Como passar fio dental nos dentes em 5 passos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a importância de usar o fio dental diariamente com ou sem aparelho ortodôntico

Durante a infância, adquirimos hábitos e conhecimentos que levamos por toda nossa existência.  Logo assimilamos a importância da escova de dentes na batalha contra o tártaro e a cárie. Mas, a escova não consegue faz todo o trabalho sozinha, e para manter a saúde bucal é necessário aprender a como passar o fio dental.

Muitas pessoas ainda resistem, tem preguiça ou realmente não sabem como passar o fio dental corretamente. Entenda, com o uso dele você só tem a ganhar!

Aprender como passar o fio dental  nos dentes possibilita com que você limpe áreas da boca que estão fora do alcance de sua escova de dentes. Ele deve ser usado antes da escovação. O fio ajuda a minimizar os resíduos presentes entre os dentes, e o que não sai com ele acaba indo para regiões da mais fácil acesso a escova de dentes.

Segundo profissionais da área, o uso diário do fio dental é importantíssimo, e tem relevância similar a da escovação para uma boa saúde bucal. A diferença está na área de alcance dos dois.

Como passar o fio dental corretamente

O uso correto do fio dental previne o acúmulo de alimentos e da placa entre os dentes. Consequentemente deixa você bem longe de diversos problemas bucais. Vamos aprender como passar o fio dental nos dentes.

  1. Para começar, é necessário enrolar um pedaço de 40 centímetros nos dedos médios. Deixe um espaço aproximado de 10 centímetros entre eles.
  2. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, realize um movimento suave. Deslize para cima e para baixo na região entre os dentes.
  3. Você deve passar o fio dental na base de cada dente da boca. O segredo é ultrapassar a linha que separa o dente da gengiva, realizando uma limpeza subgengival, o que promove a diminuição do mau hálito. É necessário ser cuidadoso. O tecido gengival é bastante frágil e pode ser danificado caso você force o fio contra a gengiva.
  4. O recomendado é passar pedaços novos, que ainda não foram utilizados, para cada dente a ser limpo.
  5. Utilize movimentos de trás para frente para remover o fio dental do meio dos dentes.

Simples não é mesmo? E quando a pessoa utiliza aparelho ortodôntico, como usar o fio dental?

Como passar fio dental nos dentes com aparelho?

O fio ortodôntico presente no aparelho dental pode ser um obstáculo, mas não pense que ele irá impedir com que você utilize o fio dental.

Existem ferramentas que auxiliam no processo. O passa fio, uma agulha de plástico, a qual conduz o fio dental por baixo do fio do aparelho ortodôntico, faz com que o paciente consiga passar o fio dental por toda lateral do dente até a começo da gengiva. Dessa forma, é possível manter a higiene na área.

Outra alternativa seria o irrigador dental. Trata-se de um aparelho portátil que gera um jato de água nos dentes.

O irrigador dental ajuda a remover as partículas de comida de maior tamanho de entres seus dentes e estimula as gengivas. No entanto, ele remove apenas as partículas maiores, não sendo tão eficiente na limpeza interdental. Logo, a melhor opção continua sendo o uso do fio dental.

Entender como passar o fio dental e criar o hábito de utilizá-lo após as refeições é um feito notável, de extrema importância para a saúde bucal e uma melhor qualidade de vida para qualquer um.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.