Efeitos do vinho tinto para a saúde dos seus dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra se o vinho tinto tem impactos positivos ou negativos no seu dente

O vinho é uma das bebidas mais famosas e tradicionais. Suas variedades são inúmeras, como o vinho tinto, vinho branco ou o rosé. Além disso, existem produtores de vinho espalhados por todo o mundo!

Já foram criadas diversas teorias sobre os benefícios ou malefícios do vinho tinto para a saúde. Neste artigo, vamos destrinchar um pouco mais suas propriedades e entender se ele faz bem ou mal para a saúde dos dentes.

Vinho tinto é a bebida produzida a partir da fermentação do suco ou mosto extraído de uvas pretas e tintas. Ele pode variar de  sabor e tonalidade, sendo mais claro ou escuro, de acordo com o tipo de uva usado na sua produção.

Para começar a entender a relação entro o vinho e a saúde bucal, é preciso salientar que sem uma boa limpeza dental, os problemas bucais podem surgir independente da bebida consumida.

Os principais danos causados pelo vinho

Os vinhos são ácidos e atingem o esmalte do dente

O vinho é uma bebida alcoólica, e ao ingerirmos, diminuímos a nossa produção de saliva. Por ser uma substância ácida, é capaz de correr o esmalte dentário, abrindo caminhos para as cáries.

Esse processo, chamado de desmineralização, é muito rápido. Ele acontece nos primeiros dez minutos após a exposição do dente às substâncias ácidas.

O desgaste dos dentes é um dos principais riscos de quem consome vinho tinto em excesso. Mas é importante ressaltar que os perigos são maiores justamente para quem consome grandes quantidades da bebida.

O processo de desmineralização pode causar manchas brancas, sensibilidade nos dentes, dores e incômodos na cavidade bucal. Vale pontuar que essa acidez também está presente em vinhos brancos.

Outro malefício causado pelos vinhos tintos é deixar os dentes escuros e manchados. Isso acontece por conta do corante presente na bebida e do tanino, uma substância que enfraquece o esmalte e favorece as manchas.

O mais indicado para quem deseja ter um sorriso saudável é evitar o consumo de vinho e bebidas alcoólicas.

Mas, para os verdadeiros amantes do vinho, o ideal é enxaguar a boca logo após o consumo para retirar o excesso dos dentes. Porém isso não significa a solução, apenas que irá amenizar os impactos.

E os benefícios do vinho tinto?

Vinhos tintos podem manchar os dentes

De acordo com uma pesquisa realizada pela Aerican Chemical Society em parceria com a Universidade de Madri, o vinho tinto tem propriedades que beneficiam a saúde bucal.

Os resultados do estudo indicaram que componentes do vinho, chamados de polifenóis, ajudam a manter bactérias nocivas para a saúde oral longe da boca.

Testes indicaram que as bactérias perdem sua capacidade de grudar na superfície dos dentes. Os pesquisadores retiraram amostras do vinho e colocaram em contato com bactérias responsáveis pela gengivite e cárie.

Foi observado que os polifenóis, em contato com as bactérias, reagiam quimicamente produzindo moléculas de água oxigenada e prejudicando o DNA delas. Ou seja, modificavam a genética responsável pela aderência.

No entanto, os resultados não são conclusivos. Os próprios pesquisadores entendem que a mostra é limitada porque o estudo não foi testado efetivamente em uma boca, e sim em ambientes controlados.

Por isso, para os consumidores de vinho tinto, o melhor é manter o equilíbrio e a escovação regular dos dentes.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.