Leucoplasia: sintomas, causas e tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Manchas brancas na boca são sinal de leucoplasia

O aparecimento de manchas brancas no interior da boca representa um grande incômodo para qualquer pessoa. Essas manchas recebem o nome de leucoplasia.

Apesar de não ser um tipo de câncer, a leucoplasia pode vir a se tornar um. Porém, isso é raro: na maioria dos casos, a leucoplasia é benigna. Os casos onde o problema se torna maligno são de pouca ocorrência.

Leucoplasia é uma placa branca que se instala na boca, podendo estar na língua, na gengiva ou na parte interna das bochechas. Ela é considerada uma lesão pré-maligna, que pode se transformar em um câncer.

O maior nível de incidência do problema está em pessoas com mais de 60 anos, sendo quase nulas as ocorrências em pessoas entre 0 e 5 anos de idade.

Causas da leucoplasia

A leucoplasia é frequentemente associada ao uso de cigarro, que provoca uma irritação crônica nos tecidos que revestem essa região.

A leucoplasia ocorre, na grande maioria das vezes, em pessoas que fumam.

Entre outras possíveis causas do problema estão: consumo de bebidas alcoólicas, dentes quebrados que provocam machucados na bochecha ou o uso de dentaduras de tamanho maior ou menor do que o ideal e com falhas na adaptação.

O problema também pode ser fruto de uma infecção na boca, por um vírus chamado Epstein-Barr. Nesses casos, ela recebe o nome de leucoplasia pilosa.

Sintomas da leucoplasia

A leucoplasia na boca não gera dores ou sensação de queimação. O maior sintoma é o aparecimento das manchas brancas ou acinzentadas, que podem ser finas ou rugosas.

O aparecimento de pontos vermelhos na área afetada pode ser um dos indicadores de que a lesão é maligna, aumentando os riscos de câncer.

Classificações

São duas as classificações possíveis para o problema, de acordo com as características das placas:

  • A homogênea é caracterizada por apresentar manchas brancas mais finas e lisas;
  • A não homogênea é caracterizada por apresentar uma lesão na boca mais rugosa ou verrucosa.

A leucoplasia verrucosa, ou seja, que apresenta o desenvolvimento de verrugas, é a mais propícia ao desenvolvimento de câncer.

Possíveis tratamentos

Quando o problema está em fase inicial, geralmente, a mancha desaparece espontaneamente, sem necessidade de maiores tratamentos.

O médico dentista deve ser consultado em casos de aparecimentos de manchas brancas na boca.

Caso o problema seja causado por dentes quebrados, o profissional pode corrigir a situação através de procedimentos de restauração ou substituição por próteses ou implantes.

Se o problema for motivado pelo excesso de álcool ou tabaco, deve-se eliminar esses hábitos para a plena recuperação.

Não é possível fazer raspagem das manchas brancas, porém existem tratamentos cirúrgicos para os casos mais graves.

O objetivo da remoção cirúrgica é prevenir o desenvolvimento de câncer. Porém, sua efetividade não é completa, uma vez que o tumor pode se desenvolver nas áreas ao redor da lesão.

O tratamento também pode ser realizado por meio de medicamentos, como os retinoides, betacaroteno e bleomicina, e terapia fotodinâmica.

Outras especialidades que podem estar envolvidas no tratamento da leucoplasia são a otorrinolaringologia e a dermatologia.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.