Higiene bucal é essencial para manter o sorriso branco

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Escovar os dentes corretamente é parte essencial da higiene bucal

Diversos procedimentos, como o clareamento dental, ajudam a recuperar o sorriso branco e brilhante. Contudo, existe uma arma muito poderosa para quem quer alcançar um sorriso verdadeiramente saudável: a higiene bucal.

A importância da higiene bucal vai muito além da estética. Preservar a saúde dos dentes e da boca em geral é preservar a saúde do corpo como um todo.

Higiene bucal é a maneira mais eficiente de manter dentes fortes e gengivas saudáveis. Além disso, é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças infecciosas, que surgem a partir do acúmulo de bactérias e restos de alimentos.

Todas pessoas devem prestar extrema atenção em sua higiene bucal. É importante que os pais ensinem esse hábito aos seus filhos para evitar o desenvolvimento de doenças orais na criança.

Além disso, mulheres grávidas também devem redobrar a atenção no procedimento, uma vez que, durante a gestação, as mulheres se tornam mais propícias ao surgimento dessas doenças.

Isso acontece por conta de alterações hormonais.

Cuidados para manter a higiene bucal

Existem algumas medidas e cuidados bucais que devem ser tomadas visando a preservação da saúde dos dentes.

Uma boa e simples dica é escovas os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo nos momentos após acordar, após as refeições e antes de dormir.

Além disso, a língua não deve ser deixada de fora, uma vez que nela também pode haver o acúmulo de bactérias.

Assim, para potencializar a limpeza bucal, também escove a língua.

É recomendada a utilização de escovas com cerdas macias e movimentos leves. Escovas com certas duras e movimentos muito bruscos agridem os dentes e, assim, podem causar o desgaste do esmalte dentário e traumas na gengiva.

Ainda, as pessoas podem recorrer à escova interdental, feita para deslizar facilmente no espaço entre os dentes.

Os cremes dentais que contém flúor em sua composição são úteis e indicados para promover a limpeza dentária. Após escovados os dentes, é hora de passar o fio dental.

O fio dental é um excelente aliado na prevenção contra a aglomeração de restos de alimentos e placa bacteriana nos dentes.

Contudo, é necessário realizar movimentos cuidadosos, evitando ferimentos e danos nos tecidos gengivais durante seu usos.

O enxaguante bucal também pode ser utilizado para complementar ainda mais a higienização da boca. Essa substância age no controle químico das bactérias, além de proporcionar um hálito agradável.

Porém, o uso do enxaguante bucal não pode ocorrer como substituição a uma boa escovação dos dentes.

Riscos da má higiene bucal

Quando a escovação dos dentes e a limpeza oral não ocorrem da maneira adequada, bactérias e resíduos que ficaram presos entre os dentes durante a mastigação se acumulam.

Desse modo, são desenvolvidas infecções, inflamações e irritações bucais.

Entre as principais doenças ou complicações orais causadas por deficiências na higiene oral, estão:

  • Cáries dentárias;
  • Doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite;
  • O endurecimento da placa bacteriana acumulada, provocando a formação do tártaro;
  • O desenvolvimento de úlceras bucais;
  • A retração gengival;
  • Halitose;
  • O acúmulo de pus no dente ou na gengiva, que recebe o nome de abscesso dentário.

É importante ressaltar que, além dos cuidados com a higiene bucal, é fundamental realizar visitas periódicas ao médico dentista. Assim, o profissional poderá avaliar a qualidade da saúde bucal do paciente e realizar os tratamentos necessários para melhorá-la.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!