Pré-natal odontológico ajuda a gestante a manter a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O pré-natal odontológico é tão importante quanto a orientação de um ginecologista e de um obstetra

A partir da descoberta da gravidez, as mamães passam a mudar seus hábitos. Afinal, agora existe uma criança em sua barriga. E isso significa que todo cuidado é pouco, já que a saúde dele será reflexo da sua. Então, é necessário também fazer um pré-natal odontológico.

O pré-natal odontológico normalmente é iniciado nos últimos três meses de gravidez, após passar aquele período de turbulência na vida da mulher, pois o início é a época mais crítica da gestação.

O pré-natal odontológico é o acompanhamento feito pelo dentista para evitar a aparição de doenças e para tratar os problemas já instalados na cavidade bucal das gestantes.

Importância do acompanhamento

A saúde bucal da gestante influencia diretamente na saúde do bebê. Se ela estiver com problemas periodontais, por exemplo, pode fazer com que seu filho nasça de maneira prematura ou abaixo do peso.

As inflamações na gengiva incentivam a liberação de citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto.

Portanto, o acompanhamento do dentista é tão importante quanto a orientação do ginecologista e do obstetra.

No entanto, nem só o pré-natal é fundamental. Após o nascimento da criança, a mãe deve continuar indo às consultas, agora acompanhada de seu filho.

O dentista poderá verificar se existe alguma disfunção na boca do bebê, como possuir o frênulo lingual curto, que pode atrapalhar a amamentação.

Além disso, ele ensinará os pais a fazerem a higiene bucal do recém-nascido da forma correta.

Mudanças na saúde bucal da gestante

Durante nossa gestação, sofremos com diversas mudanças do nosso corpo. Uma delas é o aumento dos níveis de progesterona e estrogênio do corpo. Então, é preciso ter cuidados na gravidez.

Essa alta dos níveis hormonais pode provocar ações vasodilatadoras, causando sangramentos na gengiva e até mesmo gengivite.

Os enjoos que sentimos também estão diretamente ligados com a saúde da boca. O vômito altera o pH da saliva, deixando-a mais ácida.

Essa ação faz com que a incidência de cárie, aftas e erosão ácida aumente. Se quiser entender como isso funciona, clique aqui e confira esse artigo especialmente sobre acidez na boca.

Bons hábitos durante a gestação

Mesmo que o nosso corpo esteja propenso a desenvolver esses distúrbios durante a gestação, algumas atitudes previnem que eles se instalem.

  • Faça uma higiene bucal completa, com escova de dente, fio dental ou fio dental com haste, raspador de língua e, se preciso, escova interdental;
  • Utilize creme dental com flúor, ele ajuda a formar uma capa protetora em volta do dente;
  • Tenha uma alimentação balanceada. Além de ajuda na sua saúde e na do bebê, alguns alimentos favorecem a proliferação de bactérias e a deterioração dos dentes. Portanto, nada de gordura ou açúcar;
  • Hidrate-se. A água ajuda a estimular a produção de saliva, um agente regulador e protetor da nossa boca.

Previna-se

Fazer um pré-natal odontológico faz toda a diferença! Se o dentista orienta a mulher desde o começo, é mais fácil traçar um planejamento de avaliações sem impor risco algum, agindo de maneira profilática.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.