Eritroplasia indica alteração na saúde da mucosa oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as melhores formas de tratamento para a eritroplasia

A nossa boca é essencial para a nossa mastigação, fonética e até respiração. Por isso, é importante ficar atento para qualquer alteração em suas estruturas. Umas das mudança que podem ocorrer é a eritroplasia.

O nome pode soar um pouco estranho, mas fique tranquilo! Neste artigo, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a eritroplasia. No entanto, primeiro vamos entender o que ela é.

A eritroplasia é uma lesão na mucosa oral. A lesão manifesta placas avermelhadas e redondas. Em alguns casos, ela é a primeira indicação de um câncer e uma displasia.

Outras lesões orais

Antes de descobrir mais sobre as eritroplasias, vamos entender a diferenças delas para a leucoplasia e a eritroleucoplasia:

  • Leucoplasia: lesões e placas brancas ou cinzas; e
  • Eritroleucoplasia: lesões e placas brancas e vermelhas.

Sintomas da eritroplasia

Alguns dos sintomas mais frequentes são:

  • Placa vermelha e redonda; e
  • Sangramento nas placas

O que causa a eritroplasia?

Não há nenhuma causa definida para a manifestação da eritroplasia oral. No entanto, os profissionais acreditam que a lesão vermelha está associada ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool.

Além disso, não consumir muitos vegetais e ter uma saúde bucal inadequada são outras possíveis causas.

Melhores tratamentos para a eritroplasia oral

Normalmente, o tratamento está ligado à causa. Ou seja, a lesão desaparece quando a causa é tratada. Por isso, o profissional irá recomendar ao paciente parar de fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Além disso, o profissional recomendará uma dieta com muitos vegetais. E, o paciente deverá ter uma atenção cuidadosa com a sua higiene oral.

Como me prevenir?

Para evitar a ocorrência da placa eritematosa, siga as nossas recomendações. Assim, com cuidados diários, você evita problemas futuros.

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, atenção: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Assim, você não machuca a sua mucosa.

Além disso, lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Na hora da escovação lingual, é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias. Inclusive, pergunte se você precisa usar um creme dental clareador.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Como vimos, a falta de vegetais é uma das causas para a placa vermelha. Por isso, inclua sempre na sua dieta os vegetais.

Ainda, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder. Dica: carregue uma garrafa na sua bolsa.

Evite ao máximo fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso.

Faça visitas regulares ao seu dentista de confiança. Assim, você consegue estar em dia com a sua saúde e consegue evitar a manifestação da eritroplasia.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.