Como manter a higiene bucal do bebê em dia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Mesmo sem os dentinhos, a boca do bebê precisa de atenção e cuidados

Quando nasce um bebê, nasce também uma lista infinita de perguntas sobre sua saúde. Hoje, vamos falar sobre as dúvidas que envolvem a higiene bucal do bebê. É preciso escovar a boca do bebê antes do primeiro dente?  Quando devo consultar um dentista?

Vamos detalhar algumas recomendações por faixa etária, com dicas importantes, para cuidar da higiene bucal do bebê sem erros ou complicações.

A higiene bucal do bebê começa logo depois do nascimento. Ela consiste na limpeza da gengiva e, mais tarde, dos dentes, além das idas ao odontopediatra. Cada idade exige um tipo de limpeza e material diferentes.

A saúde bucal do bebê se torna mais fácil e efetiva com sua prática diária, então a coloque como prioridade na rotina.

Lembre-se: é importante que mãe consulte um dentista ainda na gestação. A consulta é voltada para esclarecer dúvidas, ajudar na escolha dos produtos que devem ser comprados e preparar a mãe para os cuidados futuros.

Se possível, o ideal é já consultar com um odontopediatra, porque ele é o profissional indicado para cuidar do seu bebê após o parto.

Cuidados com a saúde bucal do bebê:

Nessa lista, separamos os momentos por eventos (como nascimento do primeiro dente) e idade estimada. Se o seu bebê não se encaixa dentro da idade estimada, não se preocupe.

Cada criança é única e possui tempos diferentes para cada nova fase. Se a demora para o nascimento dos dentes te preocupar, consulte um odontopediatra para tirar suas dúvidas e checar seu bebê.

Dos 0 aos 6 meses:

É o período em que o bebê não possui nenhum dente. Com uma gaze e água limpa, limpe a gengiva delicadamente. Assim, você retira todos os resíduos de leite que ficam alocados.

Essa limpeza deve ser feita, no mínimo, uma vez por dia. No entanto, tenha cuidado: a gengiva do bebê é delicada e o excesso de uso da gaze pode causar machucados. O recurso da gaze deve ser usado até o nascimento do primeiro dente.

Dos 6 aos 14 meses:

O primeiro dente já nasceu. É hora de ir ao odontopediatra para a primeira consulta do pequeno. A higienização também muda. Troque a gaze por uma dedeira, mas ainda não use cremes dentais.

O ideal é que a escovação ocorra mais de uma vez por dia, já que o acúmulo de alimentos ou leite no dentinho (ou dentinhos) pode causar a cárie infantil. Evite que o bebê durma sem a higienização.

Dos 14 meses aos 3 anos:

O que marca essa transição é o nascimento dos primeiros molares. Agora, você deve usar uma escova infantil e o creme dental recomendado pelo odontopediatra (que pode ser com ou sem flúor).

Use pouquíssimo creme, principalmente para evitar que a criança engula o material. Se a criança ainda não souber cuspir, utilize uma gaze com água para retirar o excesso de creme dos dentes.

Após os 3 anos:

A partir de agora os bebês já sabem cuspir e se tornam mais participativos no processo da escovação. O uso do creme dental pode ser feito nas quantidades normais. Sempre supervisione para que não haja o consumo do creme.

Outra mudança é no tipo de creme dental: é recomendado usar uma pasta de dente com flúor. Isso ajuda a combater a cárie infantil.

A higiene bucal do bebê é apenas o primeiro passo e talvez o mais importante por seu papel a longo prazo: além de evitar doenças, também cria a rotina da limpeza e consciência da saúde bucal desde cedo. Uma boa relação com a escovação e com as idas ao dentista pode evitar diversos problemas, como o medo de dentista.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.