WhatsApp Marketing: para que serve e como utilizar no consultório?

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Que as tecnologias de informação e comunicação facilitam a troca de informação não é novidade. Contudo, recentemente passou-se a ser utilizado o WhatsApp Marketing para realizar esse processo.

O WhatsApp Marketing permite que seja feito um bom investimento na promoção da empresa mesmo estando com poucos recursos financeiros.

Apesar do nome, WhatsApp Marketing não é um aplicativo diferente, e sim o título que recebido para uma série de estratégias onde o aplicativo é usado para que uma empresa aumente o alcance e dialogue com o público.

Alguns especialistas consideram este recurso como de grande importância para a estratégia de marketing digital, principalmente porque esta rede social é a que possui mais usuários ativos por mês.

Sendo assim, separamos este artigo para explicar como utilizar esta ferramenta, qual a utilidade que ela possui e também sobre o seu uso no consultório odontológico.

E mesmo que seja impossível realizar o atendimento via WhatsApp uma vez que é preciso ter alguns cuidados especiais para realizar o diagnóstico, a ferramenta pode oferecer benefícios para os dentistas.

De tal forma, confira conosco então tudo sobre este assunto. Vamos lá?

Como utilizar WhatsApp para marketing?

A primeira dúvida que fica ao falarmos sobre este tema gira em torno de como utilizar WhatsApp para marketing.

E para isso existem algumas dicas que colocamos logo abaixo. Confira:

  • Seja pessoal: envie mensagens personalizadas, use o primeiro nome da pessoa e mande algo que pode causar interesse, mas nunca sem perder a postura profissional e respeitar o espaço do cliente;
  • Não seja invasivo e não envie muita propaganda para os contatos: para isso, procure ser objetivo, e uma dica é deixar com que o cliente defina os rumos da conversa;
  • Aposte em uma estratégia em diversos meios: as redes sociais podem ser utilizadas de forma complementar, use isso a seu favor;
  • Tenha sempre um planejamento estratégico: esse é um passo fundamental para o marketing digital, então defina pontos como conteúdo que será enviado, por que enviar a mensagem e horário de atendimento;
  • Procure responder o cliente o mais breve possível: a recomendação aqui é possuir um aparelho e número exclusivos para a comunicação da empresa por WhatsApp;
  • Pergunte para os clientes se eles permitem que seja enviado mensagens para ele: assim é possível não incomodar ou causar alguma impressão ruim à quem recebe a mensagem;
  • Ofereça serviços de atendimento ao cliente pelo WhatsApp sempre que possível;
  • Realize vendas pelo aplicativo;
  • Após feita uma venda, pergunte como foi o atendimento e todos os pontos que podem ter agradado ou desagradado o cliente.

Após analisar estes pontos, que tal investir em marketing pelo WhatsApp e melhorar então o relacionamento de sua empresa com os clientes?

Qual é a utilidade do WhatsApp Marketing?

Essa ferramenta pode ser utilizada para fins diferentes, dependendo de qual é o objetivo desejado pela empresa ou pessoa.

Sendo assim, é possível fazer o uso do aplicativo com o intuito de criar uma melhor comunicação e ligação com o seu cliente ou paciente.

Contudo, atualmente as empresas conseguem alcançar um maior profissionalismo por meio do WhatsApp Business, desenvolvido pelos mesmos criadores do WhatsApp.

Esta versão do aplicativo possui as seguintes funções disponíveis:

  • É possível criar um perfil da empresa;
  • Colocar dados de contato;
  • Horário de atendimento;
  • Possibilidade de configurar mensagens que podem ser enviadas automaticamente no horário em que a empresa não se encontra como aberta para o atendimento;
  • Possibilidade de configurar as chamadas respostas rápidas para casos de dúvidas frequentes vindas de clientes;
  • Por fim, não é preciso migrar a conta para o perfil empresarial, basta atualizar o aplicativo e selecionar a opção de perfil empresarial, que levará todos os contatos, conversas e dados do perfil normal.

Além disso, quando um contato recebe mensagem de uma empresa que está utilizando esta versão do aplicativo recebe um aviso dizendo que a conversa é com uma conta de negócios, o que dá segurança ao cliente.

Existem cuidados que precisam ser tomados!

No entanto, é preciso tomar cuidado para não se tornar uma empresa desagradável ou invasiva no uso deste aplicativo, algo que pode manchar a imagem da empresa.

Por outro lado, também é necessário fazer o uso desta ferramenta da melhor maneira possível para alcançar os resultados almejados.

