Entenda a desmineralização do dente e como evitá-la

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A ação pode ser natural, mas sem cuidados, causa doenças sérias

A nossa boca é cheia de processos químicos que acontecem o tempo todo. Muitos deles são naturais, mas podem ser agravadas por hábitos errados. É o caso da desmineralização do dente.

Apesar de ser natural, esses processos podem causar doenças como a cárie. É preciso entender como a desmineralização do dente funciona e maneiras de evitá-la.

A desmineralização do dente é a perda, principalmente, de cálcio e outros minerais da estrutura dental. O cálcio é essencial para manter o esmalte do dente. Sem ele, o dente fica frágil e aberto para infecções e doenças.

Como acontece o processo de desmineralização?

A desmineralização é um processo químico natural, onde os minerais se desprendem da estrutura do dente. Em uma boca saudável, a remineralização acontece na mesma medida da desmineralização, o que causa um equilíbrio.

O problema é que muitos hábitos acabam agravando esse processo. A partir daí, sua boca não fica mais em equilíbrio e o processo deixa de ser natural.

A higiene bucal é um dos principais fatores para a desmineralização. O problema pode ser a falta de higienização ou a limpeza incorreta. Fique atento aos seguintes pontos:

  • Escovas duras;
  • Escovação muito forte/dura;
  • Não escovar os dentes três vezes ao dia.

Outro fator importante é a alimentação. O consumo excessivo de ácidos pode levar a desmineralização, principalmente se não houver limpeza após o consumo.

Bebidas ácidas também são um problema. Pacientes que possuem bruxismo devem redobrar a atenção porque processo de ranger os dentes pode levar a uma desmineralização dental.

Quais os principais sintomas da desmineralização dental?

Você deve estar pensando: como eu vou notar esse processo de desmineralização? Bem, quando há qualquer alteração na saúde bucal, nosso corpo nos dá sinais.

Por isso, fique atento se você tiver:

É possível fazer uma remineralização dos dentes?

Sim! É possível reconstituir os minerais do dente. Consultas regulares ao dentista ajudam a evitar que o quadro se agrave.

Os odontologistas têm materiais para acelerar o processo, mas o primeiro passo é cortar a raiz do problema. Melhorar a escovação e controlar a alimentação são os dois pontos principais.

Se a desmineralização chegou a desgastar uma parte do dente, é possível restaurar a parte danificada. Fique ligado para não chegar a esse ponto!

Quais doenças e problemas são causadas pela desmineralização?

Listamos aqui alguns problemas que você pode enfrentar com a desmineralização:

  • Manchas brancas: talvez o primeiro sinal que você verá da desmineralização. Elas podem indicar, também, o começo das cáries.
  • Cáries: elas se aproveitam do esmalte do dente enfraquecido para se instalarem.
  • Perda parcial ou total do dente: dentes enfraquecidos trincam, quebram ou caem. Sem os minerais certos, o dente não consegue se manter.
  • Infecções: dentes enfraquecidos podem ter diversos problemas com infecções, já que não há proteção contra bactérias e vírus.
  • Dentes sensíveis: comer algo gelado, quente ou doce se torna uma missão dolorosa. Esse é mais um sinal de que a estrutura do dente foi comprometida!

A melhor forma de prevenir a desmineralização do dente sempre será as idas regulares ao dentista. Você já marcou sua consulta? Fique atento!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.