O que é dente preto? Entenda as causas e tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O problema pode afetar muito além da estética dos dentes.

Você já deve ter visto pessoas com dente preto durante as festas juninas, certo? O que muitos não sabem é que a brincadeira pode se tornar real.

A principal causa do dente preto são traumas, mas outras doenças também podem escurecer o dente. É importante ressaltar que a falta de higiene bucal pode agravar (e muito) essa situação.

O dente preto é o resultado da necrose do nervo dentário. Ele pode ficar totalmente preto ou ir escurecendo aos poucos. Quanto antes você notar a mudança da coloração, mais opções de recuperação você terá. Há outros motivos que causam o escurecimento do dente, mais ligados a estética.

O que causa o dente preto?

Na maioria dos casos, o dente preto só aparece após um trauma. Se você bateu a boca com força, fique atento a coloração dos seus dentes. Caso o nervo do dente tenha sido comprometido, o dente ficará cada vez mais escuro de dentro para fora.

Já as doenças que podem levar aos dentes a escurecerem são: cárie e as doenças ligadas a gengiva. Se notar um ponto preto no dente, famoso sinal para cárie, procure seu odontologista.

A estética também é um fator a ser levado em consideração. Por um processo natural, muitos dentes brancos começam a escurecer com a idade.

A coloração não é necessariamente preta, mas se destaca dos demais dentes. Esses casos também possuem tratamento, mas não possuem consequências na sua saúde bucal.

Como tratar os dentes pretos?

O tratamento dos dentes pretos depende da sua causa. Na maioria dos casos, a coloração escura é o problema secundário, já que é apenas uma consequência do problema maior.

Se a questão primária for a necrose do nervo dentário, o paciente deverá realizar um tratamento de canal. Com isso, o nervo morto será retirado e o paciente não sentirá qualquer tipo de dor.

Depois disso, começa o tratamento para clarear os dentes. O processo pode ser demorado, já que a mancha começa no interior do dente. É preciso aplicar um clareador no interior e depois fazer o tratamento exterior.

Infelizmente, a maioria dos clareamentos não é 100% efetiva. Quanto mais escura a coloração do dente, mais difícil será a recuperação da cor natural.

Já no caso de cáries e outras doenças, a linha de tratamento é mesma. Primeiro haverá um tratamento para solucionar a origem do dente preto. Depois, o processo de clareamento.

Eu posso perder o dente?

Sim! É por isso que você deve visitar o dentista o mais rápido possível. Além de tornar o tratamento mais fácil, você também aumenta as chances de preservar a estrutura do dente.

A morte do nervo também abre espaço para a proliferação de bactérias dentro. Esse cenário favorece o aparecimento de mais doenças, o que agrava o quadro.

Como evitar os dentes pretos?

Quando falamos sobre traumas, a maior dica é tomar cuidado com os dentes. Se for praticar esportes que arriscam os dentes, use protetores bucais.

Para os demais casos, a maior dica é: cuide da sua saúde bucal. Não deixe de escovar os dentes de maneira correta, três vezes ao dia e usar fio dental.

Idas regulares ao dentista para limpeza também são importantes. Esse cuidado evita o surgimento de doenças como as cáries. Além disso, fazer clareamentos e vigiar os alimentos consumidos pode evitar o escurecimento natural dos dentes.

Lembre-se: a qualquer sinal de dente preto procure um dentista!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!