Conheça mais sobre a Colgate e seus produtos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com o passar dos anos, cada vez mais tem se tornado comum encontrar produtos da marca Colgate em kits de higiene bucal.

Mas você sabia que a marca Colgate não vende apenas produtos de higiene bucal? Aliás, você sabe qual é a história da Colgate?

Colgate é uma grande empresa de higiene bucal fundada no ano de 1806 por William Colgate que, a princípio, vendia sabonetes.

Foi no ano de 1873 que a empresa lançou a sua primeira pasta de dentes e entrou no mercado que hoje possui um nome com tanto peso.

Ficou curioso sobre o assunto? Neste artigo nós vamos falar mais sobre a história da marca, bem como os seus produtos vendidos e os serviços que ela oferece.

História da Colgate

A partir de 1800

A história da Colgate começa no ano de 1806, nos Estados Unidos, quando o inglês de 23 anos, William Colgate, funda a empresa.

Num primeiro momento, a produção era voltada para sabonetes, velas e gomas para uso pessoal de William, até que ele decide começar a fabricar em alta escala para vender.

Sua aposta foi juntar a alta qualidade do produto com baixo o preço de venda, a combinação crucial para conseguir espaço dentro do mercado norte-americano.

Um ano depois da fundação, a empresa passou a se chamar Smith & Colgate, quando Francis Smith torna-se sócio de William.

Mas a parceria não dura muito. Em 1813, Francis sai e dá espaço ao irmão de William, Bowles Colgate. A empresa foi renomeada para William Colgate & Co.

Em 1817, surge a primeira propaganda da marca, quando William decide anunciar os produtos nos jornais e colando cartazes com o slogan “Soap, Mould and Dipt Candler”. Assim, sua marca fica famosa dentro do mercado de sabão.

Foi somente no fim da década de 1820 que a empresa começou a se expandir pelo mundo.

No ano de 1873, a empresa começa a entrar no ramo da saúde bucal, lançando seu primeiro creme dental.

O primeiro laboratório de pesquisa da marca foi aberto no ano de 1896.

A partir de 1900

No ano de 1906 a empresa comemorava 100 anos de mercado e uma variedade de mais de 800 produtos.

Em 1911, a Colgate deu início a um projeto educacional infantil sobre saúde bucal, fazendo distribuição grátis de escovas e cremes dentais e também demonstrações da forma certa de escovar os dentes.

A empresa começou a entrar no território europeu por volta de 1923, bem como na Austrália, na Ásia, América Latina e na África.

A filial da empresa se instalou no território brasileiro no dia 1º de fevereiro de 1927.

Em 1928, a empresa se associou à Palmolive-Peet Company, uma parceria que se mantém até hoje.

A parceria foi benéfica para ambos os lados, pois as duas empresas conseguiram aumentar as vendas e expandir mercado.

A Colgate decidiu em 1947 criar um produto novo que fosse totalmente diferente da linha de trabalho que ela já possuía até então.

Foi aí que surgiu a AJAX, que se enquadra na parte de limpeza doméstica.

De tal forma, Colgate, Palmolive e AJAX se tornaram grandes marcas nos segmentos de higiene bucal, cuidados pessoais e limpeza doméstica.

As empresas começaram a crescer cada vez mais, conquistando mais espaço dentro do mercado de vendas e inovando com o passar dos anos.

Quais produtos são vendidos pela marca?

As vendas da marca são bem abrangentes. Veja os produtos que ela vende:

  • Cremes dentais.
  • Enxaguantes bucais para adultos e crianças.
  • Escovas de dente para adultos e crianças.
  • Fita e fio dental.
  • Produtos profissionais.

É válido ressaltar que, por se tratar de uma marca tão grande, existe uma grande diversidade entre as linhas do produto.

Contudo, dentre os produtos da marca, é claro que existem aqueles que são os mais procurados e vendidos.

Os produtos mais famosos são os cremes dentais, as escovas de dente e o fio dental.

Todos eles podem ser encontrados à venda em farmácias e em mercados.

Quais marcas fazem parte da empresa?

Apesar de pouco falado, a empresa possui mais do que uma marca. Confira abaixo quais são elas e a qual segmento elas pertencem:

  • Palmolive: cuidado pessoal. Vende sabonetes em barra, sabonetes líquidos, shampoos e loções corporais;
  • Hills: nutrição animal. Vende ração para animais de estimação;
  • Sorriso: higiene bucal, assim como a própria Colgate. Vende cremes dentais, escovas de dente, e enxaguatórios bucais;
  • AJAX: cuidado da casa. Faz a venda de desinfetantes e limpadores num geral;
  • Protex: cuidado pessoal. Vende sabonetes em barra para cuidados específicos com a pele;
  • Elmex: higiene bucal. Faz a venda de cremes dentais e escovas de dente;
  • Ola: cuidado da casa. Faz a venda de amaciantes;
  • Pinho Sol: cuidado da casa. Faz a venda de desinfetantes;
  • Darling: cuidado pessoal. Vende shampoos.

Podemos ver, portanto, que atualmente a empresa detém fortes nomes em diversas áreas do mercado.

Qual é o papel da empresa no mercado mundial?

Por se tratar de uma empresa mundial de produtos de uso diário em suas marcas, a Colgate tem um forte papel no mercado de vendas nos respectivos segmentos.

Cerca de 70% de suas vendas são feitas fora dos Estados Unidos.

Confira abaixo a porcentagem de vendas da empresa ao longo do mundo:

  • Europa: 16%.
  • Ásia-Pacífico: 18%.
  • América do Norte: 22%.
  • América Latina: 23%.

Por incrível que pareça, o mercado na América Latina é ainda maior do que no continente natal da empresa.

A Colgate também oferece serviços?

Apesar de não ser algo diretamente ligado à sua área, a empresa também oferece alguns serviços.

Palestras são feitas em escolas para expor a importância da saúde bucal e mostrar como fazê-la da forma correta.

Agora que você sabe mais sobre a marca, você pode procurar seus produtos certo de que há qualidade e escolher uma escova de dentes da Colgate para manter uma boa saúde bucal.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.