Mancha branca no dente é sinal de cárie?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Mancha branca no dente é uma das principais reclamações nos consultórios.

Nos consultórios odontológicos do Brasil e do mundo, uma das principais queixas remetem à aparição de alguma mancha branca no dente do paciente. Elas podem surgir em sua boca por diversos motivos.

A presença de uma mancha branca no dente gera preocupação, e vai muito além de uma mera questão estética. Quando observamos uma anomalia é normal que isso gere uma grande apreensão. Felizmente, dependendo de sua causa, as manchas nos dentes podem ser tratadas e até mesmo evitadas.

Uma mancha branca no dente é um sinal de cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte do dente. Elas podem surgir tanto nos dentes permanentes quanto nos dentes de leite. Essas manchas podem e devem ser evitadas por meio de visitas periódicas ao dentista e da escovação correta dos dentes.

Vamos destrinchar mais sobre as causas e tratamentos de manchas brancas no dente?

A mancha nos dentes provocada pela cárie é um sinal inicial de desgaste do esmalte por causa da perda de minerais. Normalmente, surge em locais onde há uma maior proliferação de bactérias e existe um maior acúmulo de alimentos do que em outras partes da boca, como perto da gengiva e na região entre os dentes.

Como a cárie é resultado de uma má higiene bucal, a prevenção para essa anomalia é mais simples do que parece. Higienização correta dos dentes, escovando pelo menos duas vezes ao dia e sempre utilizando o fio dental, principalmente antes de dormir.

Manchas brancas também podem ser causadas por hipoplasia do esmalte.

Fatores hereditários, deficiências vitamínicas, cáries e traumatismos não tratadas nos dentes de leite e até mesmo doenças como sarampo e varicela podem causar uma formação incompleta ou defeituosa do esmalte, ou como é conhecida, a hipoplasia.

Em casos muito graves, a mancha nos dentes pode ocasionar alta sensibilidade e dor no local. Quando a hipoplasia é hereditária, as manchas podem aparecer tanto nos dentes de leite como nos permanentes.

Caso o problema tenha origem em fatores naturais, as manchas tendem a aparecer apenas em uma das dentições.

A fluorose dentária também é uma das causas de mancha nos dentes. Ocorre quando o dente em desenvolvimento é excessivamente exposto ao flúor, seja por uma grande quantidade de creme dental utilizado ou por aplicações exageradas do produto pelo dentista.

Tratamento para manchas brancas nos dentes

A solução para essas manchas estão no uso de lentes de contato dentárias ou pelo clareamento. Ambos tratamentos deixam o dente com uma aparência bastante natural.

Além dos procedimentos apresentados, aqui estão mais recomendações para evitar o surgimento de manchas brancas nos dentes:

  • Realizar periodicamente uma limpeza de rotina com seu dentista;
  • Realização de microabrasão, ou um desgaste superficial do dente;
  • Mudança na alimentação, evitando alimento e bebidas ácidas que possam manchar ou danificar o esmalte do dente.

É de extrema importante procurar por um profissional assim que identificar alguma mancha branca no dente. Ninguém melhor que o dentista para oferecer o diagnóstico e tratamento adequado. Ele com certeza saberá a melhor forma de resolver o seu problema.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.