Por que usar a pasta de dente infantil?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda os tipos, vantagens e desvantagens do produto

Incentivar os filhos a cuidar da saúde bucal é muito importante. No entanto, muitos pais se perguntam: é preciso usar a pasta de dente infantil?

Em primeiro lugar, sim, existe pasta de dente infantil. Você já deve ter visto algumas delas no mercado, com imagens de personagens e cores chamativas.

A pasta de dente infantil é como a pasta comum, mas com sabores adocicados. Algumas não contém flúor. As que contém flúor tem a quantidade correta para crianças.

O maior propósito dessas pastas é facilitar a aceitação dos pequenos, por conta dos sabores mais agradáveis.

Quais as vantagens de usar pasta de dente infantil?

A maior vantagem das pastas infantis é a aceitação das crianças. Com o sabor adocicado e as imagens de personagens, os cremes dentais infantis ganham os pequenos.

Outra vantagem é a certeza de que a pasta de dentes para crianças foi produzida pensando no público infantil. Ou seja, a quantidade de flúor é ideal (se contiver) e não existem substâncias agressivas.

No entanto, se seu filho mostrar interesse em usar a mesma pasta que você, pode ser uma vantagem. Muitas crianças querem imitar os pais e isso pode ser usado como aliado para os cuidados bucais.

Lembre-se sempre de conversar com seu odontopediatra sobre os cuidados a serem tomados com as pastas comuns.

Pasta de dente com ou sem flúor?

Essa é a dúvida da maioria dos pais. A escovação com pasta começa assim que nasce o primeiro dentinho do bebê. Antes disso, a limpeza deve ser feita sem creme dental.

Infelizmente, não há uma resposta exata. A maioria dos profissionais (odontopediatras e pediatras) recomenda que até os 18 meses seja usado apenas creme dental sem flúor. Depois disso, o uso é liberado, mas sem exageros.

No entanto, há vários profissionais que apoiam o uso do flúor desde o primeiro dente. A única recomendação é que os cremes dentais tenham a quantidade correta de flúor e que sejam usados em pequenas doses.

Se você, junto com os profissionais que cuidam do seu filho, decidiu usar pasta com flúor siga essas dicas:

  • Use a pasta apenas 2 vezes no dia;
  • Coloque apenas uma pequena quantidade de pasta na escova (como um grão de arroz cru);
  • Supervisionar a escovação é essencial;
  • Não deixe que a criança brinque com a pasta e use mais do que o recomendado.

Qual pasta de dente é proibida para crianças?

Não é recomendado que as crianças usem as mesmas pastas do pais. Algumas das pastas destinadas aos adultos contém substâncias agressivas e desnecessárias para os pequenos.

Essas pastas não podem ser usadas pelas crianças, mesmo as com mais de 18 meses. Alguns tipos de pastas que não devem ser usadas:

  • Com ação de clareamento;
  • Para sensibilidade;
  • Com ação anti-tártaro.

Se for usar uma pasta para adultos, escolha a tradicional. Veja também se o gosto da pasta não é muito forte, porque isso pode causar rejeição dos pequenos. Não inicie essa rotina sem conversar com um profissional antes.

O odontopediatra é o ideal para indicar a melhor pasta para cada momento. Mesmo se sua escolha for a pasta de dente infantil, é importante checar as orientações do dentista do seu filho!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.