Entenda a desmineralização do dente e como evitá-la

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A ação pode ser natural, mas sem cuidados, causa doenças sérias

A nossa boca é cheia de processos químicos que acontecem o tempo todo. Muitos deles são naturais, mas podem ser agravadas por hábitos errados. É o caso da desmineralização do dente.

Apesar de ser natural, esses processos podem causar doenças como a cárie. É preciso entender como a desmineralização do dente funciona e maneiras de evitá-la.

A desmineralização do dente é a perda, principalmente, de cálcio e outros minerais da estrutura dental. O cálcio é essencial para manter o esmalte do dente. Sem ele, o dente fica frágil e aberto para infecções e doenças.

Como acontece o processo de desmineralização?

A desmineralização é um processo químico natural, onde os minerais se desprendem da estrutura do dente. Em uma boca saudável, a remineralização acontece na mesma medida da desmineralização, o que causa um equilíbrio.

O problema é que muitos hábitos acabam agravando esse processo. A partir daí, sua boca não fica mais em equilíbrio e o processo deixa de ser natural.

A higiene bucal é um dos principais fatores para a desmineralização. O problema pode ser a falta de higienização ou a limpeza incorreta. Fique atento aos seguintes pontos:

  • Escovas duras;
  • Escovação muito forte/dura;
  • Não escovar os dentes três vezes ao dia.

Outro fator importante é a alimentação. O consumo excessivo de ácidos pode levar a desmineralização, principalmente se não houver limpeza após o consumo.

Bebidas ácidas também são um problema. Pacientes que possuem bruxismo devem redobrar a atenção porque processo de ranger os dentes pode levar a uma desmineralização dental.

Quais os principais sintomas da desmineralização dental?

Você deve estar pensando: como eu vou notar esse processo de desmineralização? Bem, quando há qualquer alteração na saúde bucal, nosso corpo nos dá sinais.

Por isso, fique atento se você tiver:

É possível fazer uma remineralização dos dentes?

Sim! É possível reconstituir os minerais do dente. Consultas regulares ao dentista ajudam a evitar que o quadro se agrave.

Os odontologistas têm materiais para acelerar o processo, mas o primeiro passo é cortar a raiz do problema. Melhorar a escovação e controlar a alimentação são os dois pontos principais.

Se a desmineralização chegou a desgastar uma parte do dente, é possível restaurar a parte danificada. Fique ligado para não chegar a esse ponto!

Quais doenças e problemas são causadas pela desmineralização?

Listamos aqui alguns problemas que você pode enfrentar com a desmineralização:

  • Manchas brancas: talvez o primeiro sinal que você verá da desmineralização. Elas podem indicar, também, o começo das cáries.
  • Cáries: elas se aproveitam do esmalte do dente enfraquecido para se instalarem.
  • Perda parcial ou total do dente: dentes enfraquecidos trincam, quebram ou caem. Sem os minerais certos, o dente não consegue se manter.
  • Infecções: dentes enfraquecidos podem ter diversos problemas com infecções, já que não há proteção contra bactérias e vírus.
  • Dentes sensíveis: comer algo gelado, quente ou doce se torna uma missão dolorosa. Esse é mais um sinal de que a estrutura do dente foi comprometida!

A melhor forma de prevenir a desmineralização do dente sempre será as idas regulares ao dentista. Você já marcou sua consulta? Fique atento!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!