Dicas para manter uma boa saúde bucal na gestação

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Doenças orais podem colocar em risco a vida do bebê

Ter um filho é um grande sonho para muitas mulheres. Porém, para uma gravidez saudável, é importante dar atenção à saúde bucal na gestação.

Os cuidados com a saúde bucal na gestação não são diferentes dos cuidados comuns, mas devem ser realizados com muito mais atenção.Afinal, os nove meses com um bebê à bordo não são nada fáceis.

Entre os principais cuidados para manter a saúde bucal na gravidez, estão:

  • Higienização bucal

Em geral, é de extrema importância que as pessoas prestem extrema atenção nos cuidados com sua saúde bucal. Para as gestantes, esse cuidado deve ser redobrado.

Isso porque uma série de doenças orais podem se desenvolver, prejudicar a saúde bucal da gestante e impactar a gestação. A infecção na gengiva, chamada de gengivite, é a mais comum delas.

Durante a gravidez, devido a algumas alterações hormonais, as mulheres se tornam mais suscetíveis ao surgimento dessas doenças.

Um dos principais impactos de um caso de gengivite durante a gravidez, além do aumento dos sangramentos gengivais e dores, é o possível nascimento prematuro do bebê.

A gengivite gravídica (nome recebido pela doença que acomete as grávidas), estimula a liberação de hormônios e sinais químicos que provocam contrações do útero e induzem o parto, como a prostaglandina.

Outra doença da cavidade oral que também ajuda a liberação dessa substância é a periodontite.

Desse modo, essas doenças, facilmente evitáveis com a realização de uma boa limpeza bucal, podem colocar em risco a vida do bebê.

  • Cuidados com a alimentação

Nesse quadro, as grávidas estão mais vulneráveis ao aparecimento de cáries. Isso porque, por se alimentarem mais vezes ao dia, aumentam o consumo de carboidratos e açúcares.

Para evitar esse problema nos dentes e promover uma melhor saúde bucal na gravidez, é recomendado que se tome maiores cuidados com a alimentação, seguindo uma dieta saudável.

  • Acompanhamento com dentista

É indicado que a grávida seja acompanhada por um profissional da área da odontologia durante todo o processo de gestação.

Assim, a prevenção e os cuidados para com os problemas orais são possibilitados.

Já existem profissionais que se dedicam aos estudos da odontologia para gestantes. Essa especialidade visa cuidados eficientes com uso menor de medicamentos (para que não prejudiquem a gravidez).

O auxílio do médico dentista também é importante para remediar os efeitos da erosão dentária que ocorre durante a gravidez.

Esse problema ocorre devido o contato entre os ácidos presentes no suco gástrico e os dentes, em momentos de azia e enjoo.

Dicas durante a gestação

Existem algumas dicas que facilitam a vida da gestante para os cuidados com a saúde bucal.

Escolher uma escova com cerdas macias, por exemplo, ajudam a evitar feridas e sangramentos na gengiva ocasionados pelo contato entre o acessório e os tecidos gengivais.

O uso de fio dental aprofunda ainda mais a limpeza dos dentes e evita qualquer acúmulo de restos de comida e bactérias, que podem vir a gerar doenças orais.

Escolher um creme dental de sabor suave pode ser útil para evitar e diminuir a incidência de enjoos.

Mulheres grávidas que fazem tratamentos com aparelhos ortodônticos devem prezar ainda mais pela saúde bucal na gestação. Isso porque os aparelhos facilitam o acúmulo de comidas.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!