Saúde bucal infantil deve ser preocupação desde o nascimento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os pais devem auxiliar na saúde bucal infantil desde o nascimento do primeiro dente

Inúmeras incertezas pairam sobre a cabeça dos pais quando o assunto é saúde bucal infantil. ”Quando devo levar meu filho ao dentista?”, “Quais cuidados devo tomar com a higiene bucal do meu filho?” e “Como devo ensinar meus filhos sobre a higiene bucal?” talvez sejam as mais frequentes.

A saúde bucal infantil deve ser uma preocupação desde o nascimento da criança. Primeiramente, os pais, com o auxílio de recomendações profissionais, devem realizar a higienização da cavidade bucal das crianças, ainda que os dentes de leite não tenham nascido. Com o passar do tempo e o desenvolvimento dos dentes e das funções motoras, os responsáveis devem começar a ensinar as técnicas de higiene aos pequenos.

A saúde bucal infantil é extremamente importante pois ajuda as crianças na prevenção de possíveis problemas futuros. Na infância, assimilamos e guardamos as informações com mais facilidade e adquirimos conhecimentos que são levados por toda nossa vida. Portanto, ensinar bons hábitos aos seus filhos é um investimento que o beneficiará pelo resto da vida.

Quando devo levar meu filho ao dentista?

É recomendado levar os filhos ao dentista a partir do nascimento do primeiro dente de leite, o que acontece por volta dos 6 ou 7 meses de idade.

Por mais que não haja nenhuma anomalia aparente na boca da criança, o profissional pode passar recomendações aos pais e principalmente ajudar a prevenir possíveis problemas.

Após a primeira consulta, o bebê deve realizar exames de rotina de 6 em 6 meses. Assim, o dentista pode acompanhar o nascimento dos demais dentes de leite e prevenir cáries.

A ida ao dentista da mãe ainda na gestação, não está descartada. É importante cuidar da higiene bucal dos bebês desde o seu nascimento.

Quais cuidados devo tomar com a higiene bucal de meu filho?

A limpeza da cavidade bucal dos pequenos deve ser iniciada antes mesmo do primeiro dente nascer. Além de manter a saúde bucal das crianças, eles já vão se acostumando com o processo de higiene bucal. É recomendado realizar esse processo utilizando uma gaze ou um paninho molhado em água filtrada.

A partir do nascimento do primeiro dente, assim como a ida ao dentista, é possível iniciar a escovação. Normalmente é utilizada uma dedeira. Ela possui uma ponta de silicone com cerdas bem macias.

Mais uma vez é importante fazer com que a criança vá se acostumando ao processo de escovação, por mais que não seja ela quem esteja, de fato, escovando os seus próprios dentes.

Ao completar dois anos de idade, o bebê deve ter a escovação acompanhada do uso do fio dental. Segundo especialistas, passar o fio é tão importante quanto escovar os dentes.

Ele evita a formação de placas bacterianas entre os dentes e também é imprescindível para manter a saúde bucal na infância.

Como devo ensinar meus filhos sobre a higiene bucal?

Como dito anteriormente, é extremamente importante ensinar técnicas de higiene bucal para os filhos, pois é nessa faixa etária que ocorre uma maior e mais fácil absorção do conhecimento por parte deles.

Os pais são exemplos para filho, logo, se ele observar que eles estão cuidando de sua saúde bucal, pode se espelhar e seguir o modelo.

É isso que torna a saúde bucal infantil tão importante: a criação de hábitos e costumes que ajudarão as crianças a conservar os dentes durante a vida toda.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.