Software odontológico aprimora a gestão do consultório

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Através do software odontológico, o dentista controla de modo mais eficaz as funcionalidades do consultório

Para fazer uma administração do consultório ou da clínica, o dentista pode fazer uso de um software odontológico. Esse sistema pode controlar o estoque do local, por exemplo, além realizar outras funções básicas.

A quantidade de software odontológico que existe atualmente é praticamente imensurável. Por isso, é fundamental fazer uma análise. Nesse artigo, vamos mostrar os principais pontos que devem ser pesquisados.

O software odontológico é uma ferramenta digital que ajuda o dentista a controlar muitas funcionalidades do consultório, como as finanças, o estoque, as datas e os orçamentos.

Para escolher o que mais se adéqua ao seu consultório, você deve conciliar o preço, as funcionalidades do programa, a praticidade e quantidade de pacientes que atende.

Preço dos softwares

Preço do software para dentista

Normalmente, os preços dos softwares ficam entre R$ 50 e R$100 por mês. Por isso, é importante analisá-los e ver qual vale mais a pena.

Não adianta nada adquirir um sistema odontológico que realize várias funções sendo que ele não condiz com sua demanda.

É necessário pensar que trata-se de um investimento, pois o valor não é tão baixo e, de alguma forma, sua adesão deve trazer retorno para o dentista.

Funcionalidades do Software

Funcionalidades do sistema odontológico

Como dissemos, o programa odontológico efetua diversas funções que ajudam o dentista em suas atividades. Claro que ele não tem a necessidade de operar todas elas. Veja as que são primordiais para você.

De um modo geral, as ferramentas que estão no mercado costumam realizar todas essas especificidades:

  • Controle financeiro do consultório ou da clínica odontológica;
  • Manutenção de estoque;
  • Controle da esterilização de instrumentos;
  • Envio de lembretes aos pacientes, que podem ser por e-mail ou mensagem de texto;
  • Emissão de orçamento, receituário e atestado;
  • Registro do histórico do paciente;
  • Controle de retornos do paciente;
  • Emissão de boletos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Agendamento online.

Gratuidade de sistemas

Gratuidade do sistema odontológico

A maioria dos softwares para dentistas tem a possibilidade de teste grátis durante os sete ou catorze primeiros dias, passando a cobrar a mensalidade somente após esse período.

Então, você pode avaliá-lo ao longo desse intervalo para decidir se gostaria ou não de contratá-lo. Essa provavelmente é a melhor maneira de identificar suas necessidades e verificar se a plataforma atende a todas elas.

Outra forma de gerenciar os atributos

Outras formas semelhantes ao programa odontológico

Se preferir não investir em um programa odontológico, você pode montar o seu próprio controle. No entanto, terá de ser muito bem administrado porque ele não irá gerar os resultados automaticamente ou facilitá-los. Agora, você precisará fazer isso de maneira manual.

Mas tenha em mente que isso pode complicar a vida do profissional, pois a probabilidade de um erro acontecer passa a ser maior.

Ele pode se esquecer mais facilmente de contabilizar algo ou computar erroneamente. Principalmente se o gerenciamento estiver mais voltado para clínicas odontológicas, já que possuem mais profissionais trabalhando ao mesmo tempo.

Portanto, se há a condição de fazer uso de um software odontológico que agrupe todos os dados necessários, invista! Com toda certeza os benefícios serão gigantescos e facilitarão sua vida.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!