Câncer na boca tem sintomas sutis e diferentes causas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença afeta diversos brasileiros e já é tratada como um problema de saúde pública

Os sintomas do câncer na boca são bastante sutis.  Eles variam de acordo com o desenvolvimento da doença. Por isso, é comum ser identificada já em estado avançado.

Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 16.000 casos de câncer na boca são diagnosticados por ano no Brasil. Assim, a doença é tratada como um problema de saúde pública.

O câncer na boca ou oral é um tipo de câncer que agride os tecidos da região da boca.  Esse processo se dá pela divisão descontrolada de células incomuns ao corpo nessa região.

Sintomas do câncer bucal

Já que nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal,  o principal meio de prevenção é a realização de exames de rotina periódicos com um profissional qualificado.

Contudo, além das consultas regulares, você deve falar com o seu dentista caso observe sintomas como:

  • Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
  • Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
  • Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
  • Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
  • Dificuldade para mastigar ou para engolir;
  • Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
  • Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura;
  • Alterações na fala.

Principais causa do câncer na boca

O tabaco é responsável por 80 a 90% dos casos de câncer de boca, seja em pessoas que fumam ou mascam o produto.

O ato de fumar é bastante associado ao câncer pulmonar, mas a fumaça entra em nosso corpo principalmente pela boca, logo também tem ligação direta com nossa saúde bucal.

Mascar o tabaco também eleva em 50 vezes a possibilidade do indivíduo desenvolver o câncer na boca. Pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso também aumento bastante a chance de desenvolvimento da anomalia.

A má higiene bucal e a falta de vitamina C na dieta também podem servir como catalisadores para o desencadeamento do câncer bucal.

Tipos de câncer na boca

Existem 4 principais tipos de câncer de boca, sendo eles:

  1. Carcinoma de Células Escamosas – 90% dos cânceres da cavidade oral  são carcinomas de células escamosas. Este tipo de câncer na boca tem inicio em formas primitivas de células escamosas, que são células planas, do tipo que normalmente formam o revestimento da boca e da garganta.
  2. Carcinoma Verrucoso – Esse tipo de carcinoma de células escamosas representa menos de 5% de todos os cânceres orais. É um câncer de crescimento lento que raramente dissemina para outras partes do corpo.
  3. Carcinoma de Glândulas Salivares – O câncer de glândulas salivares pode se desenvolver nas glândulas da mucosa da boca e perto da garganta. Existem vários tipos de câncer de glândulas salivares, entre eles, carcinoma adenoide cístico, carcinoma mucoepidermoide e adenocarcinoma polimorfo de baixo grau.
  4. Linfomas – As amígdalas e a base da língua pertencem ao sistema imunológico. Os cânceres que se iniciam nessa região são denominados linfomas.

Como tratar câncer na boca

Após o diagnóstico, uma equipe de especialistas desenvolve um plano a ser traçado para cada paciente. Assim, ocorre uma cirurgia seguida de tratamentos mais agressivos, como radio ou quimioterapia.

A identificação do câncer na boca normalmente é realizada pelo dentista enquanto a cirurgia e procedimentos posteriores são gerenciados por um cirurgião de cabeça e pescoço (CCP).

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.