Lente de contato dental corrige cor e imperfeições nos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

As lentes são mais uma saída para quem quer ter o sorriso perfeito

Um dos recursos mais usados atualmente na odontologia estética é a lente de contato dental. É uma variedade mais fina das (já conhecidas) facetas em porcelana. Porém, são produzidas com um material mais resistente, o disilicato de lítio, e por essa razão, conseguem atingir diversas espessuras.

Um dos avanços foram os produtos para colagem da lente de contato dental. Os agentes de união do dente e da lente são bastante competentes. Essa é uma das características que dá mais segurança aos profissionais e pacientes, além de não exigir grande desgasta prévio e corretivos antes de ser colocado.

De maneira técnica, a lente de contato dental é um laminado de cerâmica odontológica que recobre a parte da frente dos dentes. São indicados pelos dentistas para corrigir forma e cor de dentes que estão desalinhados, mas se encontram em boas condições. Podem ter espessuras muito finas, e ainda assim apresentar pouco risco de fraturas.

  1. O que Pode Ser Corrigido Pela Lente Dental?
  2. Como a Lente de Contato Dental é Feita?
  3. Vantagens e Desvantagens das Lentes
  4. Quantas Sessões São Indicadas Para Colocar Lentes?
  5. Quanto Tempo as Lentes de Contato Dentais Duram?
  6. É Possível Tirar a Lente de Contato Dental?
  7. Quando as Lentes de Contato Dental São Contraindicadas?
  8. Cuidados Após o Procedimento
  9. Quanto Custa a Lente de Contato Dental?

O Que Pode Ser Corrigido Pela Lente Dental?

Essencialmente, as lentes de contato dentais podem realizar correções suaves na forma e cor dos dentes. Esta técnica é menos efetiva que as facetas de porcelana para reparar problemas estéticos mais complexos.

Porém, em muitas situações, a delicadeza e sutileza das lentes é suficiente para obter resultados marcantes e sofisticados. Algumas das situações em que as lentes são eficientes, envolvem:

  • Dentes com manchas;
  • Dentes com pequenas fraturas;
  • Pacientes que têm muito espaço entre os dentes;
  • Dentes desalinhados ou irregulares.

Mas você deve estar se perguntando como as lentes atuam em cada um desses casos? Os resultados são realmente efetivos? Quanto tempo duram os tratamentos?

Nós trouxemos todas essas informações para você. Continue lendo este artigo que iremos explicar com detalhes cada uma das situações.

Fechamento de Espaços

Neste problema em específico, conhecido também como diastema, o tratamento é muito simples e, em alguns casos, pode ser realizado até mesmo em 1 dia.

Basicamente, a aplicação irá consistir então no processo de colar a lente no dente natural, fechando assim os espaços que não deveria haver entre os dentes.

Nesse método, os dentes do paciente não precisam ser desgastados alterando a estrutura dentária natural para que possam receber a aplicação. Por isso, a técnica não traz nenhum risco ao paciente e aos seus dentes naturais.

Além disso, essa é ainda a técnica que apresenta o menor risco aos seus dentes. Ocorre uma vez que a maioria dos tratamentos são feitos sem desgastes sobre a superfície do esmalte dentário, como já explicamos.

O tempo médio desse tratamento com lentes de contato em porcelanas, desde a primeira consulta que o paciente tem com seu dentista dura em torno de quatorze dias.

Aumento de Comprimento

É importante aumentar o comprimento de dentes curtos e desgastados pelo dia a dia pois, assim, é possível prevenir desgastes devido à resistência da coroa de porcelana e alterações na forma ao longo dos anos.

O tratamento que irá então aumentar o comprimento e largura dos dentes é bem simples e fácil de ser executado. Ficou curioso para saber como funciona? Confira o passo a passo completo de todas as fases do procedimento.

  1. Primeiramente realiza-se um mock up da situação;
  2. Moldagens e fotografias para diagnóstico e simulações;
  3. Tratamento gengival, remoção de manchas nos dentes superficiais e clareamento dental;
  4. Aprovação do plano de tratamento e propostas à estética do sorriso;
  5. Novas moldagens para confecção laboratorial dos fragmentos cerâmicos;
  6. Colagem definitiva dos fragmentos para aumento de tamanho e volume.

Para que sejam harmônicos e, principalmente, apresentem uma boa durabilidade da lente de contato dental é importante sempre manter seu cirurgião-dentista informado sobre quaisquer intercorrências no tratamento.

Aumento de Volume

Com o aumento no comprimento (alongamento), o aumento de volume é indicado para dentes com muitos espaços adjacentes entre si.

Correção de Bordas

Desalinhamentos entre as bordas dos dentes podem causar vários tipos de desarmonias no sorriso do paciente.

