Controle de estoque melhora a gerência do consultório

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O controle de estoque é a maneira de analisar como está o gasto com material odontológico

Se você tem um consultório odontológico ou está pensando em montar um, fazer o controle de estoque é primordial para que seu funcionamento seja o melhor possível.

Mesmo que o cirurgião-dentista não seja responsável pela gestão da clínica ou do consultório, é importante estar por dentro de tudo. Ter uma planilha é a melhor forme de administrar, especialmente para ter controle de estoque.

O controle de estoque permite que o dentista visualize a quantidade de materiais disponíveis. Além disso, é possível identificar quais utensílios são mais utilizados, possibilitando uma melhor gerência do empreendimento.

Estoque mal administrado dá prejuízo

O estoque é um ativo, isto é, é dinheiro do consultório na condição de produtos. Por isso, é preciso controlá-lo corretamente, de modo a evitar desperdícios, extravios e manter somente o necessário.

O dentista precisa ter consciência de que este investimento poderia estar sendo direcionado para outros âmbitos. Então, é melhor empregar o dinheiro acertadamente, para não ter prejuízos.

Fazer uma planilha também viabiliza que o profissional verifique as validades dos produtos, pois diversos deles possuem uma durabilidade. Se passado do tempo, terão de ser descartados, o que é um desperdício de dinheiro para o mantenedor.

Não faça estoques grandes. Tenha uma margem de segurança, mas não exceda demais. Isso deixa com um grande estoque, acima do que realmente havia necessidade.

Peça para seu auxiliar ajudá-lo. Assim, efetuar a supervisão dos materiais será mais simples, afinal terá duas pessoas monitorando.

Controle de entradas e saídas

No formulário, o dentista deverá colocar todas as entradas e saídas dos produtos. Logo que o material for retirado do estoque, ele terá de marcar a remoção.

Dica: não deixe para marcar depois. Você pode se entreter com outras ocorrências e acabar esquecendo de fazer isso. Portanto, sinalize imediatamente a saída do produto. Fazer a gestão do estoque exige disciplina.

Além do controle de estoque odontológico, é permitido que o dentista anote os outros produtos que usa no dia a dia, como os destinados para limpeza do consultório, e até mesmo faça uma administração de todos os gastos mensais, desde aluguel, funcionários, enfim, todas as despesas.

Ter o controle de tudo concede uma maior organização. E essa organização fará com que o empreendedor contenha mais a vazão de dinheiro.

Mexendo na planilha

A planilha pode ser digital, como um software específico, ou à mão, vai da preferência. No entanto, as planilhas físicas estão suscetíveis a danificações e perdas.

Se puder, opte por salvar a tabela na nuvem. Dessa forma, dificilmente o arquivo será corrompido e ainda terá a alternativa de acessá-lo de qualquer lugar.

Organizar a planilha pela validade ajuda a saber o que está perto do vencimento, dando predileção para utilizar esses materiais mais rapidamente, sem que haja perdas.

Clínica vs. consultório

Se o gerenciamento de seu trabalho estiver mais voltado para clínicas odontológicas, que possuem mais profissionais trabalhando ao mesmo tempo, será preciso ter um estoque condizente.

Para facilitar, você pode pensar em uma estocagem seccionada, ou seja, uma que esteja com divisórias para separar os produtos de cada dentista.

Dessa forma, fica mais simples fazer o controle de estoque, pois a fiscalização será direcionada para analisar o que cada um gastou e como foi esse gasto.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.