Saúde oral é importante para os dentes e para o corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Para ter uma saúde oral perfeita, é preciso se atentar à higienização da boca e à alimentação

A saúde oral é fundamental e está relacionada ao bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Além de desempenhar tarefas como mastigação, fala e respiração, a boca ainda é a maior cavidade de todo o corpo a ter contato com o ambiente externo. Por isso, assimilamos tamanha importância à saúde oral.

A saúde oral é um conjunto de hábitos e de fatores responsáveis por manter a higiene dos dentes, da língua e de todas estruturas da boca, evitando o surgimento e a proliferação das mais variadas doenças.

Como posso manter a Saúde Oral em dia?

Para manter uma boa saúde bucal, é essencial realizar a escovação corretamente após cada refeição, antes de dormir e ao acordar. Ela deve ser feita com uma escova adequada ao tamanho da boca do paciente e que, de preferência, tenha cerdas bem macias.

O creme dental, por sua vez, deve conter flúor, o que ajuda a proteger os dentes.

É importante que os movimentos sejam leves, já que aplicar uma força excessiva danifica a estrutura dos tecidos moles e o esmalte dentário.

O fio dental não pode ser esquecido. Ele é capaz de remover todas as sujeiras que ficam nos espaços interdentais, não deixando que a placa bacteriana se acumule.

Por fim, faça bochecho utilizando um antisséptico bucal. A substância ajuda a eliminar os detritos não alcançados pela escova e pelo fio, sendo um adicional a todo o procedimento.

Fora isso, é crucial visitar periodicamente seu dentista de confiança. Ele irá efetuar um exame de checagem geral, permitindo que ele encontre disfunções, e executar a limpeza da cavidade bucal.

Alimentação e hidratação influencia na Saúde Oral

É isso mesmo, tirando a higiene oral, a alimentação é um fator que influencia diretamente na saúde oral. O ideal é evitar ao máximo alimentos que contenham muito açúcar. Principalmente antes de dormir, porque isso facilitaria a proliferação de bactérias enquanto dormimos.

Manter-se hidratado promove um melhor funcionamento da boca, pois estimula a produção de saliva, um agente natural que regula o pH e que limpa a cavidade. Por isso, essa prática propicia uma melhora na saúde geral do indivíduo.

Ressaltamos que alguns hábitos podem prejudicar a saúde dos dentes e do tecido gengival, que são:

  • Tabagismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ingestão de alguns remédios.

Má higiene bucal traz prejuízos

A má higiene leva à falta de saúde oral. E negligenciá-la causa consequências muito ruins. O surgimento da placa bacteriana é uma delas, pois é o principal responsável pelos distúrbios que ocorrem na cavidade.

Quando ela se acumula, há a possibilidade de endurecer, gerando o tártaro. Ele tem de ser removido no consultório odontológico porque é bastante danoso aos dentes. E quando entram em contato com a gengiva, facilmente ocasionam em gengivite, sem falar do mau hálito que o acompanha.

A acumulação e o desenvolvimento de bactérias é fomentado pela má higienização. Como o paciente não está limpando os dentes como deveria, os microrganismos não serão totalmente retirados.

Através de uma lesão, por exemplo, eles penetrarão na corrente sanguínea, podendo se deslocar para outras partes do corpo, resultando em infecções sistêmicas, como a endocardite bacteriana, que afeta o endocárdio do coração. Se não for tratado, pode destruir as válvulas, trazendo complicações severas.

Portanto, cuide muito bem da sua saúde oral. Além de evitar inúmeros problemas, você fica com um sorriso radiante!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.