Conheça 9 problemas causados pela falta de higiene bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A falta de higiene bucal desenvolve problemas mais graves do que imaginamos. É importantíssimo manter a limpeza da boca em dia

A falta de higiene bucal afeta nossa saúde como um todo, e não só a da cavidade bucal.

Engana-se quem acredita a falta de higiene bucal causará apenas cárie. A verdade é que essa condição pode se tornar um problema sistêmico, passando a atingir outras partes do corpo.

Falta de higiene bucal acontece quando deixamos de lado a escovação e o uso do fio dental – hábitos que devem ser diários, feitos após as refeições, antes de dormir e ao acordar.

Agora, vamos listar quais são as doenças causadas pela falta de higiene bucal.

Cárie

Má higiene bucal causa cárie

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes. Ela é uma lesão estrutural e uma infecção ocasionada por bactérias, que perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura.

Dependendo da gravidade, causam dor e desconforto aos pacientes.

Além da má higiene bucal, esse problema é potencializado pela dieta da pessoa. Alimentos com alto teor de açúcar e de gordura ajudam a danificar o esmalte do dente, deixando-o mais suscetível ao desenvolvimento da cárie.

Mau hálito

O mau hálito é o cheiro desagradável que a pessoa exala pela boca

O mau hálito é o cheiro desagradável que a pessoa exala pela boca. A halitose não é uma doença ou uma anomalia, mas um indício de que algo não está correto no organismo.

A falta de limpeza da boca ajuda na proliferação de bactérias, que, com o tempo, começam a emitir o odor tão característico.

Por isso, é importante não deixar nenhum resquício de sujeira para trás e se lembrar de escovar a língua.

Afta

A afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca

A afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. É identificada por sua forma arredondada, centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor. Ela costuma provocar desconforto nos pacientes.

A ausência da limpeza correta estimula seu aparecimento e dificulta sua cura.

Gengivite

A gengivite é resultado do acúmulo de placa bacteriana

A gengivite é resultado do acúmulo de placa bacteriana. Se ela não for removida, transforma-se em tártaro. E as bactérias contidas tanto na placa quanto no tártaro irritam as gengivas, deixando elas inchadas e sensíveis.

Se a inflamação não for tratada, gera dor, sangramento do tecido gengival e pode evoluir para a periodontite.

Periodontite

A periodontite é uma doença bucal que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente

A periodontite é uma doença bucal que compromete todos os tecidos de suporte ao redor do dente, principalmente os ossos e ligamentos periodontais. Pode motivar a perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida.

Endocardite bacteriana

Má higiene dos dentes pode ocasionar em doenças sistêmicas, como a endocardite bacteriana

Como dissemos, problemas bucais incentivados pela má higiene dos dentes podem originar doenças sistêmicas, como é o caso da endocardite bacteriana.

A endocardite é uma infecção do endocárdio, que é o revestimento interno do coração. Ela acontece quando bactérias de outra parte do corpo se espalham através da corrente sanguínea, contaminando a outra região.

E, normalmente, essa patologia acontece em virtude dos microrganismos presentes na boca.

Parto prematuro

Uma doença periodontal pode resultar em parto prematuro

Mulheres grávidas precisam realizar o pré-natal odontológico.

Uma simples doença periodontal podem fomentar o parto prematuro. Isso acontece porque a inflamação na gengiva libera citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto.

Impotência sexual

A impotência sexual pode ser resultado da obstrução das veias que irrigam o pênis pelas bactérias bucais

A locomoção de bactérias das gengivas também pode afetar as veias que irrigam o pênis, dificultando a ereção.

Candidíase oral

A falta de higiene oral é um dos fatores de risco para o surgimento da candidíase oral

A candidíase oral, que é conhecida popularmente como sapinho, é uma infecção causada pelo acúmulo do fundo Candida albicans.

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a falta de higiene oral.

Portanto, a falta de higiene bucal faz com que surja diversos problemas. Então, é importantíssimo efetuar uma limpeza da boca impecável e consultar o dentista periodicamente, diminuindo os riscos de aparecimento desses distúrbios.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.