Qual a pasta de dente ideal? Conheça as suas funções!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar de presente do nosso dia a dia, a pasta de dente continua um mistério para muitos

Algumas coisas se tornam parte da nossa rotina e acabam se tornando banais. São coisas tão comuns, que nós deixamos de pensar em trocar a marca, o tipo ou o sabor. É o que acontece com a pasta de dente.

A pasta de dente está presente desde o nosso primeiro dente. Mas você realmente sabe o porquê devemos usar pasta de dente? Quais são suas funções, vantagens e desvantagens?

Pasta de dente é um produto usado para limpeza dos dentes. Basicamente, é ela quem garante a limpeza da sua boca, assim como o fortalecimento dos dentes e a proteção contra doenças. A pasta não deve ser usada sozinha – para sua total eficácia, deve ser utilizada junto da escova de dentes e outros produtos, como o fio dental.

Qual o tipo certo de pasta de dente?

Existem dezenas de cremes dentais nas prateleiras de mercados e farmácias. Existem sabores e preços para todos os gostos e bolsos. No entanto, no meio de tantas opções, fica a dúvida: existe um tipo certo de pasta de dente?

Para responder essa pergunta, devemos primeiro descobrir qual tipo de pasta precisamos. Como anda a saúde dos seus dentes? Eles são sensíveis? Amarelados?

Para cada situação, uma pasta é mais recomendada. Listamos os problemas mais comuns nos dentes e qual a pasta ideal para cada um deles.

Para manter a saúde bucal

Seus dentes estão saudáveis e você quer manter dessa maneira? Teve uma cárie recentemente? Nos dois casos, a melhor saída é investir em uma pasta de dente com flúor.

Agora, você pensou: Todas as pastas que eu conheço tem flúor! Qual a melhor?

Nesse caso, você deve analisar as vantagens oferecidas por cada uma. Proteção extra contra cárie? Proteção contra doenças da gengiva? Combate a placas bacterianas?

Você deve avaliar qual é sua maior deficiente bucal para essa escolha. Claro, você também deve sempre variar na escolha. Então comprar uma pasta de cada tipo é uma boa escolha, já que ao longo do tempo você fortalece sua boca dos mais diversos problemas bucais!

Caso você tenha algum problema específico nos dentes, vale perguntar ao seu dentista qual ele recomenda mais. Tudo pela sua saúde bucal!

Para os dentes sensíveis

Nós já conversamos sobre sensibilidade nos dentes aqui. Na maioria dos casos, eles são causados por uma deficiência no esmalte dentário.

É importante que você busque um dentista para se certificar de que o problema pode ser resolvido apenas com um cuidado extra na higienização ou se o problema é maior.

Caso apenas os cuidados caseiros sejam suficientes, então você deve investir em uma pasta de dente com flúor e específica para dentes sensíveis.

Esse creme dental terá todos os ingredientes para fortalecer seu dente e garantir o fim da sensibilidade.

Para os dentes amarelos

Infelizmente, apenas cremes dentais não clareiam o dente. Eles precisam ser combinados com procedimentos mais complexos, feitos pelo seu dentista.

No entanto, alguns cremes dentais com ações branqueadoras podem ajudar a tirar pequenas manchas e servir como manutenção após um procedimento de clareamento.

É importante ressaltar que essas pastas clareadoras não devem ser usadas em excesso. Como são mais agressivas, elas podem retirar muito da camada protetora do dente, o esmalte.

Isso deixa os dentes sensíveis e suscetíveis a doenças, como a cárie. Por isso, intercale seu uso com o uso de uma pasta de dente comum, com ações fortalecedoras.

Com ou sem flúor?

Quando conversamos sobre a saúde bucal dos bebês, nós falamos sobre a pasta de dente sem flúor. Ela só é indicada para bebês até dois anos de idade. No entanto, muitos dentistas não aconselham seu uso em nenhuma idade.

O flúor é um dos maiores protetores e fortalecedores do dente. Seu uso em excesso pode causar danos aos dentes e ao organismo, por isso a recomendação é que não se use em excesso ou ingira os cremes dentais.

Gostou de saber mais sobre a pasta de dente? Não esqueça de que ela é apenas uma parte da sua higienização e deve ser combinada com boas escovas e outros cuidados bucais!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.