Tecnologia na odontologia: velocidade e otimização nos procedimentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como a tecnologia otimizou os procedimentos odontológicos

Dentro da área odontológica, muitos pacientes precisam fazer procedimentos. Para dar um diagnóstico mais preciso, a tecnologia na odontologia é uma alternativa em tratamentos mais eficazes.

Além do diagnóstico e tratamento certeiro, a tecnologia na odontologia também deixa os procedimentos mais rápidos. Assim, profissional e paciente conseguem ter resultados mais velozes para começar o tratamento mais cedo.

A tecnologia na odontologia é uma forma estratégica de obter resultados rápidos e efetivos depois de procedimentos odontológicos.

Qual a importância da tecnologia?

Entre os fatores que mostram a importância da tecnologia e odontologia andarem juntas, estão:

  • Segurança: os procedimentos ficaram mais seguros para ambos paciente e profissionais com a adaptação dos materiais;
  • Riqueza de detalhes nas imagens que são feitas pelos raio x, por exemplo;
  • Tempo reduzido na hora de fazer procedimentos, poupando tempo do paciente e profissional;
  • Agilidade nos exames, uma vez que com a velocidade aumentada, mais exames podem ser feitos em menos tempo;
  • Facilidade do paciente entender como é o exame que será feito;
  • Diminuição da dor;
  • Materiais mais práticos e de fácil manuseio;
  • Procedimentos menos invasivos;
  • Tratamentos mais eficazes e com resultados mais rápidos; e
  • Imagens digitais que podem ser projetadas nos computadores e celulares.

Odontologia Estética

Nessa área o dentista restabelece a forma e a função do dente a partir de clareamentos e correções estéticas. Alguns procedimentos favorecidos pela tecnologia dentro da odontologia são:

  • Clareamento à laser: uma das formas de fazer o clareamento é a partir do laser. Essa é uma técnica bem moderna e rápida. O procedimento é quase indolor e os resultados são rápidos; e
  • Facetas de porcelana: a tecnologia permitiu que tratamentos de clareamento utilizem próteses. As facetas de porcelana são próteses finas que são coladas nos dentes. É um procedimento rápido e prático.

Cirurgias

Dentro de cirurgias, estão os procedimentos mais invasivos e que demandam tratamentos mais complexos. Por esse motivo, a tecnologia aplicada na odontologia ajudou nos seguintes casos:

  • Cirurgia odontológica: é uma técnica de recomposição estrutural dentária e facial. Dentro do procedimento, há técnicas radiográficas que auxiliam na hora de ver as imagens. Elas agora são digitalizadas e com detalhes ricos;
  • Cirurgia na gengiva: é um procedimento invasivo de harmonização facial ou para tratar doenças periodontais. Dentro da cirurgia, o raio x é necessário para criar imagens.

Ortodontia

O dentista usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento. Os avanços tecnológicos deram praticidade para os seguintes procedimentos:

  • Colagem indireta: na parte de fazer o molde da boca, os dentistas utilizam scanners que fazem moldagem em 3D. Assim, o dentista pode prever o resultado; e
  • Mordida profunda: A tecnologia traz uma facilidade com o tratamento com modelos ideais de aparelhos para cada paciente.

Clínica Geral

Nessa área o profissional faz cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extrações de dentes e a colocação de próteses. Assim, as técnicas que são ajudadas pela tecnologia são:

  • Limpeza dental: Não é só em situações mais complexas que a tecnologia ajudou. Ela também se manteve presente em situações do cotidiano, como uma simples limpeza dental. O processo se tornou tão comum graças à materiais práticos e de fácil manuseio; e
  • CAD/CAM: equipamento que permite ao dentista desenhar e produzir uma prótese em minutos.

A tecnologia na odontologia nos mostra como a área está sempre se aprimorando. E, o objetivo é que a área continue a crescer e promover melhores resultados para os profissionais e pacientes.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!