Evite as manchas nos dentes de maneira simples

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Manchas nos dentes podem ser causadas por falta de higiene ou consumo excessivo de certos alimentos

Quando nos deparamos com manchas nos dentes, logo pesamos a questão estética. Afinal, ninguém quer ter o sorriso prejudicado por conta disso, não é mesmo?

Mas é preciso ressaltar que as manchas nos dentes devem ser consideradas um sinal de alerta. Elas podem indicar que nossa saúde bucal está afetada de alguma maneira.

As manchas nos dentes são bastante comuns e acontecem por conta da erosão dentária, que pode ter diferentes causas e intensidades. Elas podem ser pequenas e de fácil ajuste, ou maiores e necessitarem de um diagnóstico.

Tipos de mancha no dente

Dentes Manchados

O surgimento de manchas nos dentes pode ser provocado por diversos fatores, e são de dois tipos: extrínsecas ou intrínsecas.

As manchas extrínsecas são as que ocorrem na parte de fora do dente. São, geralmente, causadas pelo consumo excessivo de chá, café, cigarro ou acúmulo de placa.

Já as manchas intrínsecas se desenvolvem na parte interna do dente e são consequência do uso de antibiótico tetraciclina, fluorose dental ou dentes que sofreram algum trauma.

Causas das manchas nos dentes

Conheça os tipos de mancha nos dentes

Conheça as principais causas dos dentes manchados:

  • Envelhecimento do esmalte: o esmalte dentário pode sofrer desgaste com o tempo e ficar mais fino. Isso faz com que a dentina, camada interna do dente e mais amarelada, fique a mostra.
  • Fluorose: é consequência do excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes. Essa condição gera mudanças na cor do esmalte, que pode ficar esbranquiçado ou exibir pequenas manchas.
  • Tetraciclina: uso de antibióticos durante a gravidez (principalmente a tetraciclina) em grande quantidade ou por um longo período, pode causar manchas nos primeiros dentes da criança.
  • Alimentos com corante: café, chá e refrigerantes à base de cola são os principais. Outras causas são os sucos de fruta (principalmente de uva), vinho tinto, molho de soja e curry.
  • Tabaco: libera nicotina e provoca amarelamento e manchas nos dentes.

Tratamento para as manchas

Tratamentos para manchas nos dentes

Além dos cuidados básicos com os dentes, como escovação e uso do fio dental, e a redução no consumo de certos alimentos, a mancha no dente pode ser tratada no consultório.

O cirurgião-dentista pode realizar uma profilaxia. Esse procedimento nada mais é do que uma limpeza profissional para a remoção do tártaro, placa bacteriana e algumas manchas. Pode ser feita no consultório a cada 4 meses.

Com esse acompanhamento periódico, o odontologista pode examinar todos os problemas bucais para evitá-los.

Outro tratamento para as manchas nos dentes é a microabrasão.

O dentista promove um desgaste superficial do esmalte usando uma pasta dental que contém ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em um gel a base de água.

O recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes também pode ser indicado em alguns casos. Esse procedimento pode ser realizado em uma única sessão pelo dentista.

As facetas de porcelana são laminas finas e delicadas, que deixam os dentes na cor e formato que o paciente deseja.

Apesar de todas essas maneiras de retirar as manchas nos dentes, o melhor mesmo é evitar. Mantenha sua higiene bucal em dia e evite a erosão dental.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!