Dentes sensíveis? Descubra como prevenir e tratar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Comer algo quente, gelado ou doce pode gerar uma dor insuportável.

Milhares de pessoas evitam, todos os dias, bebidas e comidas apenas por serem geladas, quentes ou doces. Não é fácil e um deslize pode causar muita dor. O motivo? Dentes sensíveis.

No entanto, não há motivos para continuar com as restrições: já existem tratamentos para dentes sensíveis e há também formas de evitar esse incômodo.

Dentes sensíveis ou hipersensibilidade dentinária é causado por uma falha na proteção dentária. Essa falha pode ocorrer por dois motivos: erosão do esmalte do dente ou retração da gengiva. Esses dois fatores expõe a parte interna do dente que passa a ser estimulada pelos alimentos, e a resposta dada ao estímulo é a dor. A melhor forma de evitar a sensibilidade dentária é prevenindo os dois fatores de causa.

O distúrbio atinge mais de 30% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela agência Katar. Em determinadas faixas etárias e de renda, o número pode chegar a casa dos 70%.

Por isso, é o maior problema dos brasileiros quando o assunto é saúde bucal. Outro fator importante é que dentes sensíveis e cárie não são iguais, apesar de ambos causarem dor. A cárie é causada por bactérias, enquanto a sensibilidade nos dentes é causada por outros fatores.

Como prevenir a sensibilidade?

Não são cremes dentais ou excesso de escovação que resolvem ou evitam a sensibilidade dentária. Na verdade, escovar os dentes mais de três vezes ao dia pode agravar a situação.

Além disso, é preciso prestar atenção nos hábitos: usar um creme dental agressivo ou aplicar muita força na escovação também levam ao desgaste e a retração da gengiva (que inflama e retrai).

Outro fator é apertar os dentes o tempo todo ou em momentos de estresse. Quando a boca está fechada, os dentes não devem se encostar.

A alimentação não está totalmente descartada. Alimentos ácidos, como frutas e refrigerantes, podem levar a corrosão.

Por essa razão, é bom evitar ácidos quando não houver uma escovação na sequência, já que quanto maior o período do ácido na boca, pior os efeitos.

Consultar um dentista regularmente também é uma boa forma de prevenir a sensibilidade nos dentes. No caso de sentir dor ou desconforto ao ingerir um alimento, também é hora de procurar um profissional.

Quanto maior o tempo sem diagnóstico, mais difícil o tratamento.

Tratamento para Dentes Sensíveis

O tratamento depende muito do grau da erosão do esmalte e da retração da gengiva. Em casos mais simples de sensibilidade nos dentes, é possível tratar com medidas dentro de casa.

Por exemplo: mudar a escovação, usar um creme dental específico, escovas macias e fazer uma escovação suave. O uso de enxagues com flúor, agente que fortalece o esmalte do dente, também é uma opção.

Caso o desgaste do esmalte seja significativo, é possível restaurar com o uso de resina líquida. Já a gengiva retraída pode necessitar de cirurgia.

Em casos mais graves, onde o paciente não procura atendimento logo no início, pode ser necessário fazer um tratamento de canal, procedimento também cirúrgico.

O diagnóstico e tipo de tratamento para dentes sensíveis só pode ser dado por um dentista, após avaliação. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, menores as chances de cirurgia.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.