PACIENTES

Dentes sensíveis? Descubra como prevenir e tratar

Dentes sensíveis? Descubra como prevenir e tratar

Comer algo quente, gelado ou doce pode gerar uma dor insuportável.

Milhares de pessoas evitam, todos os dias, bebidas e comidas apenas por serem geladas, quentes ou doces. Não é fácil e um deslize pode causar muita dor. O motivo? Dentes sensíveis.

No entanto, não há motivos para continuar com as restrições: já existem tratamentos para dentes sensíveis e há também formas de evitar esse incômodo.

Dentes sensíveis ou hipersensibilidade dentinária é causado por uma falha na proteção dentária. Essa falha pode ocorrer por dois motivos: erosão do esmalte do dente ou retração da gengiva. Esses dois fatores expõe a parte interna do dente que passa a ser estimulada pelos alimentos, e a resposta dada ao estímulo é a dor. A melhor forma de evitar a sensibilidade dentária é prevenindo os dois fatores de causa.

O distúrbio atinge mais de 30% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela agência Katar. Em determinadas faixas etárias e de renda, o número pode chegar a casa dos 70%.

Por isso, é o maior problema dos brasileiros quando o assunto é saúde bucal. Outro fator importante é que dentes sensíveis e cárie não são iguais, apesar de ambos causarem dor. A cárie é causada por bactérias, enquanto a sensibilidade nos dentes é causada por outros fatores.

Como prevenir a sensibilidade?

Não são cremes dentais ou excesso de escovação que resolvem ou evitam a sensibilidade dentária. Na verdade, escovar os dentes mais de três vezes ao dia pode agravar a situação.

Além disso, é preciso prestar atenção nos hábitos: usar um creme dental agressivo ou aplicar muita força na escovação também levam ao desgaste e a retração da gengiva (que inflama e retrai).

Outro fator é apertar os dentes o tempo todo ou em momentos de estresse. Quando a boca está fechada, os dentes não devem se encostar.

A alimentação não está totalmente descartada. Alimentos ácidos, como frutas e refrigerantes, podem levar a corrosão.

Por essa razão, é bom evitar ácidos quando não houver uma escovação na sequência, já que quanto maior o período do ácido na boca, pior os efeitos.

Consultar um dentista regularmente também é uma boa forma de prevenir a sensibilidade nos dentes. No caso de sentir dor ou desconforto ao ingerir um alimento, também é hora de procurar um profissional.

Quanto maior o tempo sem diagnóstico, mais difícil o tratamento.

Tratamento para Dentes Sensíveis

O tratamento depende muito do grau da erosão do esmalte e da retração da gengiva. Em casos mais simples de sensibilidade nos dentes, é possível tratar com medidas dentro de casa.

Por exemplo: mudar a escovação, usar um creme dental específico, escovas macias e fazer uma escovação suave. O uso de enxagues com flúor, agente que fortalece o esmalte do dente, também é uma opção.

Caso o desgaste do esmalte seja significativo, é possível restaurar com o uso de resina líquida. Já a gengiva retraída pode necessitar de cirurgia.

Em casos mais graves, onde o paciente não procura atendimento logo no início, pode ser necessário fazer um tratamento de canal, procedimento também cirúrgico.

O diagnóstico e tipo de tratamento para dentes sensíveis só pode ser dado por um dentista, após avaliação. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, menores as chances de cirurgia.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também