Primeiros passos para montar seu consultório odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Para montar um consultório odontológico é preciso traçar um planejamento certeiro

Montar um consultório odontológico é o primeiro passo para um dentista se tornar independente. Mas esse processo não é simples e requer atenção.

Para um consultório odontológico dar certo, é preciso saber ter planejamento, escolher o local mais adequado, controlar bem os produtos e ser organizado.

O consultório odontológico é o local onde o dentista atende seus pacientes. Geralmente trabalham juntos no atendimento do paciente, o dentista, seu ajudante, que é o auxiliar de saúde bucal, e um secretário.

E quais os primeiros passos a se tomar?

Escolha do Local

Em primeiro lugar, para abrir seu consultório odontológico, faça um levantamento socioeconômico da região onde pretende montar o consultório. Assim, você poderá saber qual especialidade é melhor para aquela área.

Especialistas em empreendedorismo recomendam, por exemplo, que em um bairro onde a renda per capita é mais baixa, ser um clínico geral já basta.

Se o dentista quiser seguir alguma especialidade, o ideal é mapear as áreas de interesse.

Confira se o prédio é adequado para receber os equipamentos de um consultório de dentista, além de possuir estrutura suficiente para banheiros, sala de espera e sala de atendimento.

É sugerido que a área de atendimento ao paciente tenha 9m². Para a recepção, leve em consideração 1,2m² para cada paciente.

Embora sejam simples, listamos alguns pontos importante e que fazem total diferença para os pacientes:

  • Boa aparência do lugar;
  • Segurança;
  • Estacionamento.

Documentação do consultório odontológico

Provavelmente é a parte que mais causa incômodo. No entanto, é muito importante. Afinal, é necessário fazer com que o negócio esteja plenamente na legalidade.

É aconselhado que o dentista entre em contato com o Conselho Regional de Odontologia da região.

Eles podem sanar todas as dúvidas que envolvem essa regularização, visto que algumas legislações mudam de acordo com o município.

Consultar um contador também é essencial.

  • Faça o registro de autônomo na prefeitura, mediante pagamento de taxa. Apresente RG, CPF e IPTU do local onde será o consultório;
  • Inscreva-se no INSS;
  • Peça o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros;
  • Faça a inscrição em uma empresa que realize a coleta de resíduos, pois existe jeito certo de descartar esse tipo de lixo;
  • Se for utilizar aparelhos de radiografia, solicite o Laudo Radiométrico.

Conheça a concorrência

Para qualquer empreendimento, é preciso fazer uma análise de concorrência. Levante esses pontos dos outros consultórios odontológicos:

  • Tempo de mercado;
  • Tipo de pacientes atendidos;
  • Como conseguem novos pacientes;
  • Quais formas de pagamento costumam aceitar;
  • Quais especialidades oferecem;
  • Como é a estrutura do prédio.

Trace um plano de marketing

Isso ajuda a captar novos pacientes e tornar-se cada vez mais reconhecido.

Esse plano pode ser tanto offline, através de banners, panfletos e propagandas em jornais, quanto online, em mídias sociais e sites.

Sem esse planejamento, a popularidade do seu consultório dentário só crescerá por meio do boca a boca dos pacientes, o que tende a demorar.

Consulte especialistas na área de marketing. Eles podem se assessorar para dar o primeiro passo na divulgação, principalmente no meio digital.

Quanto custa montar um consultório?

Por fim, para montar um consultório odontológico, com o preço médio que se encontra no mercado hoje, o dentista precisará investir cerca de R$ 25 mil, somando o preço dos equipamentos, documentos, aluguel e móveis.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!