Escova de dente para bebê é diferente das tradicionais?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba ainda como realizar a higiene bucal de seu filho

É comum que os pais tenham diversas dúvidas quanto a saúde bucal de seu bebê. E em relação ao tipo de escova a ser utilizado, sempre fica a questão: “Existe uma escova de dente para bebê?”

A grande verdade é que existem diferentes tipos de escova para cada fase da vida, inclusive a escova de dente para bebê. O critério de diferenciação se dá pelo formato e tamanho do maxilar e dos dentes de quem for utilizar o aparato.

A escova de dentes para bebê deve ter características específicas. O ideal é que ela possua uma cabeça pequena e anatômica, cerdas arredondadas, polidas e ultra macias.Também é recomendado que a escova tenha um cabo com textura macia, que se adapte facilmente às mãos da criança.

Ela pode ser utilizada a partir da erupção dos primeiros dentes da criança. Antes disso, o recomendado é que o bebê utilize um mordedor.

O mordedor auxilia no desenvolvimento e percepção tátil, auditiva e visual da criança. Ele também facilita a erupção dental e estimular o movimento mandibular.

Forma correta de realizar a escovação em bebês

A limpeza da cavidade bucal dos pequenos deve ser iniciada antes mesmo do primeiro dente nascer. Com isso, além de manter a saúde bucal das crianças, eles já vão se acostumando com o processo de higiene bucal.

É recomendado realizar esse processo utilizando uma gaze ou um paninho molhado em água filtrada. Assim, você pode limpar a a língua e a gengiva do bebê.

Essa região propicia um maior acúmulo de bactérias provenientes da alimentação, e deve ser higienizada para que não traga maiores problemas a saúde bucal dos pequenos.

Mas quando devemos começar a escovação?

A partir do nascimento do primeiro dente já é possível iniciar a escovação em bebês. Normalmente é utilizada a escova dental para bebês. Mas em alguns casos é possível utilizar uma dedeira.  Ela possui uma ponta de silicone com cerdas bem macias.

O ideal é utilizar cremes dentais com pouco flúor. Nessa idade, o contato excessivo com o flúor pode ser maléfico a saúde.

A criança pode desenvolver a fluorose dentária, doença responsável por deixar manchas brancas nos dentes.

Ao completar dois anos de idade, o bebê deve ter a escovação acompanhada do uso do fio dental. Segundo especialistas, passar o fio é tão importante quanto o ato de escovar os dentes. Assim, os dois se complementam.

Ensinando seu filho sobre a saúde bucal

É importante fazer com que a criança vá se acostumando ao processo de escovação, por mais que não seja ela quem esteja, de fato, escovando os seus próprios dentes.

Também é nessa faixa etária que ocorre uma maior e mais fácil absorção do conhecimento por parte deles.

Os pais são exemplos para filho. Logo, se ele observar que eles estão cuidando de sua saúde bucal, pode se espelhar e seguir o modelo.

Além de tudo isso, a criança deve ir no dentista pelo menos 1 vez por ano. A consulta serve para verificar se os dentes estão crescendo corretamente e se não estão desenvolvendo cáries.

Como vimos, ideal é começar com uma escova de dente para bebê e, conforme o tempo, adaptar a escova para facilitar a higienização.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.