Acompanhamento odontológico garante a manutenção da saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual é a importância de visitar o seu dentista regularmente

Certamente você já deve ter escutado que é bom visitar o seu dentista regularmente. Isso, certamente, é bastante importante e possui um nome: acompanhamento odontológico.

Você também já deve ter ouvido o ditado: “prevenção é o melhor remédio”. Assim, mais uma vez é possível observar a importância da realização do acompanhamento odontológico.

Acompanhamento odontológico é fundamental, pois a partir dele você pode conferir a saúde plena dos seus dentes, língua, gengivas e toda a cavidade oral.

Além disso, estudos indicam que a saúde de nosso organismo começa na cavidade oral. Logo, ao obter uma boa saúde bucal você pode garantir o bom funcionamento de todo o seu corpo.

Importância do acompanhamento odontológico

É essencial realizar o acompanhamento com o dentista pois ele pode identificar possíveis problemas relacionados a seus dentes, gengivas e outras estruturas bucais.

Assim, ele poderá observar se existe cárie ou algum problema gengival. Além disso, ele pode verificar como anda a escovação e se existem problemas oclusais ou estéticos na boca do paciente.

Dessa maneira, o profissional realiza um trabalho de prevenção, visando evitar complicações futuras. Muitas doenças começam de forma silenciosa, e só sinais notáveis ao paciente quando já estão bastante desenvolvidas.

Por isso, o acompanhamento odontológico possui tremenda relevância. Pode ser enquadrado, inclusive, como uma modalidade da odontologia preventiva.

Como o acompanhamento atua de maneira rápida, interceptando a anomalia em seu início, é possível dizer que ele ainda beneficia o cliente no quesito financeiro.

Isso porque o procedimento evita que o problema adquira uma gravidade ainda maior. O que demandaria um tratamento mais complexo e, consequentemente, mais caro para o paciente.

Por fim, como já dissemos, o acompanhamento proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Com a boca em dia, é possível adquirir, de uma maneira geral, uma saúde muito melhor, beneficiando todo o nosso organismo.

Procedimentos comuns realizados no acompanhamento odontológico

O profissional geralmente inicia as consultas com um exame clínico completo para reconhecer sua anatomia bucal e observar como anda a sua higiene.

Se você é um passageiro de primeira viagem na cadeira do dentista, ele pode ser bastante detalhista. No primeiro atendimento ele pode realizar:

  • Limpeza completa: procedimento preventivo para impedir que bactérias e outros corpos estranhos se proliferem na cavidade bucal.
  • Exame dentário completo: o dentista avaliará a sua saúde, gengiva, presença de placa bacteriana, formação dos dentes, mucosa oral, manchas e como está a estética dental. Ele pode usar radiografias para ter uma imagem mais clara; e
  • Instruções sobre a saúde bucal: como escovar os dentes, qual a melhor cerda, como passar o fio dental, se você deve usar enxaguante bucal e quais alimentos são melhores para a saúde bucal.

No entanto, quando você já está a um certo tempo fazendo visitas odontológicas no mesmo consultório e com o mesmo dentista, os procedimentos comuns são:

  • Limpeza;
  • Verificação de doenças bucais.

O recomendado é que o acompanhamento odontológico seja realizado de 6 em 6 meses. Dessa maneira, você pode contar com uma excelente saúde bucal e de todo o organismo, garantindo uma boa qualidade de vida.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.