Importância da saúde bucal para os dentes e para o corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Manter a saúde bucal ajuda a manter a saúde do corpo

Porta de entrada de bactérias e microrganismos, a boca desempenha importantes funções conectadas ao bom funcionamento de todo o corpo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, é a maior cavidade do corpo a ter contato com o ambiente. Justamente por isso, a saúde bucal é tão importante.

Deixar a saúde bucal de lado proporciona a proliferação de fungos e bactérias. Eles podem acabar atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças graves. Diversas patologias mais sérias podem ser causadas por infecções que começam na boca, afetando todo o organismo humano e órgãos, como o pulmão ou até mesmo o coração.

Saúde bucal é a união de diversos fatores que juntos mantém a higiene dos dentes e evitam a proliferação de doenças. É preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também antes de dormir. A melhor maneira de fazer isso é utilizar uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor.

Dicas para Manter uma Boa Saúde Bucal

A complementação da escovação pode ser feita com o fio dental entre todos os dentes para mandar a saúde dental.

É recomendado trocar regularmente a escova de dente, não emprestar de outras pessoas e beber muita água para hidratar não somente a boca, mas todo o organismo.

Também é indicado manter uma alimentação saudável e controlar a frequência de ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições.

Quem usa aparelho ortodôntico, precisa se preocupar mais com a higiene bucal, gengiva e o uso do flúor. Isso porque o aparelho retém muito restos de alimentos.

Além de todas essas dicas, é muito importante manter uma rotina onde, pelo ao menos uma vez ao ano, você compareça ao dentista.

Checar se está tudo bem, fazer uma limpeza profissional e sanar possíveis problemas, para que estes não venham a ser uma doença mais séria no futuro.

Consequências da Falta de Higiene Bucal

Não escovar os dentes ou até mesmo escovar de forma equivocada pode gerar um enorme número de bactérias e até mesmo desencadear a endocardite.

Esta é uma doença grave, que afeta as válvulas cardíacas do coração. Uma de suas causas está relacionada às bactérias e fungos formados no órgão oral, que passam a se multiplicar em grande escala em outros órgãos.

Além dos problemas de saúde mais sérios, a falta de higiene bucal pode causar outros problemas, tais como:

  • Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos. Também pode advir por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Exemplo: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).
  • Mau hálito: tem várias causas, dentre elas a higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
  • Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.
  • Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza. Como exemplo está a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás. Nessas regiões, a placa pode provocar cáries e formação de tártaro.
  • Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Riscos de Câncer de boca

Durante a escovação dos dentes observe se existem lesões (manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas, feridas), principalmente na língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta.

As lesões bucais mais comuns são feridas provocadas por próteses removíveis (dentaduras), aftas, herpes labial e inflamações gengivais. Todas estas são benignas. Entretanto, em alguns casos, o câncer pode ocorrer na boca.

Para os que têm mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de cigarro, tabaco e bebidas alcoólicas, é importante procurar um profissional de saúde. Assim, será possível fazer um exame preventivo para o câncer de boca.

Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.

Com todas estas informações, fica claro que cuidar da saúde bucal é extremamente importante. Não apenas para manter um sorriso esteticamente bonito. Também é essencial para manter a saúde de todo o corpo.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!