Como tratar e evitar o tártaro nos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O tártaro pode ocasionar manchas amareladas e incômodas nos dentes

É natural que, com o passar dos anos, os dentes percam seu branco original e passem a exibir tons mais amarelados. Em alguns casos, quando os devidos cuidados com a saúde bucal não são tomados, uma placa de cor amarelada é formada. Essa placa recebe o nome de tártaro.

O tártaro é motivo de incômodo e desconforto. Ele é totalmente visível, diferente de uma placa bacteriana simples, que é uma película sem cor. Além disso, é poroso, o que facilita a retenção de manchas.

Tártaro é a forma endurecida de uma placa bacteriana que se acumula nos dentes. Ele possui uma coloração em tons de amarelo ou marrom. Pode ser encontrado na base dos dentes ou entre eles.

Apesar de parecer inofensivo, ele pode evoluir e desencadear outros problemas relacionados à saúde bucal, como a cárie ou doenças periodontais. O tártaro também é conhecido como cálculo dental ou cálculo.

Sintomas e efeitos do tátaro nos dentes

Se não for removido, o tártaro no dente pode irritar e inflamar a região da gengiva, provocando inchaço e vermelhidão. Dores e sangramentos são alguns dos sintomas mais comuns.

Em um estágio mais avançado, se desenvolvem doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.

Essas doenças atacam a estrutura óssea da boca. Isso significa que um caso de placa bacteriana endurecida não tratado pode ocasionar até mesmo a perda dos dentes.

O tártaro no dente também é causa de mau hálito. Se não for retirada, essa placa endurecida provoca um acúmulo cada vez maior de bactérias ou até de restos de alimentos na boca, gerando a halitose.

Tipos de tártaro

Existem dois tipos de ocorrência do problema:

  • O supragengival é localizado acima da borda da gengiva e não apresenta dificuldades para ser identificado. Possui coloração amarelada, esbranquiçada ou em tons mais escuros;
  • O subgengival é localizado abaixo da borda da gengiva e não pode ser identificado em um exame visual. Possui coloração mais próxima aos tons de verde e preto.

Tratamentos para o Tártaro

O tratamento só pode ser realizado por um profissional da área da odontologia, que realizará uma raspagem de tártaro, também chamada de limpeza.

Essa raspagem é feita com instrumentos específicos no consultório odontológico.

No caso dos supragengivais, são utilizadas curetas e ultrassons. A extração do tipo subgengival é mais delicada e requer uma raspagem abaixo da gengiva.

Evitando o Cálculo Dental

O aparecimento de tártaro nos dentes é resultado de uma série de descuidos com a saúde bucal. Essa condição pode ser só o pontapé inicial de diversos problemas bucais.

Uma escovação bem feita, auxiliada pelo uso de fio dental e enxaguante bucal, serve para retirar as placas bacterianas acumuladas naturalmente na boca.

Porém, se isso não acontece, as placas se calcificam e ocorre a formação do tártaro.

Já existem no mercado cremes dentais anti-tártaro. Apesar de não servirem como tratamento, eles auxiliam na prevenção do seu aparecimento.

O consumo exagerado de alimentos com grande quantidade de açúcar também propicia a formação de tártaro nos dentes e, por isso, deve ser evitado.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.