um digital influencer.

Mas lembre-se: é necessário tempo e paciência para que isso dê certo. Afinal, não é do dia para a noite que o seu conteúdo e perfil se tornarão relevantes nas buscas.

E se você deseja alcançar resultados, a nossa primeira dica é não desistir caso não esteja recebendo resultado em um primeiro momento.

Como o dentista pode se tornar um influenciador digital?

Antes de se tornar um influenciador digital odontológico, é necessário que o profissional tenha duas perguntas em mente:

  1. Qual o meu interesse em me tornar um influenciador digital?
  2. Quem é o público alvo que eu quero atingir?

Após respondidos esses questionamentos, é possível então que o profissional trace os objetivos e planos, pontos que possuem interferência direta no resultado obtido.

Contudo, é necessário que o dentista tenha as seguintes características para que isso dê certo:

  1. Carisma: por meio desse atributo você será capaz de atrair mais pessoas nas redes sociais, gerando mais confiança por parte de quem está recebendo o seu conteúdo;
  2. Comunicação: é impossível ser um influenciador não sendo um bom comunicador. Para isso, é necessário passar a mensagem de forma clara e objetiva para que o público possa entender;
  3. Perfil de líder: após juntar carisma com boa comunicação, entra um último fator essencial que é possuir autoridade no assunto, algo que ajuda a ganhar reconhecimento.

Tendo essas qualidades, o que mais eu devo fazer?

Se você possui essas qualidades, confira então as nossas dicas para se tornar efetivamente um dentista influenciador digital:

  • Antes de criar um perfil nas redes sociais, realize uma busca: um ponto necessário para se destacar é não ter um usuário igual ou parecido à algum outro do mesmo ramo, e, por isso, a busca é essencial;
  • Seja criativo e não copie o conteúdo de outras pessoas: para ser reconhecido é necessário ser diferente dos outros produtores de conteúdo, e copiar não é uma boa alternativa;
  • Crie conteúdos próprios: esse ponto tem forte ligação com o anterior, mas é válido ressaltá-lo porque se o seu conteúdo for exclusivo e inédito, ele tem mais chances de ganhar visibilidade;
  • Dê os devidos créditos se usar um post de outra pessoa: fazer isso mostra que o conteúdo do outro perfil é de qualidade, e você não estará se aproveitando de um conteúdo que não é seu;
  • Relacionamento é essencial: esse ponto serve tanto para empresas como para o público, afinal criar uma boa relação ajuda no seu marketing pessoal, fazendo com que você seja mais falado entre as pessoas e organizações;
  • Respeite o Código de Ética Odontológico: as dicas e conteúdos postados em seu perfil devem sempre seguir os pontos colocados no Código de Ética da profissão;
  • Tenha uma identidade visual própria: aqui nos referimos ao logotipo do seu perfil, fator diferencial que faz com que o público se lembre de quem é você nas redes sociais ao ver a logomarca;
  • Frequência de posts: aqui não existe uma fórmula mágica, por isso é necessário que você encontre a constância de publicações que dará certo com o seu público;
  • Torne sua conta do Instagram como comercial: ao fazer isso, o aplicativo permite que você analise os dados de suas postagens e chegue a conclusões como, por exemplo, qual é o melhor horário para publicar;
  • Defina e siga uma meta: ter um objetivo traçado ajuda na hora de decidir quais atitudes tomar quanto à parcerias.

Para esse último ponto, é válido pontuar que parcerias com produtos pequenos são boas para alavancar o seu alcance no começo.

Isso pode ajudar o dentista em sua profissão?

A principal vantagem que um digital influencer odontológico possui é, sem dúvidas, a possibilidade de melhorar o seu nome dentro do mercado.

Sendo assim, o profissional se adequa no chamado marketing de influência, criando uma relação de confiança com o público-alvo.

Ao fazer isso, é possível trazer mais pessoas para o seu consultório, aumentando a receita mensal.

Contudo, isso se dá quando o profissional não possui nenhum vínculo com marcas.

Mas quando o dentista possui parcerias, ele pode influenciar as pessoas para comprar os produtos oferecidos pela empresa.

E como resultado disso, ele recebe um percentual sobre as vendas devido ao seu papel como influenciador.

O que um dentista influenciador digital deve publicar nas redes sociais?

Ao falarmos sobre os posts para dentistas que são influenciadores digitais, é algo um tanto quanto simples.

Sendo assim, o aconselhado é que eles postem principalmente dicas de odontologia para pacientes, justamente para criar uma relação entre o profissional e o público.

Dessa forma, é possível falar não apenas sobre como escovar os dentes, por exemplo, como também recomendar produtos de marcas específicas.

Agora, um outro ponto que merece atenção é quanto a dúvida se o dentista deve ou não criar uma conta no Instagram.

E a nossa recomendação para isso é que isso seja feito. Afinal, além de trazer visibilidade para o profissional, ajuda a aumentar a influência do consultório, que também pode ter uma conta na mesma rede social.

Por outro lado, essa é uma das redes sociais mais utilizadas no momento, então a possibilidade de ter um retorno por meio dela é alta.

Exemplos de influenciadores digitais da odontologia

Faremos agora uma lista com alguns dos influenciadores digitais na odontologia dentro do Instagram.

Recomendamos esses perfis por terem boas publicações que contam com conteúdos interessantes que podem te ajudar a entender melhor como agir.

Confira:

  • @simpatio;
  • @dr.simpatio;
  • @dentistaorganizado;
  • @odontologiadicas;
  • @dicasodonto;
  • @odontoemdicas;
  • @sanar.bucomaxilofacial;
  • @dentistaconcurseiro;
  • @tutoriaisdedentista;
  • @dentistaconselheira;
  • @cantatadedentista.

Sendo assim, a nossa indicação é que você siga essas contas para tirar todas as dúvidas sobre como agir nas redes sociais.

Essas são apenas algumas indicações nossas, mas existem também outros perfis que podem te ajudar a entender como ser um bom influencer e o que postar.

Gostou de saber como se tornar um influenciador digital dentro do meio odontológico? Acompanhe nossos artigos aqui da Simpatio e fique por dentro de outros processos para essa área!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também