10 hábitos parafuncionais e suas principais consequências

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Atitudes simples do dia a dia podem comprometer toda sua saúde bucal

Alguns movimentos simples do nosso dia a dia podem ser o estopim para doenças sérias. Os hábitos parafuncionais são um exemplo claro disso.

Nesse texto, nós vamos conversar mais sobre os hábitos parafuncionais. O que são, seus impactos no corpo e como evitá-los!

Os hábitos parafuncionais estão diretamente ligados a mandíbula e a articulação temporomandibular. Eles são ações cotidianas (como mastigar de um lado só) ou distúrbios (como o bruxismo) que causam consequências negativas e a algumas doenças graves.

Quais são os hábitos parafuncionais?

Os hábitos parafuncionais podem ser simples ou específicos. A maioria deles são manias que nós sequer percebemos ter. Algo simples, como apoiar o queixo na mão enquanto usa o computador, pode ser a causa de dores.

Reunimos os hábitos mais comuns nessa lista. Confira:

  1. Apertar os lábios;
  2. Colocar objetos entre os dentes ou mordê-los;
  3. Apoiar a mandíbula nas mãos;
  4. Chupar ou morder os dedos;
  5. Roer as unhas e cutículas;
  6. Mastigar com apenas um lado;
  7. Apoiar a bochecha na mão para dormir;
  8. Usar travesseiros inadequados;
  9. Apoiar o celular no ombro e pressioná-lo contra a orelha;
  10. Bruxismo.

O que eles causam no corpo?

Todos esses hábitos colocam a boca e os ossos da face em posições anormais ou os sobrecarregam. Algo tão pequeno como morder a caneta todos os dias já esforça seus ossos, dentes e articulações mais do que o necessário.

Esses movimentos e esforços podem levar a diversos problemas. O desgaste nos dentes e as dores de cabeça são as consequências (e sintomas) mais comuns. Em casos mais intensos de bruxismo, os dentes podem até mesmo trincar e apresentar casos sérios de sensibilidade dental.

Problemas para dormir e dores no pescoço também podem aparecer, principalmente com o bruxismo noturno e os hábitos relacionados ao sono. Eles também podem aumentar o estresse e a sensação de cansaço ao acordar.

No entanto, o que mais preocupa é a DTM. A Disfunção Temporomandibular é um problema que afeta a ATM, a articulação temporomandibular, responsável pela abertura e fechamento da boca.

A DTM, na maioria das vezes, é tratada com cirurgia. Ou seja, se o problema chegar nesse nível, as formas de tratamento se tornam mais restritas e invasivas.

Há cura ou tratamentos?

A melhor forma de tratamento é eliminando a causa. Ou seja, o paciente precisa se reeducar para não ter tais hábitos em sua rotina. É uma mudança que acontece aos poucos, mas é essencial para eficácia de qualquer tratamento.

Infelizmente, nem todos esses hábitos pode ser evitados com facilidade. O bruxismo, por exemplo, não tem cura, mas possui tratamentos efetivos para melhora da qualidade de vida.

Os tratamentos para DTM também são efetivos. Lembre-se que cada caso é único e receberá um olhar direcionado para atender todas as necessidades do paciente.

Você possui alguns desses hábitos parafuncionais? Sentiu alguma dor ou desconforto recentemente? Então é hora de procurar o seu dentista e fazer todos os exames necessários. Não deixe de cuidar da sua saúde bucal!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.