O que é Radiologia Odontológica? Entenda sua importância!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A técnica ajuda os dentistas com diagnósticos mais rápidos e confiáveis.

Os exames de raio X são frequentemente usados na medicina. Seja para checar a estrutura óssea ou a saúde de algum órgão, os médicos fazem este exame para dar um diagnóstico preciso. O que muitos não sabem é que esta técnica também é usada na odontologia e chamamos de radiologia odontológica.

Enquanto os raios X comuns são usados apenas para diagnóstico, a radiologia odontológica também consegue prevenir doenças.

A radiologia odontológica é um procedimento que abrange qualquer exame odontológico que utilize do raio X. O modo de se fazer o exame foi se aprimorando para dar precisão aos diagnósticos.

A radiografia panorâmica e a radiografia periapical são alguns dos exames que são feitos apenas em determinados casos.

O exame pode ser feito como rotina, para ter uma visão ampla de como está a saúde bucal do paciente. Ou, em alguns casos, é essencial para traçar os planos de tratamento.

Por exemplo, na cirurgia de implante dentário, a radiologia odontológica faz parte da documentação e determina como será o andamento do procedimento.

Também é um exame primário na ortodontia. Ele que mostra ao dentista a posição e estado dos dentes, para determinar o melhor tipo de aparelho.

Radiologia extraoral e intraoral

É possível dividir os tipos de exames pela forma que são feitos. As radiografias odontológicas tem duas maneiras básicas: quando o raio X é feito fora da boca, chamamos de extraoral, ou dentro da boca, chamada de intraoral.

O que determina a técnica, normalmente, é a especificidade do exame.

Se o dentista precisa de uma radiografia de um dente específico (ou mais), o melhor exame é o raio X periapical, que é feito de forma intraoral.

Já a ortopantomografia, ou radiografia panorâmica, é feita de forma extraoral e dá uma visão ampla e completa da boca do paciente.

Onde é feito e como se preparar para a radiologia dentária?

A radiografia dentária pode ser feito no próprio consultório do dentista ou em uma clínica especializada, dependendo do tipo de radiografia necessária.

As intraorais mais específicas são mais fáceis de serem feitas durante a consulta do que as extraorais, que exigem equipamentos maiores.

Como em todo exame de raio X, não é permitido entrar com objetos metálicos, como jóias, e outros como óculos. Fora os detalhes de vestimenta, não é necessário qualquer outro tipo de preparação.

Aviso importante: mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez devem avisar o dentista e o profissional que fará o exame. Se realmente necessário, o procedimento será feito de forma segura, com a grávida utilizando um avental de chumbo.

O profissional da radiologia odontológica

Para trabalhar na área de radiologia odontológica não é necessário ser dentista. É preciso apenas ter feito um curso técnico (nível médio) ou tecnólogo (nível superior) em radiologia.

Em ambos aprende-se a realizar a radiologia odontológica e fornecer diagnóstico por imagem. A diferença está na amplitude da área de atuação. Com o tecnólogo o profissional também pode gerenciar equipes, prestar apoio e assessoria a outros profissionais da saúde e realizar pesquisas.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.