PACIENTES

Mancha branca no dente é sinal de cárie?

Mancha branca no dente é sinal de cárie?

Mancha branca no dente é uma das principais reclamações nos consultórios.

Nos consultórios odontológicos do Brasil e do mundo, uma das principais queixas remetem à aparição de alguma mancha branca no dente do paciente. Elas podem surgir em sua boca por diversos motivos.

A presença de uma mancha branca no dente gera preocupação, e vai muito além de uma mera questão estética. Quando observamos uma anomalia é normal que isso gere uma grande apreensão. Felizmente, dependendo de sua causa, as manchas nos dentes podem ser tratadas e até mesmo evitadas.

Uma mancha branca no dente é um sinal de cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte do dente. Elas podem surgir tanto nos dentes permanentes quanto nos dentes de leite. Essas manchas podem e devem ser evitadas por meio de visitas periódicas ao dentista e da escovação correta dos dentes.

Vamos destrinchar mais sobre as causas e tratamentos de manchas brancas no dente?

A mancha nos dentes provocada pela cárie é um sinal inicial de desgaste do esmalte por causa da perda de minerais. Normalmente, surge em locais onde há uma maior proliferação de bactérias e existe um maior acúmulo de alimentos do que em outras partes da boca, como perto da gengiva e na região entre os dentes.

Como a cárie é resultado de uma má higiene bucal, a prevenção para essa anomalia é mais simples do que parece. Higienização correta dos dentes, escovando pelo menos duas vezes ao dia e sempre utilizando o fio dental, principalmente antes de dormir.

Manchas brancas também podem ser causadas por hipoplasia do esmalte.

Fatores hereditários, deficiências vitamínicas, cáries e traumatismos não tratadas nos dentes de leite e até mesmo doenças como sarampo e varicela podem causar uma formação incompleta ou defeituosa do esmalte, ou como é conhecida, a hipoplasia.

Em casos muito graves, a mancha nos dentes pode ocasionar alta sensibilidade e dor no local. Quando a hipoplasia é hereditária, as manchas podem aparecer tanto nos dentes de leite como nos permanentes.

Caso o problema tenha origem em fatores naturais, as manchas tendem a aparecer apenas em uma das dentições.

A fluorose dentária também é uma das causas de mancha nos dentes. Ocorre quando o dente em desenvolvimento é excessivamente exposto ao flúor, seja por uma grande quantidade de creme dental utilizado ou por aplicações exageradas do produto pelo dentista.

Tratamento para manchas brancas nos dentes

A solução para essas manchas estão no uso de lentes de contato dentárias ou pelo clareamento. Ambos tratamentos deixam o dente com uma aparência bastante natural.

Além dos procedimentos apresentados, aqui estão mais recomendações para evitar o surgimento de manchas brancas nos dentes:

  • Realizar periodicamente uma limpeza de rotina com seu dentista;
  • Realização de microabrasão, ou um desgaste superficial do dente;
  • Mudança na alimentação, evitando alimento e bebidas ácidas que possam manchar ou danificar o esmalte do dente.

É de extrema importante procurar por um profissional assim que identificar alguma mancha branca no dente. Ninguém melhor que o dentista para oferecer o diagnóstico e tratamento adequado. Ele com certeza saberá a melhor forma de resolver o seu problema.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também