Cuidado! Bebidas alcoólicas prejudicam a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como as bebidas alcoólicas influenciam na manutenção da saúde bucal

Todos os nossos hábitos interferem na nossa saúde bucal. O consumo de açúcar e carboidratos são alguns dos exemplos. Mas, não são só eles que causam alterações orais, as bebidas alcoólicas também são outra fonte oculta de malefícios.

Estamos a toda hora consumindo bebidas alcoólicas. Seja nos aniversários, happy hours ou em outras comemorações. No entanto, é preciso ficar atento ao consumo excessivo, uma vez que pode trazer consequências para o organismo.

As bebidas alcoólicas são líquidos com muito ácido. Esse ácido é muito agressivo para os nossos dentes, já que ele tem o poder de descamar o esmalte dentário na nossa boca.

Por isso, o álcool pode se tornar um inimigo quando não cuidamos da nossa higiene oral.

Quais problemas são causados pelo álcool

Os riscos do álcool para a saúde bucal são:

  • Desgaste do esmalte dentário: erosão do esmalte dental.
    A) Sintomas: dentes amarelados, com rachaduras, finos e até transparentes. A sensibilidade dentária também é uma consequência do desgaste.
    B)Tratamentos: Cuidar da higienização diária. Em casos mais extremos, você pode fazer alguma intervenção estética.
  • Hipossalivação: O nível de saliva produzido é reduzido, o que causa boca seca e o aparecimento de mais bactérias.
    A)Sintomas: boca seca, rachaduras e infecções mais frequentes
    B)Tratamentos: cuidar da higienização e até utilizar salivas artificiais.
  • Placa Bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias.
    A) Sintomas: sensação de dente sujo e mudança na cor dos dentes.
    B) Tratamento: cuidar da saúde bucal, ou seja, seguir as recomendações do dentista de confiança para a higiene oral.
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca.
    A) Sintomas: odor ruim.
    B) Tratamento: evitar jejum, beber água, cuidar da higiene bucal e evitar alguns alimentos.
  • Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
    A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamento: o procedimento ideal é remover a bactéria bucal por meio da obturação.
  • Doenças periodontais: têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações na gengiva e nos ossos periodontais.
    A) Sintomas: gengiva inchada e sangrando, sensibilidade na gengiva e nos dentes e gengiva retraída.
    B) Tratamento: limpeza, aplicação de derivados de matriz do esmalte dental, regeneração tecidual e raspagem e alisamento radicular.
  • Câncer na boca: doença que destrói as células saudáveis do organismo.
    A-) Sintomas: manchas brancas, feridas não-cicatrizadas e nódulos na boca
    B-) Tratamento: cirurgia e radioterapia.

Cuidados bucais

Qual a relação entre bebidas alcoólicas e saúde bucal? Higienização! Por isso, separamos algumas dicas para você evitar os problemas causadas pelo álcool.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. E, não se esqueça: escovação toda vez depois de ingerir uma bebida alcoólica. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Fique atento! Maneire no consumo de bebidas alcoólicas e mantenha a higienização diária. Só assim você garante a saúde bucal e o sorriso perfeito.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.