Dessa forma, essa é uma situação simples que pode ser corrigida com lentes de contato ou com uso de facetas de cerâmica. Ambas irão fazer muita diferença ao buscar o sorriso perfeito.

Além disso, outro ponto muito importante a ser levado em consideração quando falamos do alinhamento por lentes de contato, é que estes terminam em um resultado muito mais natural.

Então, pelo fato de, com o passar dos anos as bordas dos dentes se desgastarem de forma natural, as lentes irão conseguir oferecer a vantagem do alinhamento do sorriso além do processo de reconstrução da dentina.

Correção Suaves de Cor

Por mais que todos tomem o maior cuidado possível com os dentes, evitando atitudes que podem contribuir para isso, é mais do que normal que os dentes escureçam com o passar do tempo.

Isso pode decorrer de vários fatores, sejam eles:

  • Excesso do consumo de alimentos com corante ou com alta pigmentação, como por exemplo o café, açaí, chá preto, beterraba, vinho tinto, shoyu, suco de uva, refrigerantes de cola;
  • Restos de resinas antigas;
  • Cigarros;
  • Tratamento de canal realizados posteriormente;
  • O próprio envelhecimento natural do dente.

Dessa forma, conseguir manter uma harmonia na cor entre dentes é essencial para a estética do sorriso.

O tratamento realizado para esse processo é indicado em casos de dentes que apresentem variações intensas de cor ou muito amarelados.

Como a Lente de Contato Dental é Feita?

impressora 3D

Primeiramente, explicando de uma forma mais prática, as lentes de contato dental são nada mais do que laminados de porcelana super finos, moldados por uma impressora 3D.

O procedimento que é realizado nesse material é basicamente então colar tais lâminas de porcelana uma a uma nos dentes do paciente.

Normalmente, todo esse processo ocorre com menos de duas horas de aplicação.

E é importante lembrarmos que, por ser um tratamento simples, praticamente indolor e que não tem muitas restrições ou chances de complicações, não é necessário anestesia.

Passo a Passo do Procedimento

O primeiro passo é marcar uma consulta com seu dentista para que este consiga analisar seus dentes. Assim, irá checar também se as lentes de contato são de fato a melhor opção para o seu caso.

Se isso acontecer, é o momento então que o cirurgião-dentista irá tirar o molde de toda a dentina para que possa produzir as lentes perfeitas para o paciente.

Feito isso, chega o momento em que o protético (um especialista em próteses) irá produzir as lentes de contato de cada um dos dentes.

Hoje em dia, isso já é feito usando de técnicas modernas como impressão 3D e por meio de materiais resistentes, como por exemplo, o disilicato de lítio.

Normalmente, a espessura da peça protética é extremamente fina, elas costumam medir de 0,2mm a 0,4mm.

Por isso, é muito comum que elas tenham e ainda sejam sempre comparadas às lentes de contato para os olhos. Foi, inclusive, daí que surgiu o nome lente de contato dental.

Após todas as etapas estarem finalizadas e as lentes estiverem prontas, o que geralmente é um processo que dura em torno de duas semanas, o paciente é chamado para retornar ao consultório do dentista.

Neste momento, o dentista irá simplesmente alisar a superfície de todos os dentes que irão receber a lente e colá-las dente por dente, como se fosse um adesivo líquido.

Vantagens e Desvantagens das Lentes

correção estética

Independentemente do tipo de correção estética, é importante que o paciente considere algumas informações antes de investir neste tipo de tratamento.

Assim como para quaisquer procedimentos, sejam eles estéticos ou não, existem vantagens e desvantagens. Com as lentes de contato para os dentes não é diferente.

Ficou curioso para saber quais são elas? Nós iremos explicar abaixo.

Principais vantagens da aplicação das lentes:

Há Pouco ou Quase Nenhum Desgaste Dental

As lentes de contato são coladas diretamente sobre os dentes naturais, sem necessitar que ele receba muitos tipos de ranhura em sua superfície.

Elas são extremamente finas, dessa forma, não há a necessidade de ter dentes desgastados. Isso acaba o deixando muito mais resistente e com uma aparência mais bonita e saudável.

Não é um Procedimento Invasivo

Assim como explicamos no item anterior, o fato da colocação exigir pouco ou ainda quase nenhum desgaste da dentina, torna o procedimento livre da tão temida anestesia.

É um tratamento feito de forma completamente segura se realizado da maneira correta. Sem grandes operações e ainda apresenta os resultados totalmente visíveis quase que de imediato.

Possui uma Ótima Relação Custo-Benefício

É comum que, os pacientes que não fazem ideia de preços para esse tipo de tratamento, acabem desistindo do procedimento ao se depararem com os valores.

Logo no primeiro orçamento, os números podem realmente assustar.

Ainda assim, vale lembrar também que o custo é por dente.

