DENTISTAS

Monte o seu kit de higiene bucal em poucas etapas!

Monte o seu kit de higiene bucal em poucas etapas!

Os kits de higiene podem ser úteis para salvar sua saúde bucal na correria do dia a dia

“Como vou manter minha saúde bucal se passo o dia todo fora de casa?” Esse pensamento já deve ter passado pela sua cabeça alguma vez. Para quem trabalha e estuda fora de casa o dia todo, a higiene bucal pode ser deixada de lado. No entanto, um kit de higiene bucal pode solucionar esse problema.

Sua função não se limita ao uso diário e fora de casa. Um kit de higiene bucal também pode ser montado para pacientes que estão com algum problema específico, com o necessário para o tratamento, por exemplo.

O kit de higiene bucal é formado pelos materiais essenciais da saúde dos dentes e da boca. Esse kit pode ser modificado de acordo com o espaço disponível na sua bolsa ou por conta das suas necessidades pessoais. O kit diário, por exemplo, é diferente de um kit montado para pacientes com aparelho ou gengivite.

Como montar meu kit de higiene bucal?

O primeiro passo é entender suas necessidades e seu tempo. Por isso, preparamos algumas perguntas para ajudar na sua decisão:

Quantas vezes por dia você vai utilizar seu kit de higiene?

Muitas pessoas realizam todas as refeições fora de casa. Ou então, não possuem uma rotina e nem sempre voltam para casa no fim do dia.

Nesses casos, seu kit tem que ser mais completo – para garantir que, em qualquer circunstância, você terá o que precisa para uma higiene simples ou completa.

Enquanto isso, outras pessoas precisam apenas higienizar sua boca uma vez fora de casa, depois de alguma refeição.

Nesses casos, a limpeza pode ser mais simples e direta, já que o paciente terá tempo de cuidar da sua higiene com mais cuidado quando chegar em casa.

Você precisa de uma limpeza completa ou apenas de uma limpeza básica?

Você precisa higienizar sua boca três vezes ao dia. No mínimo, você fará uma limpeza completa. Essa limpeza envolve o uso de fio dental, enxaguante bucal e limpador de língua, além da escovação.

Como demanda mais tempo e materiais, a higienização completa pode ser feita apenas em casa, deixando seu kit oral mais leve.

Se você não tem certeza que irá para casa todos os dias ou se realiza todas as suas limpezas fora de casa, seu kit deve ser completo! Para pacientes em tratamento, o kit também deve ser mais completo, segundo suas necessidades.

O que pode ir no meu kit de higiene bucal?

Você já decidiu que precisa de mais ou menos itens… Mas, afinal, que itens são esses? Selecionamos aqui uma lista para um kit básico de higiene bucal e um kit mais completo. Confira:

Itens do kit de higiene bucal básico:

  • Escova de dentes macia: se você fará um uso diário, invista em uma boa escova para o seu kit!
  • Pasta de dente: é um item importante e deve estar de acordo com suas necessidades.
  • Fio dental: é essencial ter na bolsa, mesmo que você não utilize após cada escovação. Ele pode ser usado fora da escovação, caso algum alimento fique “preso” entre os dentes. É o melhor substituto para o vilão palito de dente.
  • Sempre carregue esses itens, principalmente a escova e a pasta, em uma bolsa ou estojo. Isso evita que eles sejam contaminados com germes, vírus e bactérias presentes na sua bolsa!

Itens para turbinar seu kit de higiene bucal:

  • Enxaguante bucal;
  • Limpador de língua;
  • Escova interdental (para pacientes com aparelho);
  • Outros materiais indicados pelo seu dentista.

Um presente do dentista

O kit de higiene bucal para pacientes é o melhor presente que um dentista pode dar. Além de estar adaptado as necessidades de cada paciente, esse kit também é uma forma de carinho e cuidado!

Seja como presente do seu dentista ou por iniciativa sua, tenha sempre o kit de higiene bucal com você. Ele vai garantir que sua higiene esteja em dia e mantem os problemas bucais longe!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também