Alimentos com corante mancham e amarelam os dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais são os alimentos com corante e as maneiras de evitar seus efeitos

Você sabia que a nossa alimentação pode comprometer o nosso sorriso? Existem diversos grupos alimentares que contribuem para o desenvolvimento de problemas bucais, como os alimentos com corante.

Os alimentos com corante, quando consumidos em excesso, podem gerar cáries, erosão dental e ainda manchas nos dentes. Neste artigo vamos entender por que isso acontece e quais comidas devem ser evitadas.

Os alimentos com corante possuem um uma substância que altera a sua cor. Ele pode ser industrial ou natural, como a semente de urucum. Independente da fonte, podem impactar a saúde dos dentes.

Ação dos alimentos com corante

efeitos do corante alimentício

O amarelamento ou escurecimento dos dentes está ligado ao processo de envelhecimento natural do corpo. Mas essa mudança de coloração também pode estar ligada a dieta de cada paciente.

Chocolate, chás, refrigerante, café e molho de tomate industrializados são apenas alguns dos exemplos de alimentos que contém essa substância corante que mancha os dentes.

A cor dos dentes é resultado de uma camada chamada dentina. Quando o esmalte dentário, que protege essa camada, sofre algum tipo de desgaste e fica exposto, os riscos de absorção dos pigmentos aumentam.

Confira alguns alimentos que tem corante alimentício:

  1. Açaí;
  2. Beterraba;
  3. Acidez de algumas frutas;
  4. Refrigerantes;
  5. Vinhos;
  6. Cafés;
  7. Chás;
  8. Amora;
  9. Mirtilo;
  10. Molhos de tomate e catchup;
  11. Molhos de soja;
  12. Ameixa;
  13. Suco de uva;
  14. Morango;
  15. Amora,
  16. Folhas escuras;
  17. Chocolate;
  18. Balas e chicletes;
  19. Sucos coloridos artificialmente.

Como evitar os efeitos do corante

impactos do corante alimentar

O primeiro passo para não manchar ou amarelar os dentes é evitar o consumo excessivo desse grupo de alimentos. É importante ressaltar que qualquer tipo de comida ingerida em grandes quantidades pode prejudicar  a saúde bucal.

A boa notícia é que esse processo é reversível. Boa parte das manchas conhecidas como extrínsecas, que estão na parte externa dos dentes, podem ser removidas pela higiene bucal.

Escovar os dentes e usar o fio dental são ações que removem os pigmentos superficiais aderidos apenas no biofilme do esmalte. O uso de enxaguantes bucais também pode ser recomendado pelo cirurgião-dentista.

Mas fique alerta, ingerir esse tipo de alimento diariamente, ou com certa frequência, irá promover amarelamento permanente. As moléculas do corante podem invadir a dentina e se conectar às suas estruturas do dente.

No último caso, quando o corante alimentar já está em contato com a dentina, a única maneira de reverter o quadro é por meio do clareamento dental, que pode ser caseiro ou a laser no consultório odontológico.

Nesse processo químico, o agente clareador age diretamente nas estruturas dentárias. Ele tem a capacidade de oxidar as moléculas pigmentadas, e assim, deixa os dentes brancos novamente.

Apesar de todas as técnicas e maneiras de evitar o efeito dos corantes mesmo após o seu consumo, é sempre bom prevenir. Por isso, sempre registramos a importância de uma escovação minuciosa.

Além disso, ao detectar os impactos dos alimentos com corante, não deixe de procurar o seu dentista de confiança. Só ele pode indicar o tratamento mais adequado e quais procedimentos devem ser realizados.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.