O que muitos não entendem muitas vezes é que, o custo-benefício desse tipo de serviço é excelente por motivos simples. O material, por exemplo, tem altíssima qualidade.

Além disso, os pacientes que conseguem manter uma boa higiene bucal e que fazem o acompanhamento adequado com seu dentista, conseguirão mantê-las em bom estado por muito mais tempo.

Bom, parece um procedimento seguro e muito bem recomendado, certo?

Quais serão as desvantagens então?

Manchas Causadas por Antibiótico ou Flúor Trazem Maior Dificuldade

Normalmente, os problemas com manchas que ocorrem por causa de antibióticos ou fluorose são comuns e afetam a superfície do dente.

Dependendo da intensidade, a pigmentação escura que se manifesta não tem uma boa resposta às lentes.

Este costuma ser então um dos maiores motivos que deixa os pacientes e dentistas frustrados em tratamentos estéticos que influenciam no visual da pessoa.

Mínimo de Alinhamento Para Bons Resultados

As lentes de contato dental são mais indicadas em casos de harmonizações e correções suaves na forma e na cor dos dentes que possuem um melhor alinhamento.

Com certeza, se for o caso, seu dentista irá lhe explicar que é inviável corrigir dentes tortos e desalinhados, que possuem muitas restaurações dentárias em resina, com esse material.

É por isso que esta técnica se dá tão bem em casos de diastemas, harmonizações mais leves e comprimento ou equilíbrio estético dos dentes em situações isoladas.

Tratamentos que Exigem Dentes Muito Claros São Contraindicados

Para uma maioria significativa das pessoas que procuram um tratamento com lente de contato dental, a cor que o laminado terá é a parte mais importante.

Seja pelos famosos, artistas, jogadores de futebol, celebridades em geral, ou até mesmo pelo simples fato de ser algo que a sociedade julga esteticamente, ter dentes cada vez em tons mais brancos e claros é um desejo.

Porém, é muito comum que procedimentos realizados com essa finalidade tenham como resultados dentes superficiais e que claramente fogem do natural.

Quando falamos então de dentes extremamente branco, o ideal mesmo é investir em tratamentos com facetas em porcelana, que é a técnica com laminados cerâmicos mais versátil

Técnica Sensível com Relação aos Materiais e Talento do Profissional

Pode-se dizer que, entre os procedimentos mais difíceis em odontologia, encontramos o manuseio das lentes de contato dental.

Por serem finas e delicadas, qualquer descuido pode estragar o resultado de todo o procedimento realizado até então. O que costuma ocorrer pouco com laminados mais grossos e espessos.

É curioso que, fazer uso de porcelanas de qualidade e laboratórios de prótese dentária totalmente dedicados a esse tipo de técnica nunca foram tão essenciais para outros resultados quanto nos tratamentos com lentes.

Quantas Sessões São Indicadas Para Colocar Lentes?

diastemas

Para este procedimento, é importante que a pessoa tenha muita paciente, pois ele não é realizado em poucas sessões. Assim, para alcançar o resultado esperado, fica em torno de três ou quatro encontros.

Normalmente, na primeira será feito o planejamento de todo procedimento.

Após isso, o profissional prepara os dentes do paciente e faz os dentes laminados em resina bisacrilica, checando se ele gosta e onde é necessário mudar algo.

Feito isso, na próxima consulta, o dentista marca com o paciente para que eles possam fazer uma prova dos dentes de disilicato de lítio. Ou seja, procedimento extremamente importante para ver como o resultado será.

Por mais que todas as demonstrações já feitas sejam muito importantes, é na última consulta, no momento da aplicação, que o paciente consegue de fato ver como o dente está na boca.

Porém, não se desespere! Se algo não te agradou (dentes mais claros, de um tamanho diferente ou qualquer outra exigência pessoal) esse é o momento de avisar seu dentista e fazer as alterações necessárias.

Dessa forma, depois de ter passado por todos os procedimentos e finalmente ter certeza de que tudo está resolvido, o protético irá mudar o que foi pedido. No dia seguinte, ocorre a instalação das lentes.

Quanto Tempo as Lentes de Contato Dentais Duram?

desgaste nos dentes

Um quesito fundamental a ser levado em consideração nesse momento são as tecnologias e materiais de melhor qualidade empregados durante o procedimento.

Eles irão indicar com quando tempo os pacientes terão ou não de refazer suas aplicações. Na maior parte dos casos, as lentes duram cerca de 10 anos.

Juntamente com todos os outros fatores, assim como já citamos anteriormente neste artigo, é obvio que, os hábitos de higiene bucal de cada paciente têm um grande impacto.

Ou seja, a forma como cada um que possui lentes nos dentes irá cuidar da sua saúde bucal influencia sobre quanto tempo ela durará. Podendo estender ou encurtar a vida útil dela.