E para te ajudar com isso, fizemos uma lista com todos os passos que você pode adotar para a sua empresa ou clínica odontológica. Veja:

  1. Ofereça o melhor relacionamento e atendimento ao cliente possível, com rapidez, educação e tirando todas as dúvidas que ele apresentar. Fazer isso é fundamental para ganhar o consumidor;
  2. Evite o envio de spam ou mensagens para clientes que não desejam o serviço: o mais recomendado é pedir que o cliente envie uma mensagem para efetivar o cadastro, permitindo o envio de promoções e mensagens;
  3. Além das promoções, aposte no envio de boas notícias que tenham ligação com o seu ramo de atuação;
  4. Crie um conteúdo próprio, criativo e de impacto, seja por meio de áudios, vídeos ou fotos, mas tome cuidado para não enviar apenas mensagens assim para os clientes;
  5. Conduza o consumidor a realizar uma ação em seu site, seja na procura por um serviço ou na compra de algum produto;
  6. Aumente as vendas de sua empresa por meio do WhatsApp;
  7. Preste o serviço por meio das mensagens quando possível, sendo ele um atendimento ou então apenas tirar uma dúvida;
  8. Listas de transmissão também auxiliam no processo uma vez que é possível mandar todo tipo de conteúdo para todos os clientes de uma vez só, em apenas uma conversa;
  9. Por outro lado, dependendo do ramo de sua empresa, os grupos podem ser uma boa alternativa para deixar com que todos os membros interajam;
  10. Aumente o engajamento do público-alvo de sua empresa por meio do WhatsApp;
  11. Mantenha a identidade visual de sua empresa colocando o logotipo na foto de perfil;
  12. Conquiste a atenção do seu cliente;
  13. Realize pesquisas de satisfação de tempos em tempos e analise se as estratégias estão sendo efetivas ou se é necessário mudá-las.

Contudo, sempre pergunte se o cliente permite o contato pelo aplicativo.

É possível usar o aplicativo no consultório?

Apesar de a primeiro momento parecer distante, é possível utilizar WhatsApp no consultório de maneira a melhorar a rotina de trabalho do estabelecimento como um todo.

E mais: é possível fazer o uso deste aplicativo também para realizar a divulgação do seu estabelecimento.

Contudo, para que você entenda melhor como realizar isso, fizemos uma lista com as principais dicas e o que evitar.

  1. Antes de tudo, utilize uma conta profissional;
  2. Deixe claro em qual momento aquele canal está disponível, e que uma mensagem não substitui uma consulta;
  3. Comunique-se em tempo real, respondendo rapidamente sempre que estiver em horário de atendimento;
  4. Configure mensagens automáticas para momentos em que não estiver no horário do atendimento, reforçando em qual horário o paciente será atendido;
  5. Utilize o WhatsApp para confirmar consulta, para o agendamento de consulta ou então desmarcar caso necessário, e permita que o paciente faça o mesmo;
  6. Envie materiais educativos e dicas sobre higiene bucal, tratamentos e formas de prevenção de doenças e problemas bucais;
  7. Ofereça orientações sobre o tratamento, principalmente em casos onde um paciente será submetido à ele, para que ele fique tranquilizado sobre o procedimento;
  8. Evite enviar mensagens de forma invasiva ou excessiva, tomando cuidado com o spam.

Seguindo estas dicas, é possível conseguir melhorar as relações com o paciente de maneira que não se torna chato para quem recebe as mensagens.

E além disso, tem se tornado cada vez mais comum o número de contas de WhatsApp de clínicas, fator que faz com que quem não utiliza fique para trás.

Quais vantagens ele pode oferecer no consultório?

Agora que você já sabe sobre como utilizar o WhatsApp Marketing no consultório, iremos então elencar as vantagens que isso pode oferecer.

E aqui é algo mais simples: ao mesmo tempo em que é possível melhorar a relação com o paciente, consultório odontológico ganha mais autoridade e pode até aumentar o número de pacientes que frequentam.

Além disso, o sistema de agendamento se torna mais fácil uma vez que é possível ter uma noção de quantos e quais pacientes irão para a consulta por meio de uma mensagem.

Por outro lado, é válido pontuar que esta atitude faz parte do marketing odontológico, fator que fortalece o consultório.

Isso sem contar, é claro, que poucos são os dentistas que fazem o uso desta técnica de forma eficaz.

Lembre-se que o WhatsApp Marketing é uma ferramenta que oferece grande auxílio, mas tome cuidado para não ser algo que incomoda, afinal, isso pode apenas manchar o nome de sua empresa ou clínica odontológica.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

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