Tecnologia de informação e comunicação na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Utilizada de diversas formas e em variados setores, auxilia também na modernização da odontologia

A tecnologia de informação e comunicação está presente na indústria, no comércio, no setor de investimentos e na educação. Nessa área ela auxilia, principalmente, no processo de ensino e aprendizagem e na educação à distância.

O setor educacional é um dos mais favorecidos pela tecnologia de informação e comunicação. Na educação presencial, potencializam os processos de ensino, e a tecnologia possibilita maior comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

Tecnologia de informação e comunicação pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de forma integrada com um objetivo comum: facilitar a troca de informações.

Imagino que você deva estar pensando como vamos relacionar a TIC com a odontologia. Fique tranquilo! Apesar de parecer distantes, ambas as áreas podem se conectar.

O que é tecnologia da informação e comunicação?

Hardware de computadores, rede, telemóveis, e bem como todo software necessário. Esses são os meios usados para tratar informações e ajudar na comunicação.

Por isso, podem ainda ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos que conversam entre si, a automação e comunicação da aprendizagem, por exemplo.

Muito utilizada no mundo das empresas e da comunicação corporativa, a TIC teve uma enorme evolução. Por isso, muitas inovações e facilidades ainda irão surgir.

Tecnologia da Informação e Comunicação na Odontologia

A relação entre TIC e odontologia se da principalmente por conter ferramentas de crescente importância para a odontologia, assim como em outras áreas da saúde.

Ao permitir o uso de novas mídias educacionais, proporciona aos estudantes e aluno o exercício da capacidade de procurar e selecionar informações. Além disso, garantem um aprendizado de forma independente e mais autônoma e soluciona problemas.

A inclusão da tecnologia da informação e comunicação nos currículos constitui ainda uma forma de estimular, potencializar e aprimorar seu uso na área da odontologia. Essas técnicas são usadas principalmente como:

  • Uma ferramenta para gestão clínica;
  • Uso de imagem digital;
  • Base de dados;
  • Comunicação eletrônica;
  • Educação continuada;
  • Informação à distância;
  • Ferramenta didático-pedagógica

As aulas vinculadas às plataformas de Ensino à distância vêm sendo cada vez mais estimuladas nas instituições de Ensino Superior no Brasil.

Programas de Apoio ao TIC e Odontologia

Além das questões educacionais, o Ministério da Saúde tem utilizado as TICs para melhorar o serviço público.

O programa TeleSaúde, por exemplo, utiliza as ferramentas tecnológicas como uma forma de estabelecer a comunicação entre profissionais da saúde de diferentes locais e professores universitários.

Esse recurso é usado a fim de discutir problemas de saúde, diagnósticos e tratamentos. Ele minimiza distâncias, otimiza tempo e reduz custos na educação continuada.

Também melhora o atendimento da população, e até agora vem apresentando bons resultados.

Nesse mesmo programa citado, existe ainda um esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Com um formato de perguntas e respostas entre profissionais de saúde, ele funciona de duas maneiras:

  1. Síncrona: nesse caso, é realizada em tempo real, geralmente por chat, por web conferências, videoconferência ou por meio de chamadas de telefone normal;
  2. Assíncrona: aqui é realizada por meio de mensagens offline que devem ser respondidas em até 72h, podendo usar então ta plataforma que for de escolha do profissional, mensagens de texto, e-mail, por meio de aplicativos de conversas ou chats.

Dessa forma, é importante que a odontologia, assim como todas as outras áreas, se mantenha modernizada e aliada aos novos métodos da tecnologia de informação e comunicação.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!