10 hábitos parafuncionais e suas principais consequências

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Atitudes simples do dia a dia podem comprometer toda sua saúde bucal

Alguns movimentos simples do nosso dia a dia podem ser o estopim para doenças sérias. Os hábitos parafuncionais são um exemplo claro disso.

Nesse texto, nós vamos conversar mais sobre os hábitos parafuncionais. O que são, seus impactos no corpo e como evitá-los!

Os hábitos parafuncionais estão diretamente ligados a mandíbula e a articulação temporomandibular. Eles são ações cotidianas (como mastigar de um lado só) ou distúrbios (como o bruxismo) que causam consequências negativas e a algumas doenças graves.

Quais são os hábitos parafuncionais?

Os hábitos parafuncionais podem ser simples ou específicos. A maioria deles são manias que nós sequer percebemos ter. Algo simples, como apoiar o queixo na mão enquanto usa o computador, pode ser a causa de dores.

Reunimos os hábitos mais comuns nessa lista. Confira:

  1. Apertar os lábios;
  2. Colocar objetos entre os dentes ou mordê-los;
  3. Apoiar a mandíbula nas mãos;
  4. Chupar ou morder os dedos;
  5. Roer as unhas e cutículas;
  6. Mastigar com apenas um lado;
  7. Apoiar a bochecha na mão para dormir;
  8. Usar travesseiros inadequados;
  9. Apoiar o celular no ombro e pressioná-lo contra a orelha;
  10. Bruxismo.

O que eles causam no corpo?

Todos esses hábitos colocam a boca e os ossos da face em posições anormais ou os sobrecarregam. Algo tão pequeno como morder a caneta todos os dias já esforça seus ossos, dentes e articulações mais do que o necessário.

Esses movimentos e esforços podem levar a diversos problemas. O desgaste nos dentes e as dores de cabeça são as consequências (e sintomas) mais comuns. Em casos mais intensos de bruxismo, os dentes podem até mesmo trincar e apresentar casos sérios de sensibilidade dental.

Problemas para dormir e dores no pescoço também podem aparecer, principalmente com o bruxismo noturno e os hábitos relacionados ao sono. Eles também podem aumentar o estresse e a sensação de cansaço ao acordar.

No entanto, o que mais preocupa é a DTM. A Disfunção Temporomandibular é um problema que afeta a ATM, a articulação temporomandibular, responsável pela abertura e fechamento da boca.

A DTM, na maioria das vezes, é tratada com cirurgia. Ou seja, se o problema chegar nesse nível, as formas de tratamento se tornam mais restritas e invasivas.

Há cura ou tratamentos?

A melhor forma de tratamento é eliminando a causa. Ou seja, o paciente precisa se reeducar para não ter tais hábitos em sua rotina. É uma mudança que acontece aos poucos, mas é essencial para eficácia de qualquer tratamento.

Infelizmente, nem todos esses hábitos pode ser evitados com facilidade. O bruxismo, por exemplo, não tem cura, mas possui tratamentos efetivos para melhora da qualidade de vida.

Os tratamentos para DTM também são efetivos. Lembre-se que cada caso é único e receberá um olhar direcionado para atender todas as necessidades do paciente.

Você possui alguns desses hábitos parafuncionais? Sentiu alguma dor ou desconforto recentemente? Então é hora de procurar o seu dentista e fazer todos os exames necessários. Não deixe de cuidar da sua saúde bucal!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.