Agendamento de consulta online: quais benefícios isso traz? Saiba aqui

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Em meio a tantas tecnologias e técnicas que oferecem auxílio para o consultório como o marketing odontológico, por exemplo, realizar o agendamento de consulta online se tornou algo comum dentro deste ramo.

Afinal, o agendamento de consulta online proporciona uma maior eficiência uma vez que a tecnologia permite que isso seja feito pela internet, melhorando a rotina de todos os funcionários envolvidos neste processo.

Agendamento de consulta online é um sistema que funciona durante 24 horas por dia e durante todos os dias da semana.

Sendo assim, é possível que o paciente analise quais são os dias e horários que o dentista possui disponibilidade de atendimento e marque conforme o que for melhor.

Agora, se você deseja entender melhor o que é essa forma de agir, como realizá-la e algumas dicas de como melhorar a agenda do seu consultório, acompanhe nosso artigo e fique por dentro de todos estes pontos!

Vamos lá?

O que é agendamento online?

A primeira dúvida a qual tiraremos aqui em nosso artigo é: o que é agendamento online?

E para isso, como citado anteriormente, esta é uma nova tecnologia que faz com que o processo de marcar uma consulta otimiza o tempo e melhora o atendimento ao cliente.

De tal forma, é possível entender que não é mais o dentista ou a pessoa responsável pela recepção que fica encarregada de marcar a consulta.

Sendo assim, o paciente se torna o protagonista nessa situação, ganhando agilidade e autonomia para agendar a consulta para o melhor horário conforme a disponibilidade.

Além disso, o tempo e os gastos com telefonemas para confirmação e avisos ao paciente se tornam menores.

Por outro lado, em um momento como o que vivemos, onde existe uma grande popularização de equipamentos eletrônicos como smartphones e computadores, se torna mais fácil para o paciente realizar de maneira virtual.

Assim é possível não sobrecarregar a pessoa da recepção com o atendimento de chamadas, encaixe de pacientes nos horários e recepção de quem aguarda atendimento.

Por sua vez, isso gera uma maior concentração da equipe a fim de resolver problemas pré e pós consultas e retirar eventuais dúvidas que possam surgir, aumentando a qualidade de atendimento.

Quais os benefícios do agendamento de consulta online?

Após termos conhecimento sobre o que é agendar consulta online, é possível ter uma noção de quais são os benefícios que optar por essa medida traz.

Sendo assim, além do que já citamos sobre uma melhor divisão de funções entre os colaboradores do consultório, também temos:

  • Opção de enviar lembretes virtuais sobre a consulta para o paciente;
  • Maior controle sobre os horários;
  • Possibilidade de integrar todo o sistema de gestão do consultório em um mesmo software;
  • Melhora no atendimento ao cliente como um todo, aumentando a possibilidade de fidelizar pacientes;
  • Maior praticidade e facilidade para que o paciente agende uma consulta;
  • Aumento de qualidade na rotina de trabalho de todos os colaboradores;
  • Diminuição de gastos com ligações e mensagens como SMS;
  • Possibilidade de agendamento em todos os dias da semana, durante todas 24 horas.

De tal forma, é possível entender que este recurso oferece uma série de vantagens para o consultório como um todo.

Ou seja, não é somente o paciente quem se beneficia do agendamento online, mas sim a equipe de colaboradores como um todo.

Por isso, que tal colocar em prática este ponto e melhorar a qualidade dos atendimentos? Para saber como fazer, confira conosco no próximo tópico.

Como agendar consultas online?

A dúvida que fica a este ponto então é: como realizar o agendamento online da maneira correta?

No entanto, a boa notícia é que, para isso, existe uma grande opção de sites e até a possibilidade de utilizar um software odontológico no qual será possível ter um controle total sobre o consultório.

De toda maneira, independentemente de qual for a opção escolhida, será necessário que o paciente possa ver quais são os dias em que o consultório atende e quais horários estão vagos nos dias.

Contudo, lembre-se que para realizar o agendamento de consulta, normalmente serão levados em consideração os seguintes pontos:

  • Especialidade na área da saúde;
  • Local ou região no qual o atendimento é feito;
  • Possibilidades de forma de pagamento oferecidos;
  • Melhor horário e dia conforme a agenda do paciente e do profissional;
  • Avaliação dos profissionais.

Um outro ponto que pode ser levado em consideração, dependendo de qual for a área, é o preço da consulta. Porém, isso varia conforme a plataforma ou software utilizado pelo profissional.

Dicas para organizar a agenda do consultório

Por fim, é de grande necessidade possuir uma agenda do consultório organizada. E, para isso, existem diversos pontos que devem ser feitos e seguidos.

Sendo assim, confira abaixo todas as nossas dicas de como possuir uma boa organização na agenda do consultório odontológico:

  1. Conhecer a rotina de trabalho;
  2. Intercalar consultas de rotina com primeiras consultas;
  3. Possuir um intervalo entre atendimentos;
  4. Optar por uma agenda eletrônica e outras tecnologias como um software odontológico, por exemplo;
  5. Conhecer o público que frequenta o consultório;
  6. Enviar lembretes das consultas para os pacientes e realizar a confirmação de consulta;
  7. Oferecer a possibilidade de agendamento online para os pacientes;
  8. Possibilidade de consultar a agenda em qualquer lugar, seja no trabalho ou em casa;
  9. Gerar relatórios da quantidade de pacientes atendidos semanalmente e quais os procedimentos mais comuns;
  10. Identifique os melhores pacientes do consultório, criando uma relação de confiança mútua;
  11. Otimizar a rotina dos colaboradores, concedendo autonomia para que eles desempenhem outras tarefas da rotina do consultório;
  12. Compartilhar a agenda digital para todas as pessoas da equipe de trabalho;
  13. Invista em treinamentos para a equipe, de maneira a agilizar todas as etapas do atendimento mantendo a qualidade;
  14. Faça da pontualidade uma chave mestre no consultório, tanto entre as pessoas da equipe quanto para os pacientes;
  15. Descobrir o tempo médio de cada consulta e controlar o quanto tempo demora cada atendimento, evitando prolongar muito.

Para este último ponto, no entanto, é necessário que haja delicadeza e profissionalidade por parte do dentista.

Porém, é algo necessário para que o número de pessoas atendidas por dia não diminua, evitando então que o rendimento mensal seja reduzido.

Mas agora que você sabe mais sobre o agendamento de consulta online e como possuir uma agenda organizada, que tal aplicar essas dicas e melhorar o andamento do estabelecimento? Comece agora mesmo!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.