Devo escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Escovar os dentes no período da manhã evita a proliferação de bactérias

Manter a higiene bucal é essencial para quem quer ter um sorriso saudável. Por isso, logo após acordar, as pessoas vão escovar os dentes antes ou depois do café.

Contudo, raramente somos orientados se devemos escovar os dentes antes ou depois do café.

Assim, muitas pessoas se perguntam se devem escovar os dentes antes ou depois do café.

Escovar os dentes depois do café é o correto

Algumas pessoas, em dúvida se devem escovar os dentes antes ou depois do café da manhã, acabam optando por escovar antes como uma forma de prevenção.

Isso porque essas pessoas desejam se livrar do mau hálito característico do período após acordar.

Além disso, muitos acreditam que, ao engolir os alimentos do café da manhã, podem acabar engolindo bactérias que se acumulam na saliva durante a noite.

Contudo, a preocupação imediata de escovar os dentes quando acordar é desmotivada, uma vez que o corpo está acostumado à essas bactérias.

Portanto, a maneira certa de lidar com a questão é escovando os dentes após o café da manhã.

Assim, além das bactérias, o restos de alimentos presos nos dentes durante o processo de mastigação também são retirados, preservando a saúde bucal.

Escovar os dentes antes do café é necessário?

Existe um caso no qual se é recomendado escovar os dentes bem antes de se alimentar. Isso é quando, durante a refeição, haverá a ingestão de substâncias ácidas.

Essa acidez reage direto com o esmalte dentário, enfraquecendo essa estrutura.

Desse modo, não é recomendado escovar os dentes após essa ingestão, uma vez que os materiais abrasivos presentes no cremes dentais podem desgastar e danificar o esmalte.

Escovar os dentes antes e depois do café

Realizar duas escovações seguidas, uma antes e uma após o café da manhã, não é um hábito saudável. Isso porque a escovação excessiva pode acarretar problemas bucais como a desmineralização do dente.

Essa desmineralização consiste na perda de cálcio e outros minerais da estrutura dental.

O cálcio é essencial para manter o esmalte dentário. Sem ele, o dente se torna mais propicio ao desenvolvimento de infecções dentárias.

Uma boa dica é utilizar água para realizar um enxague logo após acordar.

Como realizar a escovação ideal?

A higiene oral é fundamental para impedir a proliferação de bactérias na cavidade oral

Entre algumas boas dicas para escovar os dentes de forma perfeita e garantir a saúde bucal, estão:

  • Escove os dentes ao menos três vezes por dias, incluindo os momentos depois das refeições e antes de ir dormir;
  • Prefira escovas de cerdas macias. Escovas de cerdas muito duras agridem os dentes e podem gerar problemas futuros.
  • Realize a escovação com movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.
  • Não deixe a língua de lado, uma vez que ela também precisa ser escovada. Isso porque essa estrutura também carrega bactérias bucais que podem fazer mal a saúde.
  • Faça uso regular do fio dental. Essa ferramenta é uma ótima auxiliar na retirada de bactérias e restos de alimentos que não saíram durante a escovação.
  • Complemente a escovação com o uso de enxaguante bucal adequado, de preferência, aquele que foi indicado pelo seu médico dentista.
  • Uma alimentação adequada também faz parte da manutenção da saúde bucal. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder;
  • Faça consultas periódicas ao seu dentista de confiança. Assim, o profissional poderá avaliar sua saúde bucal e indicar tratamentos, caso sejam necessários.

Seguindo essas dicas e a solução para a dúvida de escovar os dentes antes ou depois do café, você conquistará um sorriso saudável.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.