Importância da alimentação saudável para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Manter uma boa alimentação é a chave para ter um sorriso saudável

Escovar os dentes e passar o fio dental diariamente não são as únicas medidas necessárias para manter a saúde da boca. Outros aspectos, como uma alimentação saudável, também são importantes.

Os alimentos entram em contato com os dentes e elementos da boca, e sabemos que alguns deles podem fazer mal para nossa saúde bucal, como doces e açúcares. Por isso, manter uma alimentação saudável é essencial.

A alimentação saudável é importante pois, exige um consumo consciente de insumos relevantes para a saúde bucal e nos deixa longe dos vilões que prejudicam os dentes.

Além disso, a falta de algumas vitaminas, como o ferro e a vitamina C, pode gerar danos para a boca. O aparecimento de feridas, aftas e até mesmo infecções pode advir de uma alimentação deficiente.

Ainda assim, poucas pessoas reconhecem a relação entre uma alimentação saudável e saúde bucal.

Alimentos bons para os dentes

Entre alguns alimentos saudáveis para os dentes, estão:

  • Leite e produtos derivados, por trazerem grande quantidade de cálcio, promovendo a força dos dente e a restauração do esmalte dentário;
  • Frutas, por serem ricas em vitaminas.
  • Alimentos fibrosos, como algumas frutas, verduras e cereais. Essas fibras, quando entram em contato com os dentes, auxiliam na retirada da placa bacteriana;
  • Hortaliças, como a couve e a rúcula, que ajudam a reforçar a proteção contra a cárie dentária.
  • Leguminosas, como milho, feijão e ervilha, por serem ricas em fósforo, essencial para a saúde gengival;
  • Alimentos ricos em vitamina C, como morangos, por atuarem na formação do colágeno presente nas gengivas;
  • Alimentos ricos em vitamina D, como ovos, por auxiliarem a fixação do cálcio nos dentes;
  • Alimentos ricos em vitamina A, como a cenoura, pois essa vitamina está diretamente ligada ao esmalte dentário;
  • Alguns óleos e gorduras também estão na lista de alimentos saudáveis. Essas substâncias formam uma película ao redor dos dentes. Essa película impede a fixação e o acúmulo de bactérias.

Riscos à saúde dos dentes

Alimentos que contenham grande quantidade de açúcares são uma grande ameaça para a saúde dos dentes.

Isso porque essa substância provoca a queda do pH da boca, aumentando a desmineralização dos dentes e os riscos de cárie dentária.

Entre alguns alimentos onde, geralmente, o açúcar é encontrado, podem ser citados sorvetes, balas, chicletes e refrigerantes.

O cenário fica ainda mais grave quando a limpeza da boca é ignorada pela pessoa ou não é realizada de maneira adequada.

Além disso, alimentos que contenham alta quantidade de carboidratos também são facilitadores do acúmulo e proliferação de bactérias.

Arroz, batatas e pães são exemplos desses alimentos.

A ingestão de alimentos muito pigmentados, como vinho ou café, aumentam o risco de escurecimento ou amarelamento dos dentes. Sendo assim, esses itens também podem ser considerados prejudiciais para a saúde bucal.

É importante ressaltar que, para manter uma boa alimentação, não é necessária a restrição completa e total aos alimentos citados.

Porém, buscar por outras opções de comidas saudáveis, nutritivas e que tragam benefícios para a saúde bucal é extremamente recomendado.

Uma alimentação saudável, aliada aos cuidados com a higienização dos dentes, são a chave para a promoção de um sorriso perfeito.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!