Refrigerante age no dente e prejudica saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Bebida contém açúcares e ácidos que desmineralizam o esmalte dentário e causam cárie

Não é raro encontrar crianças bebendo refrigerante durante as refeições. Se tornou um hábito incluir essa bebida gasificada e doce na rotina. Mas, o que poucos se dão conta, é que ela prejudica (e muito!) a nossa saúde bucal.

O refrigerante é considerado uma das principais fontes de cárie entre os mais jovens. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presentes na bebida desmineralizam o esmalte dental e contribuem para a formação das doenças dentais.

Refrigerante é uma bebida não alcoólica e não fermentada. Costuma ser fabricada industrialmente, e sua base contém água mineral e açúcares, podendo ter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbônico.

Estudos apontam que o consumo de refrigerante é cada vez maior, não só entre as crianças, como também entre adultos.

Por isso, adolescentes não são os únicos em risco. O consumo prolongado da bebida gasificada tem um efeito cumulativo no esmalte do dente. E com uma expectativa de vida crescente, mais chances de apresentar problemas dentais, os mais velhos terão.

Em casos mais extremos de ingestão de refrigerantes, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores, pode levar até mesmo à perda dental.

Que tal evitar o consumo de refrigerantes?

Não há mistérios para conter a desmineralização do esmalte dentário e o desenvolvimento de doenças bucais: é preciso evitar o consumo de refrigerante.

Dessa forma, resolvemos listar algumas dicas que podem te ajudar e parar de beber ou controlar a ingestão de refrigerantes. E também ações que podem reduzir suas consequências.

  • Consumo de outras bebidas: dê preferência à bebidas que contenham menos açúcar e ácido como água, leite e suco de fruta 100% natural. E lembre-se: o seu consumo pode beneficiar os seus filhos.
  • Bochecho com água: depois de beber o refrigerante procure enxaguar a boca e os dentes com água natural. Esse hábito pode remover os vestígios da bebida e diminuem os riscos de exposição do esmalte aos ácidos.
  • Escovação com pasta de dente com flúor: essa substância diminui o risco de cáries e fortalece o esmalte do dente. Fazer bochechos com enxaguantes que contenham flúor também é recomendado. Mas, em caso de dúvidas sobre qual produto usar, procure seu dentista.
  • Consulte um profissional e faça aplicações de flúor: manter visitas regulares ao dentista, principalmente se você é um grande consumidor de refrigerantes, é essencial. Ele fará limpeza e aplicação de flúor nos seus dentes para evitar problemas mais graves, como a cárie e doenças periodontais.

Higiene Bucal também é determinante

Como vimos, o consumo excessivo de refrigerantes pode prejudicar a saúde dos nossos dentes e do nosso sorriso. É importante ressaltar que os problemas são causados por qualquer tipo de refrigerante.

Não importa o sabor ou a marca do produto, para ficar longe das cáries e preciso também ficar longe de bebida.

Manter uma higiene bucal em dia também é um fator determinante. Por isso, escove os dentes ao menos três vezes ao dia e não deixe de usar o fio dental, enxaguante bucal e raspador de língua.

Combinando todas essas ações e evitando o refrigerante, você terá sempre dentes brancos e saudáveis.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.