13 hábitos que prejudicam a saúde dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alguns hábitos, mesmo que involuntários, agridem a saúde dos dentes. É preciso se atentar a isso

Muitas vezes, quando estamos envolvidos com uma rotina pesada, acabamos cheios de atividades que prejudicam a saúde dos dentes. E esses hábitos podem ser parafuncionais ou conscientes.

No entanto, temos que ter noção do risco desses costumes. Por isso, é importante ir ao dentista periodicamente para saber como anda a saúde dos dentes. Neste artigo, vamos evidenciar quais práticas que mais os danificam.

A saúde dos dentes é mensurada de acordo com as patologias e disfunções que os acometem. Isso também está diretamente ligado com a higiene bucal que realizamos.

Confira agora os hábitos que impactam a saúde da boca:

Roer unhas

O ato de roer unhas pode causar retração gengival, que é a exposição da raiz do dente, provocando sensibilidade.

A unha é um lugar onde existem diversas bactérias, germes e vírus, que atingem nossa boca de maneira nociva.

Abrir garrafas, latas e cortar fios

Essas atitudes, dependendo da força que for aplicada, lascam e até quebram os dentes, além de machucar os lábios e trazer bactérias.

Mastigar canetas e lápis

Quebram os dentes e também levam bactérias à boca.

Morder lábios e bochechas

O lábio é uma pele muito sensível. Morder ela repetitivamente cria feridas e descama ela, sendo possível que infeccione.

Chupar dedo

Chupar dedo resulta em problemas de ortodontia porque afeta o desenvolvimento da face. Por isso, é importante corrigir esse hábito desde cedo e fazer um acompanhamento voltado à ortodontia preventiva.

Respirar pela boca

Alguns fatores genéticos e hereditários estão associados ao hábito de respirar pela boca. No entanto, algumas pessoas podem adquirir essa mania. E ela faz mal para os dentes e, consequentemente, para a estética do sorriso.

Ranger os dentes

Apertar os dentes provoca desgaste em sua superfície, e isso pode ser ligado a um distúrbio, recebendo o nome de bruxismo. Posteriormente, causa outro problema, a disfunção temporomandibular, que é a ligação da mandíbula, causando incômodo.

Escovar os dentes com força

Escovar os dentes com força agride a gengiva, gerando gengivite ou retração gengival. Junto a isso, há também o costume de usar escovas com cerdas duras, que pode machucá-la mais facilmente.

Dessa forma, fere a saúde dos dentes e da gengiva.

Consumir alimentos ácidos

Alimentos ácidos desgastam o esmalte do dente, que pode desenvolver a erosão ácida.

Isso se manifesta por meio de sensibilidade nos dentes, o que o deixa com cor mais amarelada, de formato arredondado e transparente.

Fumar

O tabagismo é um toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco. Ela é rica em nicotina, uma substância viciante que interfere no funcionamento do nosso organismo.

Para a saúde bucal, ela causa câncer, doenças periodontais, mau hálito e escurecimento dos dentes e das mucosas.

Consumir álcool

O álcool ataca a dentina, deixando os dentes mais suscetíveis a doenças, como a cárie.

Palito de dente

O palito de dente retira a camada protetora do dente e lesiona a gengiva.

Mastigar  só de um lado

Essa ação faz com que haja um desgaste na mandíbula.

Portanto, é necessário nos atentar aos nossos hábitos para que eles não passem a prejudicar a saúde dos dentes. Caso sinta algo de diferente, visite seu dentista, ele irá ajudá-lo.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.