Estética dental é um dos ramos que mais cresce na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Aumento da procura por tratamentos estéticos gerou crescimento na área

No mundo moderno, as pessoas se preocupam cada vez mais com seu próprio bem-estar e aparência. Sendo assim, o sorriso não poderia ser esquecido e para cuidar dele existe a estética dental.

O consumo de alimentos ou líquidos com alta quantidade de pigmento, deixa os dentes com tons mais amarelados. Assim, o aspecto natural dos dentes se perde e causa desconforto. Essa é uma das áreas de atuação da estética dental.

Estética dental, também conhecida como dentística, é o ramo da odontologia que tem como foco a estética dos dentes. Ou seja, a aparência e a cosmética dos sorrisos.

Para isso, promove a restauração e o tratamento dos dentes por meio de diversas técnicas, como clareamento dental, facetas de porcelana e lentes de contato dentais.

Esses procedimentos vêm se tornando populares entre os pacientes que querem alcançar um sorriso belo. Até porque, com o passar dos anos, é inevitável que problemas dentários surjam e tragam incômodo aos pacientes.

Estética dental além da aparência

Contudo, se engana quem pensa que a dentística é exclusivamente voltada à aparência dos dentes.

Essa área da odontologia também é combinada com a realização de tratamentos dentários, como cuidados com cáries, próteses ou problemas gengivais.

Assim, pode-se restabelecer a perfeita funcionalidade da arcada dentária do paciente.

Principais procedimentos da estética dental

O número de técnicas e métodos utilizados pela especialização da odontologia estética é muito variado e tende a crescer cada vez mais com o avanço das tecnologias.

A profilaxia, o alongamento ou diminuição de dentes e gengivas e as lentes de contato dentais são exemplos de técnicas usadas pela dentística.

Entre os procedimentos mais comumente procurados pelos pacientes, estão:

  • O clareamento dental, que usa de substâncias específicas para branquear os dentes;
  • As facetas de porcelana, no qual são utilizadas lâminas de porcelana para fazer a cobertura dos dentes sem que haja interferência na estrutura dentária;
  • Os implantes, que são realizados com o encaixe de pinos para substituir raízes dentárias;
  • A gengivoplastia, que consiste na extração de partes da gengiva;
  • A bichectomia, que consiste na extração de gordura da bochecha.

Especialização em estética dental

O profissional que quer se especializar na área da odontologia estética pode procurar por cursos de aperfeiçoamento ou até mesmo de pós-graduação. Estágios ou atividades relacionadas à estética também são indicados.

A área da odontologia estética está se desenvolvendo com grande rapidez e ganhando bastante espaço no mercado.

Dados publicados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) afirmam que a busca por procedimentos estéticos cresceram em 300% nos últimos anos.

O número de profissionais interessados em trabalhar com essa especialidade também cresceu, consequentemente. Com isso, há a expansão e o conhecimentos de novas técnicas.

Cuidar do sorriso está intrinsecamente ligado ao aumento da autoestima da pessoa.

Isso porque dentes mal formados ou prejudicados por alguma doença gera sentimento de vergonha e constrangimento. A pessoa perde sua liberdade de sorrir.

A estética dental serve tanto para melhorar a aparência, quanto para dar um incentivo para que a pessoa viva uma vida mais feliz.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.