É Possível Tirar a Lente de Contato Dental?

lente de contato dentária

Talvez esta seja a informação que mais assusta os pacientes. Pois não, não é possível retirar 100% as lentes após estas serem colocadas.

Dessa forma, pode haver somente uma substituição do material, ou seja, o tratamento é definitivo. O que ocorre normalmente é essa troca, e as lentas não serão removidas totalmente.

Por mais que as modificações sejam pequenas e simples, é importante informarmos que são irreversíveis.

Por isso, é imprescindível, que, juntamente com o profissional, haja um criterioso planejamento. Além disso, sempre com aprovação do paciente!

Quando as Lentes de Contato Dental São Contraindicadas?

facetas de porcelana

Existem diversas razões e situações em que as lentes de contato não são indicadas.

Então, veja quais são as principais delas:

Dentes Acinzentados por Tratamento de Canal

Em muitos pacientes, o escurecimento dos dentes ocasionados principalmente por falhas no durante um tratamento de canal é uma situação muito desagradável.

Nesse caso, devido a sua espessura mais adequada, a técnica com facetas em porcelana acaba sendo a mais indicada para corrigir problemas intensos com relação a cor dos dentes.

Dentes com Extensas Restaurações Amareladas ou Antigas

Nos dentes que apresentam grandes restaurações amareladas, escurecidas ou até mesmo que sejam cobertos por facetas em resina, o método é contraindicado.

Isso acontece principalmente por conta dos sérios danos que causa à superfície dentária durante o procedimento de remoção desses materiais.

Neste caso, o mais indicado são as facetas em porcelana ou a restauração dentária em porcelana para dentes posteriores.

Correção da Agenesia dos Incisivos Laterais

A ausência de grupos dentários bilaterais é uma situação comum e que pode acontecer em uma boa parte da população.

Dessa forma, a técnica com lente de contato dentária não pode ser utilizada para tratamentos que sejam tão abrangentes. Pois, transformações bruscas nesses grupos dentários precisam do desgaste nos dentes.

Transformações na Forma e na Cor do Sorriso

Não que as lentes não sejam efetivas! Porém, quando o caso exige transformações muito grandes e intensas, as facetas de porcelana podem oferecer um melhor resultado.

Recuperação de Desgastes Dentários por Bruxismo

As lentes de contato dental são resistentes e muito duráveis quando corretamente indicadas. Porém, quando há uma presença de desgastes que foram claramente provocados pelo bruxismo, passam a ser contraindicadas.

Isso se dá principalmente porque o excesso de força feito sobre as porcelanas ultrapassa a capacidade máxima de resistência mecânica das peças.

Então, apesar de ser extremamente fina, se em qualquer parte do processo ocorrer um erro e algo for colocado na frente de dentes bem posicionados sem desgaste, há chances de o lábio ficar à frente.

Assim, isso causará no visual do paciente a impressão de que os dentes estão avançando em sua boca e, no sorriso, é muito fácil de se notar qualquer diferença, seja ela boa ou ruim.

Cuidados Após o Procedimento

Bruxismo

Após todas essas informações, ficou claro como a lente de contato dental é um material sensível e deve ser tratada com cautela, certo?

Para facilitar ainda mais, preparamos uma lista de cuidados básicos para seguir após a colocação:

  1. Evite o consumo em excesso de vinhos tintos;
  2. Utilize escovas de dentes com cerdas ultra macias;
  3. Abandone de vez hábitos como roer as unhas e outras superfícies que possam fraturar suas lentes;
  4. Em casos de bruxismo, peça ao seu dentista placas que auxiliem no controle dos danos causados pelo distúrbio.
  5. Diminua o consumo de vinagres, refrigerantes e outros alimentos/bebidas que deixam as superfícies das lentes opacas;
  6. Mantenha uma higiene oral sem nenhum instrumento que possa resultar riscos ou arranhões nos laminados;
  7. Café e cigarro em quantidades elevadas podem ser os vilões da história. Evite-os;
  8. Não utilize cremes dentários para clarear dentes;
  9. Cuidado com agentes clareadores utilizados no clareamento dental caseiro. O contato dessas substâncias com laminados pode tirar seu brilho.

Quanto Custa a Lente de Contato Dental?

preço da lente de contato dental

Normalmente, o preço varia de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 por dente. Porém, alguns fatores podem aumentar ou diminuir este valor. São eles:

  • Tamanho dos dentes;
  • Dificuldade em fazer a prótese;
  • Local do consultório e da fábrica das próteses;
  • O quão famoso e renomado o cirurgião-dentista é.

Então, existem diversos quesitos a serem levados em consideração quando falamos de colocar uma lente de contato dental. Portanto, analise todos eles para ter certeza de sua escolha!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.