Cuidar do esmalte dentário é essencial para a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como manter a saúde bucal a partir de cuidados com o esmalte dentário

Para você que quer ter uma saúde bucal perfeita, é preciso prestar atenção a qualquer alteração bucal. Inclusive se houver alguma mudança no esmalte dentário.

O cuidado com o esmalte dentário é essencial. Ele que nos dá segurança de sorrir ao proteger nossos dentes. Por isso, é importante estar sempre atento a ele. Mas, afinal, o que é o esmalte dentário?

O esmalte dentário é um dos formadores do dente e responsável pela aparência do conjunto dentário. É a camada externa e dura do dente. Ele é mineralizado e considerado o tecido mais forte de todo o corpo humano.

O esmalte tem alguma função?

Com certeza! O esmalte dental apresenta importantes funções. Entre elas, estão:

  • Proteção do dente;
  • Impede a formação da cárie;
  • Impede a sensibilidade dos dentes;
  • Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
  • Protege contra o desgaste do dente;
  • Proteção contra bactérias;
  • Proteção contra a erosão dental;
  • Dar coloração ao dentes;
  • Dá força e resistência ao dente.

O que acontece se o esmalte desgastar?

Ele têm propriedades estéticas e funcionais na nossa cavidade bucal. Assim, qualquer transformação, mesmo a menor, indica uma mudança na higienização.

O desgaste do esmalte dentário pode acontecer com desequilíbrios nos hábitos de vida de uma pessoa. Da mesma forma, pode ocorrer devido a ação do tempo.

A causa mais comum para o desgaste é ação do ácido na boca. Ele corrói a camada do dente, o que deixa o elemento dental pronto para ataques. Isso é chamado de erosão ácida.

A desmineralização do esmalte também pode acontecer por causa do uso de escovas de cerdas duras. Assim como o uso de força brusca na hora da escovação.

Pessoas que apresentam desgaste são mais susceptíveis a desenvolverem cáries. Assim, também é provável que os dentes acabem ficando amarelados, com rachaduras.

Ainda, eles podem ficar finos e transparentes. A sensibilidade também é uma consequência do desgaste.

A perda do esmalte é irreversível. Quando você perde uma parte significativa dele, quer dizer que você desenvolveu a hipoplasia do esmalte. Vá até ao dentista e veja tratamento possíveis.

Não marque bobeira! Por isso, cuide da saúde da sua boca e vá ao dentista.

Cuidados com o esmalte dentário

A melhor forma de driblar o desgaste e manter o esmalte quase intacto é a prevenção. Por isso, fique sempre atento a ter uma higiene oral cuidadosa e completa.

A escovação dos dentes depois das refeições, depois de acordar e antes de dormir é essencial para sustentar a saúde bucal. Opte por escovas com cerdas macias e faça a escovação com cuidado. Além disso, cremes dentais com flúor são ideais.

O uso do fio dental é outra etapa importante. Passe ele em volta de todos os dentes. Os enxaguantes bucais podem completar a limpeza da cavidade bucal.

Na hora da alimentação, tente evitar o consumo de comidas muito ácidas. Bem como o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras bebidas ácidas.

E não esqueça: faça visitas regulares ao seu dentista de confiança para que o seu esmalte dentário se mantenha perfeito!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.